Você está em:

Centenário da Arquidiocese de BH: comunidades de fé e instituições organizam programação especial

As comunidades de fé da Arquidiocese de Belo Horizonte e muitas instituições da sociedade, acolhendo pedido de dom Walmor Oliveira de Azevedo, se organizam para celebrar acontecimento importante: o centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte. O Ano Jubilar começa no dia 11 de fevereiro de 2021, centésimo aniversário da Arquidiocese, e será concluído em abril de 2022 – 100 anos do início do ministério do primeiro arcebispo metropolitano,  dom Antônio dos Santos Cabral.

O Ano Jubilar tem como tema o título do Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte: “Proclamar a Palavra”. O lema é “Proclamar a Palavra de Deus oportuna e inoportunamente”.

Compartilhamos, a seguir, as contribuições de instituições da sociedade, das comunidades de fé e das instâncias arquidiocesanas para a celebração do Ano Jubilar (esta notícia está sendo permanentemente atualizada com a inclusão de novos planejamentos):

Centenário da Arquidiocese de BH será marcado por espiritualidade, celebrações, eventos comemorativos e ações solidárias

A Arquidiocese de Belo Horizonte celebra 100 anos de história no dia 11 de fevereiro, neste ano de 2021, com a abertura do Ano Jubilar Centenário, e programação especial vivida nas paróquias, celebradas nas instituições
arquidiocesanas e em muitas instituições da sociedade. Na abertura do Ano Jubilar, celebrações especiais serão
vividas na Catedral Cristo Rei, em construção na Av. Cristiano Machado, Vetor Norte da Capital.

A transferência da igreja-catedral

No dia 11 de fevereiro, se proclamará, solenemente, o DECRETO de transferência da Catedral Provisória, desde
1923, quando assim definiu Dom Antônio dos Santos Cabral, primeiro arcebispo metropolitano, até aqui, na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, que seguirá com sua importante missão de Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia-Adoração Perpétua, conforme o sentido de sua criação, em 1937, confiado aos Padres Sacramentinos de São Pedro Julião Eymard, congregando adoradores e adoradoras. Uma procissão motorizada partirá da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, às 16h30, para levar o DECRETO CANÔNICO que transfere o título de igreja-catedral para a Catedral Cristo Rei. Às 18h, o arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo preside a cerimônia de transferência da igreja-catedral.

No projeto original, a Catedral Cristo Rei ficaria nas proximidades onde hoje é a Praça Milton Campos e seria
uma réplica da Basílica de São Pedro. Mas desafios e dificuldades da época adiaram o sonho. A partir de um novo projeto arquitetônico, assinado por Oscar Niemeyer, e com a proposta de ser espaço para fortalecer ainda mais os serviços que a Igreja dedica às comunidades, especialmente aos mais pobres, centro de espiritualidade e evangelização missionária, a partir da comunicação e da cultura, a Catedral Cristo Rei começou a ser edificada em 2013. Com o avanço das obras, a Catedral já contribui com a realização de ações solidárias e acolhe fiéis para celebrações especiais, momentos formativos e realização de eventos missionários.

“Dai-lhes vós mesmos de comer”

Fiel à sua missão de ser lugar de amparo aos que precisam de ajuda, a Catedral Cristo Rei torna-se sede do Programa
“Dai-lhe vós mesmos de comer”, da Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida – vinculada à Arquidiocese
de Belo Horizonte. O Programa “Dai-lhe vós mesmos de comer” prepara e oferece refeições a famílias que enfrentam a fome. Um importante serviço que começa a ser realizado a partir do dia 12 de fevereiro. A cada sexta-feira, refeições serão preparadas no Convivium Cristo Rei, um dos ambientes da Catedral Cristo Rei, e destinadas aos que sofrem com a extrema pobreza.

A Catedral Cristo Rei está sendo edificada para servir as muitas comunidades, principalmente as pessoas que mais sofrem, inspirando ações de solidariedade, envolvendo a rede de comunidades da Arquidiocese de Belo Horizonte. Assim, o Programa “Dai-lhes vós mesmos de comer” faz parte da identidade da Catedral Cristo Rei.

