“Dossiê contra o Negacionismo – A importância do conhecimento científico”: é apresentado na PUC Minas

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, participa do lançamento do e-book “Dossiê contra o Negacionismo – A importância do conhecimento científico”, no dia 13 de maio, sexta-feira, às 9h,  salas 105 e 106 do prédio 43, da PUC Minas – Coração Eucarístico. A obra é uma realização da PUC Minas, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação e da Secretaria de Comunicação, em parceria com a Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), entidade que reúne mais de 20 universidades e institutos de pesquisa em Minas Gerais.

Organizado pelo professor Mozahir Salomão Bruck e pelos os jornalistas Marisa Cardoso, da Secretaria de Comunicação da PUC Minas, e também pelo coordenador da Assessoria de Comunicação Social e Divulgação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG e da RMCCMarcus Vinicius Dos-Santos, o e-book tem prefácio do pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot, e artigos e ensaios de professores e pesquisadores da PUC Minas e de instituições de ensino superior e de pesquisa que compõem a RMCC, que tratam do negacionismo nas diversas áreas do conhecimento.

Durante o evento de lançamento, haverá uma mesa-redonda com a participação da diretora de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais, professora Viviane de Souza Alves, e do professor Mozahir Salomão Bruck, que falarão sobre a importância da divulgação científica contra o negacionismo e o fenômeno das fake news.

O Negacionismo estudado em várias áreas do conhecimento

Para produção do e-book foram convidados pesquisadores da PUC Minas e de instituições vinculadas à RMCC, que escreveram artigos e ensaios sobre as suas respectivas áreas do conhecimento. São mais de 20 textos, produzidos em 2021, que tratam do negacionismo na política, na saúde, na história, na física, na química, na religião, no meio ambiente, na educação, entre outros. São análises que buscam possíveis causas para o fenômeno e tentam entender a influência de fatores socioculturais, ideologias e crenças que comprometem a edificação de uma postura crítica diante do conhecimento científico e que são agravados em contextos de crise.

O e-book será disponibilizado gratuitamente nas principais lojas virtuais.

Serviço:

Lançamento do e-book “Dossiê contra o Negacionismo – A importância do conhecimento científico”

Data: 13 de maio, sexta-feira,

Horário: 9h,

Local: Av. Dom José Gaspar, 500 – salas 105 e 106, prédio 43 – bairro Coração Eucarístico – BH – MG.