CNBB: Comissão para a Educação e Cultura realiza encontro em Brasília

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e reitor da PUC Minas, dom Joaquim Mol, presidiu a abertura da reunião ampliada da Comissão Episcopal Pastoral para a Educação e Cultura da CNBB, que está sendo realizada em Brasília desde terça-feira, 23 de outubro. Presidente da Comissão, dom Mol disse que o encontro objetiva estabelecer com clareza as exigências do processo de evangelização na contemporaneidade.

Estão reunidos bispos e assessores da Comissão para o encontro. Também participam os bispos referenciais dos 17 regionais da CNBB. Durante a abertura, dom Mol disse que a reunião será oportunidade para refletir a articulação das pastorais. Segundo o presidente da Comissão, essa articulação é necessária e urgente. “O desafio é deixar de falar para o público interno da Igreja e passar a falar para a comunidade nacional, através dos processos culturais e da educação. É a Igreja que sai de si com a sua mensagem e seu testemunho e vai ao encontro das pessoas através da cultura e da educação para aprender, se encantar e levar às pessoas os seus valores”, destacou dom Mol.

O integrante do Setor Universidades e bispo de Petrópolis (RJ), dom Gregório Paixão, também acredita que a articulação da Comissão seja necessária e aponta a missão dos setores cultura e educação na sociedade. “No setor educação trabalhamos para que o Evangelho seja semente nos locais onde a educação está sendo implantada ou tem espaço. E a cultura é uma pastoral de fronteira. O grande desejo é que dialoguemos com todas as culturas. Não falamos apenas com artistas, com os meios culturais da Igreja. Nós queremos mostrar que a fé produz cultura e que a Igreja tem uma palavra a dizer para as diversas culturas nesse tempo de transformação em que vivemos”.

Para a assessora do Setor Universidades, Ir. Maria Eugênia Llori Aguado, a reunião demonstra a motivação e o esforço da Comissão em se unir para levar seu trabalho adiante.