No dia 12 de fevereiro, às 11h, algumas famílias, representando tantas outras contempladas pela ação solidária “Dai-lhes vós mesmos de comer”, vão partilhar um almoço na Catedral Cristo Rei. As famílias serão acolhidas pelo arcebispo dom Walmor. Desde o início de sua edificação, a Catedral Cristo Rei acolhe os mais pobres em ações solidárias. No Natal do ano passado, por exemplo, foi servido almoço para pessoas que vivem nas ruas.

Ordenação de bispos auxiliares, de diáconos permanentes e plantio de jequitibás

Na manhã do dia 11 de fevereiro, às 9h, o arcebispo dom Walmor e os bispos auxiliares plantarão mudas de jequitibá
– árvore que simboliza jubileu centenário – na Catedral Cristo Rei. Os jequitibás integrarão o conjunto paisagístico da Catedral Cristo Rei. O plantio também simboliza o compromisso da Arquidiocese de Belo Horizonte com a defesa e promoção da vida, em todas as suas etapas, e do meio ambiente.

No dia 11 de cada mês, mudas de jequitibá, serão plantadas em comunidades de fé e instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ao todo, 100 árvores serão plantadas. Às 10h, o arcebispo preside a Missa na qual o monsenhor Nivaldo dos Santos Ferreira será ordenado bispo. Sacerdote da Arquidiocese de Belo Horizonte, monsenhor Nivaldo
foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese pelo Papa Francisco, em dezembro do ano passado. No mesmo dia, também foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte o monsenhor Júlio César Moreira, atualmente padre da Arquidiocese de Brasília. Monsenhor Júlio César será ordenado bispo na Capital Federal, dia 13
de fevereiro, durante Missa celebrada na Catedral Nossa Senhora Aparecida, às 10h.

No dia 11, às 19h30, na Catedral Cristo Rei, dom Walmor preside Missa em que sete fiéis, após passarem por denso processo formativo, com estudos em teologia e filosofia, serão ordenados diáconos permanentes. Os diáconos permanentes são homens casados, com reconhecidas contribuições em suas comunidades de fé, que consagram
suas vidas a serviço da Igreja, do anúncio do Evangelho e do cuidado com os mais pobres.

Protocolos neste tempo de pandemia

Para participar presencialmente das celebrações, é preciso realizar agendamento pelo número (31) 98979-0167 (WhatsApp). É indispensável o uso de máscaras. As celebrações terão transmissão da TV Horizonte (canal
30 em sinal aberto), Rádio América (AM 750), Rádio Cultura (AM 830) e redes sociais.

Acolhida aos peregrinos na Catedral

Cristo Rei: Rua Campo Verde, 150, bairro Juliana.

PROGRAMAÇÃO

9 de fevereiro
9h – Instalação da Cúria da Região Episcopal Nossa
Senhora da Conceição, na Catedral Cristo Rei, seguida
da reunião ordinária de seu Conselho Episcopal
Regional.

10 de fevereiro

9h – Reunião do Conselho Episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte na Catedral Cristo Rei

11 de fevereiro

9h – Mudas de jequitibá – árvore que simboliza jubileu centenário – serão plantadas pelo arcebispo dom Walmor e bispos auxiliares na Catedral Cristo Rei. Todo dia 11 de cada mês, mudas serão plantadas em diferentes comunidades de fé e instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte.

10h – Missa na Catedral Cristo Rei com rito de ordenação episcopal do monsenhor Nivaldo dos Santos Ferreira, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco em dezembro do ano passado. Será a primeira ordenação de um bispo na Catedral Cristo Rei.

16h30 – Procissão motorizada, partindo do Santuário Arquidiocesano da Santíssima Eucaristia-Adoração Perpétua, com o decreto que transfere o título de igreja-catedral para a Catedral Cristo Rei.

18h – Cerimônia de transferência do título de igreja-catedral para a Catedral Cristo Rei, presidida por dom Walmor, na Catedral Cristo Rei, com momento de Adoração Eucarística e Canto do Te Deum.

19h30 – O Arcebispo preside Missa com a ordenação de sete diáconos permanentes.

