Você está em:

Dom Joaquim Mol preside Assembleia do Clero da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (Rense), dom Joaquim Mol, presidiu a Assembleia do Clero da Região, junto com vigário episcopal padre Junior Vasconcelos. O encontro, na modalidade virtual, reuniu presbíteros e diáconos da Rense, nesta terça-feira, 28 de setembro, .

Durante a Assembleia, os participantes refletiram a respeito do processo arquidiocesano de escuta sobre a sinodalidade – uma referência ao Sínodo dos Bispos em 2022. Outro ponto em pauta foi a Assembleia Pastoral Regional que acontecerá dia 30 de outubro, das 14h às 17h30, presencialmente, na Unidade Coração Eucarístico da PUC Minas. Para ajudar na compreensão deste assunto, a secretária regional, Elisa Mello, apresentou didaticamente a metodologia de realização da Assembleia, desde a avaliação das ações pastorais da Região Episcopal até suas bases, que são as paróquias.

A pastoralista Renata Senhorinha Santiago, que integra o Setor Social, Político e Ambiental da Rense, apresentou as principais atividades que serão realizadas no Vicariato Episcopal para Ação Social, Política e Ambiental (Veaspam) da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Padre Junior Vasconcelos destacou o encontro com as secretárias e secretários paroquiais, a ser realizado no dia 6 de novembro, com o tema: Estudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O estudo será orientado a partir de um manual, criado pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de BH, com as colaborações de especialistas e dos padres Junior Vasconcelos e Nédio dos Santos Lacerda.

Ao final da Assembleia, dom Joaquim Mol agradeceu a presença de todos e reforçou: “Desejo que todos vocês tenham muita alegria, fiquem firmes, mesmo neste tempo de tristezas. Que sigamos com a alegria do Evangelho e da nossa missão”.