Você está em:

CNBB publica Estudo sobre a participação dos leigos na Igreja e na sociedade

Foi publicado o texto de Estudos nº 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. Este tema foi aprovado como prioritário durante a 52ª Assembleia Geral da Conferência, realizada em Aparecida (SP), de 30 de abril a 9 de maio.

Este texto pretende animar o laicato na compreensão de sua atuação como sujeitos eclesiais nas diversas realidades em que se encontram inseridos. Ainda no título, encontra-se a passagem do Evangelho de São Mateus, que convida os discípulos de Jesus a serem “Sal da Terra e Luz do Mundo” (cf. Mt 5, 13-14).

O texto, baseado no método ver-julgar-agir, divide-se em três capítulos: “O Mundo Atual: Esperanças e Angústias”, “O Sujeito eclesial: Cidadãos, Discípulos e Missionários”, e “A ação Transformadora na igreja e no Mundo”.

A expectativa da Comissão Episcopal para o Laicato é que o texto seja estudado nas dioceses para receber novas contribuições e, depois, surja um documento que traduza a razão da presença dos leigos na Igreja e na sociedade.

A publicação pode ser adquirida pelo site www.edicoescnbb.com.br ou pelo televendas (61) 2193-3019.