Você está em:

Definida a data para início do Conclave: 12 de março

O Conclave, reunião de cardeais que escolherá o novo Papa, vai começar na próxima terça-feira, dia 12 de março, conforme anúncio do Vaticano.

O Colégio Cardinalício decidiu a data durante a oitava Congregação Geral, realizada na tarde desta sexta-feira, 08 de março.

Na manhã de terça-feira será celebrada na Basílica de São Pedro a missa ‘Pro eligendo Pontifice’ e, à tarde, começam as votações. A eleição ocorre num sistema de votações sucessivas até que um cardeal alcance 2/3 dos votos, ou seja, 77 dos 115 cardeais devem votar no mesmo nome.

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, deu mais detalhes sobre como será conclave. Os cardeais não poderão receber informações externas durante a reunião, nem poderão ler jornais, ouvir rádio, assistir à TV ou acessar a internet, como prevê a Constituição Apostólica.

De acordo com Lombardi, para garantir o sigilo do conclave, serão instalados bloqueios de comunicação para impedir o uso de equipamentos e dispositivos eletrônicos, como celulares. A medida já foi tomada com relação à Sala dos Sínodos, onde têm ocorrido as congregações, garantindo o segredo das reuniões.