12 de fevereiro

11h – Dom Walmor acolhe famílias de vilas e favelas, que representam os mais pobres amparados pela Arquidiocese, para a partilha de um almoço na Catedral Cristo Rei. O almoço marca o início da ação solidária “Dai-lhes vós mesmos de comer”. A partir da iniciativa, a cada sexta-feira, refeições serão preparadas na Catedral Cristo Rei e destinadas a famílias que sofrem com a fome.

 

13 de fevereiro

10h – Missa com a ordenação episcopal do monsenhor Júlio César Moreira, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte pelo Papa Francisco, em dezembro do ano passado. A celebração será em Brasília (DF), na Catedral Nossa Senhora Aparecida, da Arquidiocese de Brasília.

15h – Momento de oração Tarde com Cristo Rei, na Catedral Cristo Rei.

17h – Missa na Catedral Cristo Rei

14 de fevereiro

 

Missas na Catedral Cristo Rei, às 10h30 e às 17h.

Honrada e sensibilizada, a Academia Mineira de Letras, com muito prazer, se une ao povo da capital nas celebrações de efeméride tão significativa.

Para comemorar à altura a data, a Academia Mineira de Letras propõe:

1 – Vídeo aula do professor Caio Boschi sobre a história da Arquidiocese de BH e sobre a coleção dos 10 livros destinada a registrá-la (a ser veiculada no canal exclusivo da Academia no Youtube, ainda no primeiro semestre);

2 – Sessão solene no Auditório da Academia Mineira de Letras, no segundo semestre, (quando as condições sanitárias permitirem), em que falarão Dom Walmor Oliveira de Azevedo, o vice-presidente Caio Boschi, o acadêmico Patrus Ananias (da Comissão de Justiça e Paz) e o presidente Rogério Faria Tavares;

3 – Missa especial na sede da Academia, no Natal de 2021, para homenagear especialmente o Ano Jubilar;

4 – Relançamento dos  livros da Coleção sobre a História da Arquidiocese de Belo Horizonte, coordenada pelo acadêmico Caio Boschi, em noite de  autógrafos na sede da Academia, precedida de apresentação da obra, em breve palestra de seus organizadores.

 

Informações:

Endereço: Rua da Bahia, 1466, Lourdes

Belo Horizonte, MG – 30160-011

Telefone: (31) 3222-5764

Programação da Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

Outubro de 2021 – No contexto do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, lançamento do projeto “Sistema de Gestão de bens culturais” – importante para o trabalho de recuperação de peças sacras desaparecidas.

No ano em que se celebra o jubileu em comemoração ao centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) organizou uma videoconferência com o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo.

 

Na palestra, dom Walmor destacou a história centenária da Arquidiocese de Belo Horizonte, que ao longo de um século ofereceu importantes contribuições para os campos da evangelização, da ação solidária, da educação e da proteção dos bens históricos e culturais.

A videoconferência foi apresentada pela associada efetiva do IHGMG, Regina Almeida.

A videoconferência pode ser acessada pelo link:

https://youtu.be/3KxiiGTGX4M

Centenário da Arquidiocese de BH

A Prefeitura de Ribeirão das Neves propõe algumas ações celebrativas e de aliança entre o poder público e a Igreja, considerando características do município, as suas tradições e principalmente a fé de seu povo. Dentro do território municipal, há igrejas históricas, templos da fé católica que compõem o patrimônio material e cultural da cidade, que são um verdadeiro convite para despertar em cada munícipe a importância do cuidado e da valorização da história de fé contada pelo povo nevense.

Foram elaboradas propostas para o engajamento de toda a cidade na comemoração deste centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

As ações irão ocorrer em momentos pontuais com eventos agendados e também durante todo o ano do centenário, organizadas em três instâncias.

 

1)Instância Cultural e Mídia:

A ação será feita em conjunto com as Secretarias Municipais de Governo e Cultura e as 18 (dezoito) Paróquias que compõem as duas Foranias pertencentes ao Município de Ribeirão das Neves.

 

A apresentação propõe assumir um formato híbrido, que associa oportunamente o virtual e o presencial. Assim, considerando o momento que estamos vivenciando no mundo, iniciaremos de forma virtual, com a exposição das fotos e relatos nas mídias sociais da prefeitura e posteriormente, quando possível, a exposição se dará de forma presencial e itinerante, levando o material para todas as regiões do município de Ribeirão das Neves.

