Você está em:

Dom Vicente apresenta reflexões sobre a Encíclica Fratelli Tutti em Manhã de Espiritualidade da Rensc

No sábado, dia 12 de dezembro, a Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (Rensc) encerrou as atividades pastorais em 2020 com uma manhã de espiritualidade na Catedral Cristo Rei, com a participação dos vigários forâneos e os representantes dos colegiados das pastorais em âmbito regional.

O encontro, presidido pelo e bispo auxiliar dom Vicente Ferreira e pelo Vigário Episcopal padre Antônio Moacir, teve como tema a Encíclica do Papa Francisco Fratelli Tutti.

Em suas reflexões,  dom Vicente lembrou “que o Papa Francisco, ao publicar a Encíclica, comenta: “entrego esta encíclica social” (FT, n. 6). O texto nasce em plena pandemia e em diálogo com o líder mulçumano Imã Ahmad Al-Tayyeb.

O Bispo auxiliar, ao falar sobre o documento, destaca: “as linhas gerais do documento, considerando que Evangelii Gaudium nos convida a uma conversão eclesial e a Laudato Sì a uma conversão ecológica, Fratelli Tutti lança perspectivas para uma conversão cultural”. Aproveita também para citar trechos da Encíclica do Papa Francisco: “como seria bom se, enquanto descobrimos novos planetas longínquos, também descobríssemos as necessidades do irmão e da irmã que orbitam ao nosso redor!»” (FT, n. 31).

A Pandemia do coronavírus desmascarou, ainda mais, as seguranças falsas de nossa cultura e estampou entre nós que não nos salvamos sozinhos. “A tribulação, a incerteza, o medo e a consciência dos próprios limites, que a pandemia despertou, fazem ressoar o apelo a repensar os nossos estilos de vida, as nossas relações, a organização das nossas sociedades e sobretudo o sentido da nossa existência” (FT, n. 33)”

A manhã de espiritualidade encerrou com a Celebração Eucarística presidida pelo Dom Vicente e concelebrada pelos padres e diáconos presentes. Os participantes levaram para casa o Plano Pastoral da Rensc para 2021 e a Encíclica do Papa Francisco Fratelle Tutti para continuarem o estudo e a reflexão desta importante Encíclica.