Mensagem de dom Walmor: 10º Encontro das Famílias com o Papa Francisco

O arcebispo dom Walmor partilha a convocação-convite do Papa Francisco, pedindo para que todas as comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte estejam em comunhão com o 10º Encontro das Famílias com o Papa, realizado de 22 a 26 de junho em Roma. O Arcebispo orienta as comunidades a dedicarem momentos de oração e reflexão à luz do tema do Encontro –  “Amor familiar: vocação e caminho de santidade”. As Celebrações Eucarísticas na Catedral Cristo Rei, nossa Igreja-Mãe em construção, e no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, estarão em sintonia com o 10º Encontro Mundial do Papa com as Famílias (veja a programação ao final do texto).

Carta de dom Walmor às famílias

O 10º Encontro das Famílias com o Papa conclui o Ano Família Amoris Laetitia convocado pelo Papa Francisco. De 22 a 26 de junho, o Papa Francisco recebe, no Vaticano, representantes das Conferências Episcopais e de grupos internacionais ligados à Pastoral Familiar, para reflexões a partir do tema “Amor familiar: vocação e caminho de santidade”.  Será um momento de partilha entre os agentes da pastoral familiar e matrimonial. Formado por cinco conferências principais com cerca de trinta discursos e sessenta oradores, os painéis se concentrarão em alguns temas dominantes: a co-responsabilidade dos cônjuges e sacerdotes na pastoral das Igrejas particulares; algumas dificuldades concretas das famílias nas sociedades atuais; a preparação dos casais para a vida matrimonial; algumas situações de “periferia existencial” dentro das famílias; a preparação dos formadores em uma pastoral familiar cheia de desafios e questões difíceis. Também será um horizonte de referência a Igreja doméstica e a sinodalidade, com foco na relação entre jovens e idosos. Não será esquecido o âmbito do amor familiar nas provações – traição,  perdão e o abandono conjugal.

Ano dedicado à família

Celebrado de 19 de março de 2021 a 26 de junho de 2022, o Ano “Família Amoris Laetitia” é uma iniciativa do Papa Francisco. Reuniu iniciativas de caráter espiritual, pastoral e cultural, inspiradas na Exortação Apostólica Amoris Laetitia, publicada pelo Santo Padre.

Programação na Arquidiocese de Belo Horizonte

22 a 26 de junho – Missas às 15h no Santuário da Padroeira de Minas Gerais, com transmissão pela TV Horizonte, Rádio América e Redes Sociais

26 de junho – Missa às 10h30 na Catedral Cristo Rei, com transmissão pela TV Horizonte, Rádio América e Redes Sociais