Você está em:

Dom Walmor preside abertura do Congresso Internacional da Soter

O 27º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) começou na última terça-feira, dia 15 de julho, na PUC Minas – Unidade Coração Eucarístico.  O evento segue até sexta-feira, 18 de julho.

A cerimônia de abertura foi presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Walmor Oliveira de Azevedo, e reuniu também o presidente da Soter e reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), professor padre Jaldemir Vitorio e o coordenador da comissão organizadora e professor da PUC Minas, Roberlei Panasiewicz. Também estiveram presentes os bispos auxiliares dom João Justino e dom Luiz Gonzaga e o bispo emérito de Catanduva (SP) Celso Queiroz, além de teólogos e cientistas da religião, professores e estudantes.

O Arcebispo também participou, no dia 17, da Conferência da Rede Internacional de Sociedades Católicas de Teologia (INSeCT), que tem como tema “Natureza, lugar e função da teologia: inovações da teologia latino-americana”, e integrou o Congresso. Dom Walmor preside, no sábado, dia 19, Celebração Eucarística que marca o encerramento da Conferência.

Em seu pronunciamento durante a abertura do evento, o Arcebispo falou sobre a alegria para a PUC Minas em colaborar com a Soter: “É uma honra ter a Soter conosco, pois reconhecemos o valor da sua história e do importante  trabalho realizado”, disse o arcebispo, que também lembrou a importância do padre jesuíta João Batista Libanio, falecido em janeiro deste ano.

Dom Walmor destacou a oportunidade de interlocução com as Ciências da Religião proporcionado pelo debate em torno da temática central do evento, Espiritualidades e Dinâmicas Sociais: memória – prospectiva.

A conferência de abertura, com o professor padre Fernando Montes Matte, reitor da Universidade Alberto Hurtado, de Santiago, no Chile, versou sobre os Desafios de uma Espiritualidade Encarnada.

Na programação do evento também serão realizados debates, reuniões, grupos de trabalhos e fóruns temáticos, entre outras atividades. O congresso é direcionado a teólogos, cientistas da religião e pesquisadores de áreas afins do Brasil e de outros países.

O evento é uma parceria da Soter com a PUC Minas com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje).

Mais informações: www.soter.org.br.