Você está em:

Escolas Católicas favorecem acesso à educação

Empenhadas em possibilitar educação de qualidade, as instituições de ensino mantidas pela Sociedade Mineira de Cultura (SMC) oferecem diversos tipos de bolsas de estudo.

Nos ensinos fundamental e médio, as oito unidades do Colégio Santa Maria beneficiaram, em 2012, 1.030 alunos carentes com bolsas de estudos. Eles se somam a outros 3.500 que receberam bolsas distribuídas em função de convenções coletivas de trabalho, entre outros.

” Na PUC Minas, 20.154 estudantes foram beneficiados com bolsas de estudo em 2012.  Desse total, 11.251 receberam por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni)”

 

Na PUC Minas, 20.154 estudantes foram beneficiados com bolsas de estudo, em 2012. Desse total, 11.251 receberam por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni). Também na pós-graduação, em que as pesquisas produzem conhecimentos relevantes para a sociedade, a Universidade ofereceu bolsas – foram 716 no ano passado.

Alunos também foram beneficiados no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), que em 2011 passou a ser administrado pela SMC.  Na graduação, 118 estudantes receberam bolsas de estudo. Instituído há mais de 40 anos, o CES/JF possui cursos de bacharelado e tecnologia.

Capacitação para o mercado de trabalho
Os cursos do Programa de Capacitação de Pessoas com Deficiência para o Mercado de Trabalho, ministrados pelo Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão (NDHI) da Pró-reitoria de Extensão (Proex) da PUC Minas, também demonstram a preocupação da universidade em promover a inclusão no mercado de trabalho.

O Programa existe desde 2003. Podem se inscrever jovens com mais de 16 anos e adultos com deficiências física, visual, intelectual e múltipla ou reabilitados pelo INSS, interessados em aprender um ofício ou se aperfeiçoar no emprego. A prioridade é para pessoas de baixa renda.

“São oferecidos 11 cursos ministrados gratuitamente, entre os quais, informática artesanato e  pedreiro”

Atualmente, são oferecidos 11 cursos ministrados gratuitamente na PUC Minas, unidades Coração Eucarístico, Barreiro, São Gabriel, Praça da Liberdade, Contagem e Betim. Entre os cursos estão informática básica, artesanato com material reciclável e produtos naturais, pedreiro e manutenção de microcomputadores. Os cursos recebem, por ano, aproximadamente 350 alunos.

O programa capacita pessoas para atender à Lei Federal nº 8.213/91, que determina que empresas com cem ou mais funcionários destinem de 2% a 5% de suas vagas para pessoas com deficiência e reabilitadas pelo INSS. Mas ele vai muito além disso: à medida que questões sobre cidadania, direitos e deveres, autoestima e capacidade de responder bem à vida em sociedade são debatidas, valores como autonomia e independência são estimulados e abraçados por muitos participantes.

Novas conquistas
Num mercado de trabalho altamente competitivo, a qualificação profissional tem sido um grande diferencial para a conquista de empregos. O Núcleo de Geração de Trabalho e Renda (NGTR) do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política
da Arquidiocese de Belo Horizonte também  tem contribuído para  inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Anualmente, são atendidas 250 pessoas e, indiretamente, outras 1,2 mil beneficiam-se com as ações do NGTR.

“Além de promover a inclusão social, o objetivo dos cursos é resgatar a dignidade e a autoestima dos alunos, fortalecendo a espiritualidade”

 

Em 2012, o NGTR ofereceu cursos de auxiliar administrativo, instalação e manutenção de equipamentos de segurança eletrônica e culinária. Além de promover a inclusão social, o objetivo dos cursos é resgatar a dignidade e a autoestima dos alunos, fortalecendo a espiritualidade.

Instrutora do curso de culinária, Dilma Leite Carvalho formou-se em uma das primeiras turmas, há mais de dez anos. “Hoje, tenho a felicidade de ajudar a formar profissionais. É com alegria que posso dizer que muitos alunos e ex-alunos já estão gerando renda com a venda de produtos”, diz Dilma. Proprietária de um buffet, ela é fornecedora de bolos, salgados, tortas e doces finos para hotéis de Belo Horizonte e Lagoa Santa.