Você está em:

CNBB: Comissão Regional dos Diáconos do Leste 2 promove Encontro de Diáconos e Esposas Empreendedores – 8 de abril

A Comissão Regional dos Diáconos do Leste 2 da Conferência Nacional do Biscos (CNBB) promove no dia 08 de abril, quinta-feira, às 19h, Encontro de Diáconos e Esposas Empreendedores. Com o tema “Economia de Francisco”, o evento é direcionado a empresários, profissionais liberais, autônomos, comerciantes, artesãos e empreendedores e será transmitido ao vivo pelo Canal do Youtube da CRDE Leste 2.

O encontra fará uma reflexão sobre o Princípio da Subsidiariedade, condutores da Doutrina Social da Igreja, no qual o Papa Francisco lançou um novo impulso evangelizador.

 “187- O princípio de subsidiariedade protege as pessoas dos abusos das instâncias sociais superiores e solicita estas últimas a ajudar os indivíduos e os corpos intermédios a desempenhar as próprias funções. Este princípio impõe-se porque cada pessoa, família e corpo intermédio tem algo de original para oferecer à comunidade. A experiência revela que a negação da subsidiariedade, ou a sua limitação em nome de uma pretensa democratização ou igualdade de todos na sociedade, limita e, às vezes, também anula, o espírito de liberdade e de iniciativa.

Com o princípio de subsidiariedade estão em contraste formas de centralização, de burocratização, de assistencialismo, de presença injustificada e excessiva do Estado e do aparato público: Ao intervir diretamente, irresponsabilizando a sociedade, o Estado assistencial provoca a perda de energias humanas e o aumento exagerado do setor estatal, dominando mais por lógicas burocráticas do que pela preocupação de servir os usuários com um acréscimo enorme das despesas. A falta de reconhecimento ou o reconhecimento inadequado da iniciativa privada, também econômica, e da sua função pública, bem como os monopólios, concorrem para mortificar o princípio da subsidiariedade”. (Doutrina Social da Igreja)

Participação:
Diác. Pedro Gamaliel Alves de Souza, empresário, responsável pela condução do encontro.
Diác. Francisco Salvador Pontes Filho, presidente da CND (Comissão Nacional dos Diáconos e Esposas)
Pe. Frei Rogério Soares, Fundador e orientador da Pastoral do Empreendedor no Brasil. Site: https://www.pastoraldoempreendedor.org.br/
Lúcio Flávio Machado, jornalista e escritor, membro da ADCE, compõem Comissão de Cultura e Educação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Diác. Márcio Honório, presidente da CRDE L2 (Comissão Regional dos Diáconos e Esposas do Leste – MG/ES)
Francisco Sérgio Soares Cavalieri, empresário do grupo ASAMAR, presidente da ADCE UNIAPAC Brasil.
Maria Virginia Cavalieri Costa Gonçalves (Gigi), empresária, presidente da UNIAPAC Latinoamericana e ADCE SP.

 

Diáconos e Esposas de Diáconos que desejarem participar, ao vivo, podem fazer a inscrição pelo link: https://crdeleste2.org.br/encontro-de-diaconos-e-esposas-empreendedores/