 

  1. a) Exposição de fotos

O momento festivo dos padroeiros de cada paróquia será o “time” para a apresentação da história da construção daquela paróquia contada pelos próprios paroquianos e comunidade de entorno, o que potencializa o pertencimento e apropriação dos enredos sociopolíticos envoltos em expressões de fé dos fiéis daquela paróquia.

 

Exposição de fotos das paróquias e da chegada da fé católica em nosso município.

Ø     Fotografias dos principais templos religiosos católicos da cidade;

Ø     Construção e elaboração de todo conteúdo histórico das igrejas;

Ø     Fotografias das tradições católicas preservadas na cidade;

Ø     Página e link de acesso para exposição;

 

  1. b) Documentário

Narrativas acerca dos fatos e acontecimentos das principais capelas do município, curta-metragem com o objetivo de apresentar as diversas faces que compõe e fortalecem a Igreja Católica em Ribeirão das Neves.

 

– Gravação e edição do Curta-metragem;

 

2) Instância Ação Concreta

A Parceria entre o Poder Público por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e as Paróquias com suas comunidades, Associações (Católicas) e pastorais, que estarão potencializando as ações assistenciais à população mais vulnerável, em campanhas ao longo do ano, para arrecadação de alimentos, material de limpeza, produtos de higiene pessoal, dentre outros, considerando o contexto de pandemia, em que muitas famílias precisarão ser assistidas por um período ampliado.

 

3) Instância Evento Juventude

“Confirmai e aprofundai a vossa adesão à comunidade cristã a que pertenceis (…) ”. São João Paulo II

 

João Paulo II convocou a juventude para o protagonismo na Igreja e no mundo, nesta perspectiva as Secretaria Municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, junto com as paróquias e seus movimentos e pastorais de juventude propõem um evento que convoca os jovens nevenses para um engajamento na promoção das políticas públicas sob várias esferas, com todo o vigor e a alegria da juventude. Assim, em Comemoração ao Dia Nacional da Juventude, o evento previsto para o dia 24 de outubro, com formato ainda a ser definido, considerando as orientações do Comitê da Covid-19, irá contemplar apresentações de música e dança, atividades com skate entre outras, bem como reflexões sobre a Campanha da Fraternidade de 2021, que tem a temática “Fraternidade e diálogo: Compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef 2, 14a).

 

A abertura dos eventos pode ser realizada durante Missas, oportunamente agendadas nas Foranias Nossa Senhora da Piedade e Nossa Senhora das Neves, presididos por seus respectivos Vigários Foráneos com a participação de representantes do poder público, com formato, datas e locais a serem definidos.

 

Informações,

Prefeitura de Ribeirão das Neves

Rua Ary Teixeira da Costa, 1100 – Bairro Savassi, Ribeirão das Neves – MG

Telefone: (31) 3627-7000

Considerando o período de comemoração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Memorial Arquidiocesano preparou uma programação com atividades que promovessem a história da Arquidiocese e através da Evangelização e valorização do patrimônio cultural da Igreja.

A programação aqui apresentada possui o intuito de identificar as principais ações planejadas para a composição das ações comemorativas ao Centenário, sendo compreendidas entre o período de janeiro de 2021 a abril de 2022.

A saber:

 

ATIVIDADES PROPOSTAS:

 

  1. CARTILHAS INFORMATIVAS “Educação e Patrimônio”

Projeto de criação de cartilhas informativas, que proporcionará o conhecimento sobre as várias narrativas construídas sobre a Capela Curial São Francisco de Assis, além dos conceitos patrimoniais e as obras que integram o Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Pampulha.

A proposta é um conjunto de 05 (cinco) cartilhas, apresentadas em duas versões – adulto e infantil -, com recursos dinâmicos, empregados durante a interlocução pesquisa x conhecimento x leitor, para a versão adulta e obra x mediador x público, para a versão infantil. A ideia é estimular novas perspectivas sobre o Patrimônio da Humanidade pertencente à Arquidiocese de Belo Horizonte, produzindo materiais que possam aproximar as pessoas ao patrimônio cultural.

