Você está em:

Dom Walmor recebe presidência da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos, em Belo Horizonte

A presidência da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), vinculada à Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniu com o arcebispo de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Casa de Retiro São José, em Belo Horizonte.

No encontro, foi apresentada a recente história da SBCC, os resultados da segunda edição brasileira e  da primeira edição internacional do Congresso de Humanismo Solidário na Ciência (HSC), e a proposta de encontros de diálogo entre “Bispos e Cientistas Católicos” para o ano de 2022.

“A SBCC é sinal de grande esperança, articulando a força de cristãos leigos e leigas do mundo da ciência, para alavancar experiências pessoais autênticas da fé cristã, podendo fortalecer a fecundidade de contribuições que transformem a vida e o mundo com a ajuda da ciência e da espiritualidade”, destacou dom Walmor.

Com cerca de 1 milhão de cientistas, mestres e doutores,  os ambientes de pesquisa acadêmica no Brasil são reconhecidos pela Igreja como um de seus espaços para o exercício da missão, conforme indicam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Para o presidente da SBCC, Everthon Oliveira, “dom Walmor manifestou a sua reconhecida sensibilidade pastoral não apenas quando ressaltou o potencial de contribuição que os cientistas católicos podem oferecer, mas sobretudo ao reconhecer de modo afetuoso a urgência do acompanhamento espiritual desse grupo em suas realidades. A acolhida e os direcionamentos partilhados por dom Walmor muito nos ensina, nos anima e nos fortalece. Um apoio paternal temos recebido do episcopado brasileiro”.

O importante encontro contou com a presença do arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva, do assessor do Setor Universidades, padre Danilo Pinto,  do presidente da SBCC, professor Everthon Oliveira (CEFET-MG), do vice-presidente, professor Deivid Lorenzo (UCSal), e do secretário de planejamento da SBCC, professorTiago Paulino (CEFET-MG).

dom Walmor

Origem da SBCC

A SBCC surgiu no ano de 2018, após o I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, como um lugar de acolhida pastoral dos egressos dos quadros do Setor Universidades/Pastoral Universitária e das diversas expressões eclesiais que atuam no contexto da Educação Superior no Brasil.

Atualmente, esta expressão eclesial partilha com o Setor Universidades da CNBB o acompanhamento pastoral de mestres e doutores no país. A entidade tem como objetivo aproximar e traduzir o Humanismo Solidário Cristão para as nove áreas de atuação dos cientistas reconhecidas pela CAPES.