Centenário da Arquidiocese de BH é tema de exposição no Museu Mineiro

“Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, narrativas e trajetórias” é o título da exposição que estará aberta à visitação no Museu Mineiro, Circuito Cultural Praça da Liberdade, a partir do dia 17 de dezembro. Organizada pelo Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte, em parceria com o Museu Mineiro, a exposição vai possibilitar uma “viagem no tempo”, oportunidade para contemplar a trajetória centenária da Arquidiocese de Belo Horizonte, de 1921 até o presente.

São três abordagens narrativas para apresentar a história da Igreja Particular de Belo Horizonte. A primeira é composta por painéis com fotos e textos que detalham o itinerário da Arquidiocese de Belo Horizonte desde a sua criação, no dia 11 de fevereiro de 1921, com registros das primeiras comunidades de fé da “nova capital mineira”. A história também será contada por meio de indumentárias que vestiram os quatro arcebispos metropolitanos nestes cem anos: dom Antônio dos Santos Cabral, que exerceu o governo pastoral da Arquidiocese de 1922 a 1967, dom João Resende Costa, de 1967 a 1986, dom Serafim Fernandes de Araújo, de 1986 a 2004, e dom Walmor Oliveira de Azevedo, atual arcebispo metropolitano desde 2004. A terceira perspectiva narrativa é o mapa da Arquidiocese de Belo Horizonte, que mostra a área de abrangência da Igreja Particular com sede na Capital Mineira, integrando um território com aproximadamente 1500 comunidades de fé, em 28 municípios.

A exposição “Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, narrativas e trajetórias” será inaugurada às 16h do dia 17 de dezembro e poderá ser visitada até o dia 13 de fevereiro, de terça a sexta-feira, de 12h as 19h, e sábado e domingo, de 11h as 17h. A entrada é gratuita. O Museu Mineiro é instituição do governo de Minas Gerais que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade. O endereço é Av. João Pinheiro 342 – Funcionários, Belo Horizonte, MG. Telefone: (31) 3058-1587

Serviço

– Exposição “Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, narrativas e trajetórias”
– Local: Museu Mineiro, de 17 de dezembro a 13 de fevereiro
– Visitação: entrada gratuita, de segunda a sexta-feira, de 12h as 19h, sábado e domingo, de 11h as 17h
– Endereço: O endereço é Av. João Pinheiro 342 – Funcionários, Belo Horizonte, MG.