Você está em:

Coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) apresenta livro sobre a Segurança Pública no Brasil

O livro Quem comanda a Segurança Pública no Brasil? Atores, crenças e coalizões que dominam a segurança pública brasileira será apresentado na quarta-feira, 19 de agosto, pelo professor Robson Sávio Reis Souza, coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), da PUC Minas e Arquidiocese de Belo Horizonte, e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O lançamento, pela Editora Letramento, será às 17h30, na Livraria Quixote, no Espaço Fé e Cultura (prédio 7), Unidade Coração Eucarístico da Universidade (Avenida Dom José Gaspar, 500). O evento é uma promoção do Nesp, do Anima – Sistema Avançado de Formação da PUC Minas –, da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) e da Livraria Quixote. 
 
De acordo com o professor Robson Sávio, o principal objetivo da publicação, que produz uma ampla análise sobre a segurança pública brasileira durante os governos, é provocar um debate sobre a situação caótica da segurança e a necessidade de mudanças nessa política. O livro descreve minuciosamente o processo de identificação de coalizões que alteraram a política nacional de segurança pública, apontando os objetivos, as crenças, ideias e percepções dos atores envolvidos nesse processo de mudanças, nos últimos 20 anos.  
 
A obra é apresentada pelo antropólogo e escritor Luiz Eduardo Soares, autor de vários livros, entre eles Elite da Tropa, que faz as seguintes considerações: “Considero este livro de Robson Sávio Reis Souza uma contribuição muito importante, tanto do ponto de vista reflexivo e acadêmico, quanto do ponto de vista histórico, político, prático. Desde logo, trata-se do primeiro estudo dedicado à política nacional de segurança pública, no Brasil democrático, isto é, pós-promulgação da Constituição federal de 1988. Robson aporta uma dose rara de racionalidade e clareza, contribuindo decisivamente para o conhecimento de processos importantes e a formulação de intervenções virtuosas, de inspiração republicana.” 
 
Robson Sávio integra também grupo de assessoramento ao Ministério da Justiça, a fim de discutir sobre a viabilidade da construção de uma agenda de ações no curto prazo no campo da segurança pública. O professor é ainda conselheiro do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas e foi presidente da Comissão de Indenização às Vítimas de Tortura do Estado de Minas Gerais (2000 – 2005). 
 
Mais informações: (31) 3319-4978 e e.mail nesp@pucminas.br