Comunicado da UFMG e da Arquidiocese de Belo Horizonte sobre o Observatório Frei Rosário

As Assessorias de Comunicação da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), diante das notícias que circularam em mídias de Caeté, esclarecem que a UFMG não pretende desativar o Observatório Astronômico Frei Rosário. Trata-se, pois, de notícia falsa o que circulou entre os meios de comunicação de Caeté nesta quinta-feira, dia 19. Ocorre, a partir deste mês de maio, a manutenção necessária de alguns equipamentos do Observatório, que precisaram ser retirados do edifício para um adequado tratamento técnico.

Importante informar que, no início deste ano, a UFMG instituiu um Comitê Gestor para dar sequência às atividades no Observatório, que ficou fechado durante a pandemia. A primeira iniciativa desse Comitê foi a realização de uma visita técnica, em conjunto com o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), nos dias 28 e 29 de abril, para identificar o estado de conservação e dar encaminhamento às demandas por manutenção no local.

O Comitê Gestor trabalha na definição de parâmetros para a reabertura do Observatório, tão logo ele esteja em condições de pleno funcionamento.