Você está em:

Fé: Mais de 250 jovens pedalam até o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Movidos pela força da fé e pelo desejo de refletir e agradecer pelas graças alcançadas durante o ano, um grupo formado por mais de 250 jovens ciclistas, com a participação também  de crianças e idosos, pedalaram nesse domingo, do Largo do Marquês, no Centro de Sabará, até o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade. Devido à grande dificuldade que envolve a subida, os ciclistas definem o pedal como um caminho de reflexão e orações – que vão se fortalecendo a cada desafio vencido, até o topo da Serra, a uma altitude de quase 2 mil metros.

Um dos responsáveis pelo grupo, Denys Sete, explica que quando tudo começou, há aproximadamente 10 anos, a peregrinação não costumava atrair mais que 20 jovens experientes no ciclismo, que como ele tinham a bike como companhia desde a infância. Agora, o grupo não para de crescer. “Percebi que o que fazia as pessoas desistirem da peregrinação era a dificuldade do caminho, será que vou conseguir? Não vou ficar para trás? Terei que empurrar a bike? Era o receio de muitos”, lembra Denys. Por isso, o pedal foi reorganizado, para que a subida não intimidasse, mas se tornasse uma experiência de fé, coragem e superação. Agora, quem tem mais prática, velocidade e resistência, fica por último. Exatamente, para ajudar aqueles que precisam de uma forcinha extra e da solidariedade do grupo. “No fim, todos chegam ao lugar Sagrado e juntos agradecemos a Deus pelas bênçãos e proteção recebidas durante o ano”, reforça Denys.

Crianças também participam

O pedal dos jovens cresceu tanto, que algumas famílias levam os filhos pequenos, em carrinhos ou cadeirinhas adaptadas. Esse ano, a peregrinação teve também o sabor do reencontro, já que em 2020, devido à pandemia, não pôde acontecer.

O percurso recebeu o nome de “Pedal do Milagre”, inspirado na história de superação de um dos participantes, conhecido como Toti. “Ele tem algumas restrições de saúde, mas ainda assim está sempre com o grupo, por isso se tornou um objetivo para nós fazer com que ele chegasse ao Santuário”, lembra Denys. “Quando o Toti conseguiu chegar, muito cansado, com grande felicidade, ele deitou no chão, abençoado pela Padroeira de Minas Gerais e exclamou: ‘Foi um milagre’ “, recorda Denys.

Encontro com o Sagrado

Lugar Sagrado, de natureza exuberante, o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade recebe fiéis e visitantes do Brasil e do mundo em experiências de fé, espiritualidade e contemplação. Conheça mais sobre o Santuário da Padroeira de Minas Gerais, clicando aqui.

 

 

 

 

Jovens pedalam até o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade