Exposição “Sanctus” reúne acervo artístico e religioso do Santuário da Santíssima Eucaristia – Paróquia N.S. da Boa Viagem

O Salão Rosa do Palácio da Liberdade (Praça da Liberdade) recebe a exposição “Sanctus”, mostra que integra o Projeto Minas Santa, e reúne acervo artístico e religioso do equipamento cultural e do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

Durante a abertura da exposição, na tarde desta quinta-feira, dia 30, o reitor do Santuário, padre Marcelo Souza e Silva, recordou que a Igreja tem uma contribuição e uma responsabilidade pela conservação patrimonial e promoção da arte sacra. Ao apresentarmos as relíquias do Santuário contamos esta santa história, onde a fé, a cultura e a arte dão-se as mãos para exposição”.

Acompanhe alguma fotos da abertura da Exposição “Sanctus”:

Acervo Boa Viagem

Do acervo cedido pelo Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia estão cálices, patenas (pequenos pratos utilizados nos atos litúrgicos durante a comunhão), coroas e castiçais, além de documentação histórica – três telas com informações sobre a história de sua construção, de seu acervo e de artistas mineiros que serão inventariados para integrar futuramente o acervo da Pinacoteca e do Centro de Patrimônio Cemig.

A exposição faz parte do Projeto Minas Santa e do Plano Estadual de Bens Culturais da Fé e sua Promoção Turística, ações que acontecerão em diversos espaços da capital mineira e de cidades do interior durante a Semana Santa.

A exposição “Sanctus” também poderá ser visualizada de forma virtual no Instagram @palaciodaliberdademg.

O templo edificado no marco zero de Belo Horizonte, hoje Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem celebra um século de sua inauguração em 2023.

A atual igreja, que celebra 100 anos de história, é a terceira edificação dedicada à Padroeira de Belo Horizonte, Nossa Senhora da Boa Viagem. O antigo povoado Arraial Curral Del Rey foi construído ao redor de uma pequena capela, construída para receber a imagem da Padroeira, vinda de Portugal. Depois, a capela, pequena para reunir os devotos, foi demolida para a construção de uma igreja maior. Mas, para a construção de Belo Horizonte, a primeira cidade planejada do País, todo o Arraial foi demolido, incluindo a sua igreja matriz. Com a nova capital, foi edificada a atual igreja, inaugurada em 8 de dezembro de 1923.

Serviço:

Exposição “Sanctus” – De 30 de março a 30 de abril

Abertura: 30/03, quinta-feira, às 17h.

De quarta a sexta-feira, das 12h às 17h;

Sábado e domingo, de 10 às 17h.

Local: Palácio da Liberdade – Praça da Liberdade, s/nº, Funcionários, Belo Horizonte.