Começam as eleições para os delegados da CNBB que participarão do Sínodo dos Bispos

Os participantes da 50ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), realizaram no final da primeira sessão desta segunda-feira, dia 23, o primeiro escrutínio das eleições para os delegados da CNBB para o Sínodo dos Bispos.

A assembleia geral do Sínodo dos Bispos será realizada no mês de outubro em Roma, com o tema: “Nova Evangelização para a transmissão da fé cristã”.

A publicação a Santa Sé, apresenta a motivação para a convocação para o Sínodo: “Nas últimas décadas tem-se falado também da urgência da nova evangelização. Tendo presente a evangelização como horizonte comum da Igreja, bem como a ação de anúncio do Evangelho ad gentes, que requer a formação de comunidades locais, de Igrejas particulares, nos países missionários de primeira evangelização, a nova evangelização é, antes de mais, endereçada a quantos se afastaram da Igreja nos Países da antiga cristandade. Tal fenômeno, infelizmente, existe em vários graus, mesmo nos Países onde a Boa Nova foi anunciada nos últimos séculos, mas que ainda não foi suficientemente bem acolhida a ponto de transformar a vida pessoal, familiar e social dos cristãos. As Assembleias especiais do Sínodo dos Bispos, em âmbito continental, celebrados em preparação do Jubileu do Ano 2000, evidenciaram este fato. Este é um dos grandes desafios para a Igreja universal. Por isso, Sua Santidade Bento XVI, depois de auscultar a opinião dos seus irmãos no episcopado, decidiu convocar a XIII Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos sobre o tema A nova evangelização para a transmissão da fé cristã, que se realizará de 7 a 28 de Outubro de 2012.”