 

Cronograma:

Primeiro Volume

Tema: Complexo Arquitetônico da Pampulha e Patrimônio Cultural. Títulos:

Adulto – O Complexo Arquitetônico e sua relação com o patrimônio cultural

Infantil – A Pampulha e o patrimônio cultural.

Finalização Textual: Dezembro/2020.

Lançamento: Janeiro/2021.

 

Segundo Volume

Tema: Histórico da Capela Curial São Francisco de Assis

Títulos:

Adulto – Histórico da Capela Curial São Francisco de Assis

Infantil – Conhecendo a Capela Curial São Francisco de Assis.

Finalização Textual: Março/2021.

Lançamento: Abril/2021.

 

Terceiro Volume

Tema: Arte, Cultura e Devoção.

Títulos:

Adulto – Estudos sobre iconografia e sacralidade no período modernista.

Infantil – A religião através da arte da Capela da Pampulha.

Finalização Textual: Maio/2021.

Lançamento: Junho/2021.

 

Quarto Volume

Tema: Patrimônio Cultural Religioso – Preservação e Conservação. Títulos:

Adulto – Patrimônio Cultural Religioso – Preservação e Conservação. Infantil – Preservando o Patrimônio Cultural da Igreja.

Finalização Textual: Agosto/2021.

Lançamento: Setembro/2021.

 

Quinto Volume

Tema: A devoção e a escolha de São Francisco de Assis como padroeiro da Capela.

Títulos:

Adulto – São Francisco de Assis: Padroeiro da Capela Curial da Pampulha.

Infantil – São Francisco de Assis: Padroeiro da Capela Curial da Pampulha.

Finalização Textual: Novembro/2021.

Lançamento: Dezembro/2021.

 

  1. TEXTOS INFORMATIVOS “Coletânea Textual – Memorial da Arquidiocese de BH”

Textos de caráter informativos, redigidos pelos técnicos do Memorial – arquitetos, arquivistas, historiadores e museólogos, abordando temas diversificados e referentes à história da Igreja e a trajetória da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A produção textual foi planejada para publicação com periodicidade mensal, com divulgação, inicialmente, no site da Arquidiocese de Belo Horizonte, criando um ciclo periódico de publicações pertinentes ao âmbito da Igreja e Arquidiocese.

Serão escritos 15 (quinze) artigos, todos escritos com linguagem simplificada, visando uma comunicação direta e um alcance de âmbito geral.

 

Cronograma:

 

1)Tema: Arquidiocese de Belo Horizonte: Gênese

Finalização Textual: jan/21

Publicação: fev/21

 

2)Tema: Histórico dos Arcebispos (pessoa e obra): D. Antônio Cabral

Finalização Textual: fev/21

Publicação: mar/21

 

3) Tema: Catedral da Boa Viagem

Finalização Textual: mar/21

Publicação: abr/21

 

4) Tema: Catedral Cristo Rei – Alto da Afonso Pena

Finalização Textual: abr/21

Publicação: mai/21

 

5) Tema: Histórico dos Arcebispos (pessoa e obra): D. João – Finalização Textual: mai/21

Publicação: jun/21

 

6) Tema: Histórico dos Arcebispos (pessoa e obra): D. Serafim – Finalização Textual: jun/21

Publicação: jul/21

 

7) Tema: Histórico dos Arcebispos (pessoa e obra): D. Walmor  Finalização Textual: jul/21

Publicação: ago/21

 

8) Tema: Catedral Cristo Rei – Atual

Finalização Textual: ago/21

Publicação: set/21

 

9) Tema: Capela Curial São Francisco de Assis –

Finalização Textual: set/21

Publicação: out/21

 

10) Tema: Eventos: Visita do Papa em 1980

Finalização Textual: out/21

Publicação: nov/21

 

11) Tema: Eventos: Brumadinho e Ação da Igreja –

Finalização Textual: nov/21

Publicação: dez/21

 

12) Tema: Memorial da Arquidiocese/Criação & Atividade

Finalização Textual: dez/21

Publicação: jan/22

 

13) Tema: Nossa Senhora da Piedade: devoção, padroeira do Estado, basílicas

Finalização Textual: jan/22

Publicação: fev/22

 

14) Tema: Santuário Estadual de Nossa Senhora da Piedade: “espaço museal”

Finalização Textual: fev/22

Publicação: mar/22

 

