Dom Geovane celebra 25 anos de ordenação presbiteral no Santuário Arquidiocesano da SS. Eucaristia

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e referencial para a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Rensp), dom Geovane Luís  completou 25 anos de ordenação presbiteral, na terça-feira, 21 de junho. A Santa Eucaristia em Ação de Graça pelo Jubileu de Prata foi celebrada em Carandaí e em Belo Horizonte. Nessa quinta-feira, 23 de junho, no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, dom Geovane presidiu Celebração Eucarística, concelebrada pelos bispos auxiliares da Arquidiocese de BH: dom Joel Maria, dom Júlio César e dom Nivaldo Ferreira. Também concelebraram a Santa Missa, bispos de diferentes dioceses e padres da Rensp. A bonita celebração reuniu fiéis, amigos, membros do Conselho Pastoral, sacerdotes, que agradeceram a Deus pela vocação de dom Geovane. Durante a celebração o Bispo recebeu homenagens especiais pelo Jubileu de Prata.

No dia 21 de junho, na cidade de Carandaí, a celebração em Ação de Graça pelos 25 anos de Ordenação Presbiteral de dom Geovane Luís foi na Igreja Sant´Anna.

Acompanhe na galeria de imagens, bonitos e emocionantes momentos da celebração do Jubileu de Prata no Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia – Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem.

Fotos: Raphael Calixto

Dom Geovane Luís da Silva (1997)

Foto do tríduo em preparação à ordenação presbiteral de dom Geovane, em 1997. Pais de dom Geovane, José e Antônia (esquerda), Manoel e Luiza, padrinhos de batismo (à direita) e Cilico, padrinho de crisma do Bispo (no canto direito da foto)./ Crédito: Arquivo pessoal de dom Geovane Luís.

Dom Geovane Luís nasceu em Barbacena, no dia 21 de junho de 1971, filho de José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva. Cursou filosofia e teologia no Seminário de Mariana, onde recebeu o ministério de Leitor (1994), Acólito (1995) e foi ordenado Diácono (1996). Foi ordenado presbítero, em 21 de junho de 1997 (Carandaí).

O Bispo trabalhou em Ouro Preto (1996-1998) como colaborador e vigário paroquial, na Paróquia Santa Ifigênia. Em Mariana (1998-2003; 2006-2011), atuou na Paróquia Sagrado Coração de Jesus como vigário paroquial, administrador paroquial e pároco. Foi pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (2011-2017).

Assessorou a Pastoral Litúrgica, na Região Mariana Norte (1998-2001) e Sul (2011-2013). Também exerceu a função de vigário episcopal (2013-2016) e membro do Colégio dos Consultores.

Obteve o título de Mestre (2003-2005) pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde estudou Teologia Dogmática. Possui Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010-2011).

Em 21 de dezembro de 2016, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco. Sua ordenação episcopal foi celebrada em 25 de março de 2017, em Barbacena.

No dia 5 de abril de 2017, iniciou seu ministério e foi-lhe confiada a Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (Belo Horizonte/Centro-Sul, Sabará, Caeté, Taquaraçu de Minas, Nova União, Nova Lima, Raposos e Rio Acima).

Atualmente acompanha o Secretariado Arquidiocesano de Liturgia, o Tribunal Eclesiástico/Vigararia Geral/Chancelaria e o Conselho Arquidiocesano dos Reitores de Santuário. Integra a Mesa Diretora do Conselho Arquidiocesano Pró-Vida.

No dia 4 de junho de 2019, foi eleito Secretário do Regional Leste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2019-2023.