Você está em:

Dom Walmor abre Exposição Concílio Vaticano II

O Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, inaugurou nesta quinta-feira, dia 11 de outubro, a Exposição Concílio Vaticano II, no Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Dom Walmor ressaltou que a exposição é uma grande oportunidade para que cada um dos fiéis possa ver os tesouros da memória da Igreja Católica “Precisamos usufruir destas preciosidades para qualificar a nossa cultura e a nossa fé. A exposição cumpre este papel educativo e nos mostra a história de conquistas e lutas da Igreja Católica”. O Padre José Januário, diretor do memorial, lembrou que a exposição é um marco singelo, porém muito importante, para a abertura do Ano da Fé.

 

Estiveram presentes autoridades eclesiásticas e da esfera pública mineira, como o superintendente estadual do Iphan em Minas, Leonardo Barreto; o presidente do IEPHA, Fernando Viana Cabral e o vice-presidente do IEPHA, Pedrosvaldo Caram Santos.

O visitante pode ver, entre os objetos que estão expostos, um solidéu utilizado pelo Papa João XXIII, um cálice que foi do Papa Paulo VI e um caderno com anotações sobre o Concílio Vaticano II feitas por dom João Resende Costa (o segundo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte).

O evento faz parte das celebrações dos 50 anos de abertura do Concílio Vaticano II e dos 20 anos do Catecismo da Igreja Católica no contexto da abertura do Ano da Fé.

Exposição Concílio Vaticano II

16 de outubro de 2012 a 11 de outubro de 2013

Horário: segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

Local: Memorial da Arquidiocese –  Praça Duque de Caxias, 200, bairro Santa Teresa, Belo Horizonte.