Dom Walmor se solidariza com os antigidos pelas chuvas no nordeste e pede solidariedade às vítimas

Deslizamentos causados pela chuva na região metropolitana do Recife (Sumaia Villela/Agência Brasil)

O arcebispo dom Walmor, em mensagem publicada neste sábado,  28 de maio, expressou solidariedade às vítimas das chuvas, em muitas cidades do Nordeste brasileiro. O Arcebispo pede aos fiéis que procurem ajudar as iniciativas de amparo às vítimas.

A seguir, a mensagem completa de dom Walmor.

Amados e amadas de Deus, saúde e paz!

A nossa Igreja, mais uma vez, é convocada a solidariamente amparar as vítimas das chuvas, agora em Recife (PE) e em outras regiões do Nordeste brasileiro. A tragédia enfrentada pelo povo nordestino causa-nos profunda tristeza e conclama-nos a agir. Partilhamos das dores e das angústias das famílias enlutadas, também daquelas que estão desabrigadas e tantas outras vivendo em áreas de risco, sob permanente ameaça.

As tragédias ambientais apontam-nos para a urgência de seriamente tratarmos sobre o direito universal à moradia e a respeito da gravidade das mudanças climáticas, consequências também da acentuada degradação ambiental. Sofrem mais aqueles que historicamente estão desamparados, residindo nas periferias, mas as consequências, cedo ou tarde, alcançam todos.

Fortalecendo o nosso compromisso para uma profunda mudança de hábitos, tendo como propósito promover mudanças culturais no horizonte da sustentabilidade, possamos agora, com urgência, estender a nossa mão aos irmãos e irmãs vítimas das chuvas, levando o necessário amparo para os que enfrentam profunda dor.

Unidos em solidariedade aos nossos irmãos bispos das arquidioceses e dioceses mais impactadas pelas chuvas e ao Povo de Deus dessas sofridas regiões, oferecendo gestos concretos de ajuda, supliquemos a Cristo Jesus a sua proteção às vítimas da tragédia climática.

Fraterno abraço, com muito apreço.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte