Você está em:

Educar-se para o Mistério é o tema do Retiro Anual dos Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de BH

O Retiro Anual dos Cristãos Leigos e Leigas da Arquidiocese de Belo Horizonte, para o ano de 2022, refletiu sobre o Mistério que permeia a vida.  “Educar-se para o mistério – transcendência e dignidade humana”, foi o tema do encontro que reuniu leigos e leigas no Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, no campus Coração Eucarístico da PUC Minas. Promovido pelo Conselho e Colegiado do Laicato de Belo Horizonte, o retiro anual de 2022 se propôs a ser um espaço para o encontro com o  Mistério.  “Reservamos a palavra Mistério somente para duas situações: para se referir a Deus e ao Ser Humano. Todo o resto é um enigma.”

O Retiro foi marcado por celebrações, orações, formação e momentos bonitos de convivência e exercício da acolhida, sendo norteado pelo tripé: Aprender a ser – Silêncio, oração e projeto de vida;  Aprender a conviver – Cultura do encontro; e Aprender a transformar – Batismo e sinodalidade.

Após momento de acolhida foi celebrada a Santa Missa. Os leigos e leigas da Arquidiocese de BH partilharam a reflexão  de que é preciso, além de se abrir ao Mistério – se educar a partir da espiritualidade, e de momentos de deserto, e  com isso realizar um projeto de vida para melhor viver o batismo a partir da sinodalidade. Assim, com esta vivência, realizar então a passagem do Mistério à cidadania, desafio para os leigos em 2022, tendo como subsídio a riqueza dos conteúdos da Campanha da Fraternidade.

O Conselho Arquidiocesano do Laicato é um espaço criado para o Cristão Leigo.

Contato pelo e-mail:  leigos.arquidiocesebh@gmail.com