[Galeria de fotos] Exposição “Presépios de todo o mundo” na Catedral Cristo Rei

Para vivenciar a beleza deste tempo do Advento, em que nos preparamos para o Natal do Senhor, a Catedral Cristo Rei – nossa Igreja-Mãe – apresenta a exposição Presépios de todo o mundo trazendo 100 representações da cena do nascimento de Cristo de diversas regiões do Brasil e do mundo. Nesse domingo,  3 de dezembro, após a Celebração Eucarística os presépios foram abençoados por nosso arcebispo, dom Walmor: “O presépio é uma arte, uma arte que se torna uma escola do Evangelho de Jesus”, sublinhou o Arcebispo. Dom Walmor nos recordou ainda que após 800 anos, desde que o primeiro presépio foi feito por São Francisco de Assis, temos muito para aprender com essa bonita tradição: “Quando nós olhamos a arte do presépio em muitos lugares do mundo inteiro, a nossa coleção tem mais de 600 presépios, mostra-nos que Jesus Cristo é senhor da vida para toda a humanidade nas diferentes culturas, cada cultura expressa a sua experiência de fé, o seu encontro pessoal com Ele, a seu modo, gerando uma riqueza muito bonita que nos ensina muito e nos abre o coração para o amor de Deus.”

Venha! Visite a exposição, aberta aos sábados e domingos, convide sua família para fazerem juntos o presépio. Participe conosco deste momento tão especial.

O Cristo de todo o mundo

Com a curadoria do Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, a exposição irá conduzir os fiéis por diversas cenas do nascimento de Jesus. São ao todo 100 presépios, com representações que guardam as características dos diversos países onde foram construídos: países asiáticos, como a China, europeus como Espanha, Itália, França, países da América do Sul, como Peru, Chile, Bolívia, além das representações de diversas regiões brasileiras. Confeccionados por artesãos, as montagens utilizam os mais diversos materiais: barro, argila, madeira, tecido, resina, arames, biscuits, entre outros. “Temos presépios que cabem na palma da mão, até peças que ocupam uma sala inteira”, explica Rayane Rosário, museóloga no memorial arquidiocesano.

A exposição pode ser visitada aos sábados e domingos, permanecendo aberta aos fiéis, peregrinos e visitantes até o dia 28 de janeiro de 2024.

Natividade de Jesus

As cenas em exposição na Catedral Cristo Rei compõem a coleção do padre jesuíta José Fernandes (Companhia de Jesus). Ele ganhou o seu primeiro presépio, ainda jovem, de sua bisavó, um presente que  trouxe grande inspiração e o levou a seguir a tradição familiar, de muitas gerações: sua mãe também colecionava peças que representavam a natividade de Cristo. O acervo do padre José Fernandes é composto por 600 presépios que foram doados ao Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte/ Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Belo Horizonte para que a rica coleção pudesse ser compartilhada, por meio de exposições, com as comunidades de fé.

“Presépios de todo o mundo”

Inauguração: 02/12/2023, às 17h.

Exibição: 03/12/2023 a 28/01/2024

Local: Catedral Cristo Rei

Visitação: Aos finais de semana (sábados e domingos), sem necessidade de agendamento.

A Catedral Cristo Rei – nossa Igreja-Mãe fica na Rua Campo Verde, 165 – no Bairro Juliana.

Exposição é destaque na imprensa

A exposição Presépios de todo o mundo apresentada na Catedral Cristo Rei – nossa Igreja-Mãe foi noticiada em bonitas reportagens da imprensa. Acompanhe!

TV Globo

TV Alterosa