Você está em:

E-Pascom em sua 12ª edição reflete sobre mensagem do Papa Francisco

Agentes da Pastoral de Comunicação das comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte  participaram do 12º E-Pascom – Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação de BH, realizado neste sábado, na PUC Minas – no Campus Coração Eucarístico. O bispo auxiliar da Arquidiocese de BH e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, partilhou reflexões sobre o tema  indicado pelo Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais: “Escutar com o ouvido do coração.”

Carlos Eduardo Alvim, graduado em jornalismo pela PUC Minas e repórter da TV Globo Minas participou  do 12º E-Pascom. Durante sua palestra, o jornalista recordou à plateia entrevista que realizou com dom Walmor para o telejornal da TV Globo, durante período ainda incerto e difícil da pandemia da COVID-19. Na ocasião, dom Walmor falou ao repórter sobre a importância de conservarmos a esperança. “A mensagem que nós vamos levar desses dias é uma mensagem de esperança. Nós vamos enfrentar tudo isso, e vamos chegar mais fortes e mais firmes”, disse o Arcebispo.  Mais tarde, durante a Semana Santa, ao visualizar uma imagem do céu azul no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, enquanto apresentava, ao vivo, o telejornal, Cadu conta que veio imediatamente a sua memória o sábio ensinamento do nosso Arcebispo, o qual ele havia escutado com o coração: “Naquele momento, diante do céu da Serra da Piedade, eu me lembrei do que me disse dom Walmor: ‘a esperança vai vencer'”, recordou o repórter e ex-aluno da PUC Minas.

Após a palestra, dom Joaquim Mol, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, referencial para o Vicariato Episcopal para Educação e Comunicação e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para  Comunicação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil  (CNBB), fez importantes partilhas sobre a carta do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações Sociais. “Após um ano tão difícil, podemos estar aqui presencialmente, ouvir sobre o dom de escutar com o coração. Se no ano de 2021, no Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa nos chamou a narrar as histórias, hoje ele nos convida a ouvir com amor”.

Após dois anos sendo realizado na modalidade on-line, devido à pandemia da Covid-19, neste ano o 12º E-Pascom aconteceu de forma presencial, trazendo ainda mais entusiasmo para reflexões sobre o tema proposto pelo Papa Francisco.