Você está em:

Dom Walmor preside Missa pelos 25 anos da Paróquia Nossa Senhora do Morro

O Aglomerado Santa Lúcia está em festa pelos 25 anos da Paróquia Nossa Senhora do Morro. Na manhã do dia 25, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo momento especial, na capela Santa Cruz, que fica no Morro do Papagaio. A Missa foi concelebrada pelo pároco padre Matozinhos de Oliveira.

 

Dom Walmor disse que os 25 anos da Paróquia “são um sinal esperançoso e profético da presença da Igreja entre os mais pobres, anunciando Jesus Cristo”.

 

Durante a homilia, o Arcebispo afirmou que a Paróquia Nossa Senhora do Morro “busca realizar o sonho de Nosso Senhor: que todos tenham vida em abundância”.
Esse sonho, conforme explica o Arcebispo, abrange o direito à moradia digna e ao trabalho, “mas, sobretudo, supõe espiritualidade – uma vida entendida e vivida com os olhos amorosos de Deus”.

A espiritualidade, segundo dom Walmor, é caminho para superar o atual quadro de exclusão social. Para cultivá-la, de acordo com o Arcebispo, “precisamos das comunidades, escolas da fé”.

Antes da bênção final, padre Matozinhos agradeceu dom Walmor, que foi bastante aplaudido pelos fiéis.
 

Iniciativas da Paróquia são reconhecidas nacionalmente.

A Paróquia Nossa Senhora do Morro desenvolve vários projetos sociais, nas áreas da educação, saúde e enfrentamento da violência. Esses projetos, articulados, formam o Quilombo do Papagaio, iniciativa que tem mudado a realidade de muitas famílias da região. Outro projeto de destaque é a Caminhada pela Paz. Realizada anualmente, a Caminhada reúne moradores do Aglomerado que, em passeata, reivindicam uma sociedade mais fraterna.

O Governo Federal, em 2007, homenageou a Paróquia Nossa Senhora do Morro com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, em reconhecimento à importância dos trabalhos sociais desenvolvidos no Aglomerado Santa Lúcia.

 

Dois anos depois, em 2009, a Paróquia recebeu o Prêmio de Direitos Humanos da Universidade do Estado de São Paulo (USP), um reconhecimento ao projeto Caminhada pela Paz.