Você está em:

Encontro apresenta os resultados da campanha “Juntos por Brumadinho” – 23 de setembro

A Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser), da Arquidiocese de Belo Horizonte, promove encontro sobre a campanha solidária ‘Juntos por Brumadinho’, no Santuário Nossa Senhora do Rosário, das 9h às 12h, na quinta-feira, 23 de setembro – às vésperas de se completar 2 anos e 8 meses do rompimento da barragem com rejeitos de mineração no Córrego do Feijão, em Brumadinho.

No dia 25 de janeiro de 2019, pouco depois do rompimento da barragem da Vale, a Arquidiocese de Belo Horizonte iniciou a campanha solidária “Juntos por Brumadinho” para arrecadar roupas, alimentos e água destinados às pessoas atingidas pelo rompimento da barragem.

Com as doações financeiras, foi criado um fundo para o financiamento de projetos comunitários, com o acompanhamento de todas as etapas desse processo pelas instituições de justiça: a elaboração de critérios, a publicação de edital, a seleção e o monitoramento dos projetos.  Ao todo, 29 projetos comunitários foram apoiados ao longo da bacia do Paraopeba.

O evento do dia 23 contará com a presença de pessoas atingidas das comunidades apoiadas pela campanha, do bispo auxiliar dom Vicente Ferreira e sua equipe de assessores, do Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental da Arquidiocese de BH, da Cáritas e da Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Córrego do Feijão (AVABRUM),  além de representantes do Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público do Trabalho, da Defensoria Pública da União e da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais

As vagas são limitadas e as pessoas que desejarem participar devem confirmar presença pelo e-mail renserbr@gmail.com.

Mais informações pelo whatsapp – (31) 99111-9359

Instagram: @regiao_renser

Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (Renser)

A Arquidiocese de Belo Horizonte estrutura-se em cinco regiões episcopais. A Renser, criada em 2019, é composta pelos municípios de Crucilândia, Piedade dos Gerais, Bonfim, Belo Vale, Moeda, Rio Manso, Mario Campos e Brumadinho.

Em sintonia com o projeto de Evangelização Proclamar a Palavra, a Região responde aos apelos de uma Igreja em saída, comprometida com os mais pobres, envolvendo ministros ordenados, religiosos e leigos no anúncio do Evangelho, sobretudo na formação e no fortalecimento das comunidades eclesiais, promovendo diálogo constante entre a fé cristã e a defesa da Ecologia Integral.

PROGRAMAÇÃO:

9h-9h30 – Acolhida

9h30-9h45 – Apresentação do Edital Juntos por Brumadinho

9h30-10h30 – Vivência – “Do crime da Vale em Brumadinho ao Edital Juntos por Brumadinho”

10h30-11h50 – Manifestações das organizações convidadas

11h50-12h – Agradecimentos e encerramento