Você está em:

Epifania do Senhor: Presépio do Palácio Cristo Rei recebe Grupo Folia de Santos Reis

A Festa da Epifania do Senhor foi celebrada  no domingo, 5 de janeiro,  nas comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte, em comunhão com a Igreja de todo o mundo. Em comemoração a essa data especial que marca a apresentação do Menino Jesus a todos os povos, o Grupo Folia dos Santos Reis,  da Paróquia Pai Misericordioso, do bairro Paulo VI, encenou a visita dos Reis Magos junto ao Presépio do Palácio Cristo Rei. A apresentação resgata uma rica manifestação da cultura popular.
 
Os integrantes  do Grupo fizeram uma caminhada da Praça da Liberdade até o presépio, sendo seguidos por populares. Todos foram recebidos pelo bispo auxiliar dom Wilson Angotti. Após ler o capítulo 3 da Carta aos Efésios, dom Wilson destacou o sentido da Epifania do Senhor para os cristãos, especialmente, os católicos, lembrando que os Reis Magos vieram do Oriente para conhecer e adorar o Menino Jesus, que nasceu como Deus  para  salvar a humanidade.
 

“A salvação que Ele oferece – disse o bispo- é uma salvação para todos os membros do Povo de Deus do Antigo Testamento,  de toda Israel, mas também todos os povos da terra são chamados a acolher esse Menino que quer fazer parte de nossa vida. Deus  veio até nós, e nós, como os Reis Magos devemos também  ir ao encontro do Senhor. E esse movimento que eles fizeram também é um convite para que cada um de nós possa sair da nossa instalação, do nosso comodismo, de onde nos encontramos, para ir ao encontro do Senhor que veio até nós e se fez Deus conosoco. Este ir ao encontro do Senhor é fonte de salvação e de vida nova. E esse é o convite que quero fazer a cada  um de vocês. Inspirados pelos Reis Magos, que possamos sair de nossa instalação e irmos ao encontro do Senhor e nos deixarmos iluminar pela sua luz, vivendo uma vida nova como cristãos”. 

 

Após participar do momento de reflexão, o grupo da Paróquia Pai Misericordioso  apresentou vários cânticos e recebeu doações para a Campanha do Cimento, que objetiva arrecadar recursos equivalentes a sacos de cimento para a primeira fase das obras da  Catedral Cristo Rei.  

 

Celebração da Epifania no Senhor nas comunidades de fé da Arquidiocese

Paróquia Santa Teresa e Santa Teresinha (Praça Duque de Caxias, 200 – Santa Teresa). 5 e 6 de janeiro – encenação da visita dos Reis Magos ao Menino Jesus, às 19h.
 
 
Festa da Epifania do Senhor 
 
Data especial em que o Menino Jesus foi apresentado ao mundo –  é celebrada pela Igreja Católica neste domingo, dia 5 de janeiro. Popularmente recebe outros nomes, como o Dia de Reis – visita dos Reis Magos a Jesus. A palavra Epifania vem do Grego (epifáneia), que significa manifestação pública. Após a Epifania é celebrado o Batismo de Jesus, este ano, 12 de janeiro, dia em que todos os cristãos fazem a renovação das promessas do Batismo. Encerra-se assim o ciclo do Natal. No dia 13 de janeiro, tem início o Tempo Comum, dia próprio para guardar os presépios e os símbolos natalinos.  
 
 fotos: Ícaro Silva