15) Tema: Arquidiocese de Belo Horizonte: Dioceses desmembradas, sufragâneas

Finalização Textual: mar/22

Publicação: abr/22

 

  1. EXPOSIÇÃO “Centenário Arquidiocesano – Narrativas construtivas e históricas, sob a ótica dos Arcebispos Metropolitanos de Belo Horizonte”

 

Exposição Temporária. O conteúdo programático da exposição é narrar a história da Arquidiocese em composição temporal cronológica, construindo o discurso expositivo através de uma “linha do tempo” baseada nos períodos de gestão dos quatro Arcebispos – Dom Cabral, Dom João, Dom Serafim e Dom Walmor.

O planejamento expográfico é justificado pelas alterações e transformações dos símbolos e instrumentos litúrgicos, o que fomenta a identificação visual da trajetória e construção pragmática da Arquidiocese de Belo Horizonte no âmbito da história da Igreja Católica em Minas Gerais.

Projeto a ser realizado em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais através da Superintendência de Museus e Artes Visuais/ Museu Mineiro, o qual está cedendo o espaço de exposições temporárias para abrigar esta Mostra.

 

Cronograma:

Ação: Levantamento preliminar de acervos – PRAZO: Dez./2020

Ação: Comunicação com o Governo Estadual – PRAZO: Dez./2020

Ação: Reunião de alinhamento (Memorial e Sumav) – PRAZO: Dez./2020

Ação: Composição histórica e documental – PRAZO: Jan./2021

Ação: Levantamento do espaço expositivo – PRAZO: Fev./2021

Ação: Planejamento curatorial – PRAZO: Fev. – Mar./2021

Ação: Planejamento museológico – PRAZO: Fev. – Mar./2021

Ação: Composição expográfica – PRAZO: Abril – Mai./2021

Ação: Apresentação/Aprovação da expografia – PRAZO: Jun./2021

Ação: Orçamento Expográfico – PRAZO: Jun./2021

Ação: Apresentação/Aprovação do orçamento expográfico – PRAZO: Jun. Jul./2021

Ação: Aprovação curatorial. – PRAZO: Jul./2021

Ação: Curadoria. – PRAZO: Ago./2021

Ação: Separação, acondicionamento e transporte do acervo – PRAZO: Ago./2021

Ação: Montagem da Exposição – PRAZO: Set./2021

Ação: Inauguração da Exposição – PRAZO: Set./2021

Ação: Desmontagem da Exposição – PRAZO: Dez./2021

 

Informações:

Av. Brasil, 2079 – BELO HORIZONTE (Funcionários) – MG

Tel: 3269-3100 30140-007 –

Outubro de 2021

14h às 17 h – tarde missionária

18h – Celebração Eucarística para celebrar os 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte

Local: Catedral Cristo Rei

Relação dos eventos a serem realizados pelos organismos pastorais –VEAP – Ano Jubilar da criação e instalação da Arquidiocese de Belo Horizonte:

 

CONSELHO NACIONAL DO LAICATO DO BRASIL-CNLB: realização de 02 projetos:

  • Assembleia Geral e Eletiva: memória, gratidão, avaliação e proposições à luz do centenário da Arquidiocese de BH;

Data: 02 e 03/10/2021;

  • 100 lives com leigos e leigas da Arquidiocese de BH: espaço de expressão, partilha, partilha e renovação do compromisso com a Igreja Arquidiocesana;

Data: 01/03/2021 à 22/04/2022

(Clique aqui para conferir na íntegra os projetos – Centenário – Laicato)

 

PASTORAL DA ESPERANÇA:

  • Plantio de 30 mudas de árvores: 28 representando a Arquidiocese de BH e seus municípios; 01 representando todas as vítimas da Covid-19; 01 representando os falecidos da tragédia de Brumadinho.
  • Realização de 14 celebrações (uma por mês) até 22/04/2022 em memória às vítimas da Covid-19.

 

PASTORAL UNIVERSITÁRIA E ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PUC MINAS-SÃO GABRIEL:

  • Celebração Eucarística marcando a abertura do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte e lançamento da CF-2021

Data: previsto para o final de fevereiro ou primeira semana de março;

  • Celebrar o centenário no aniversário da Pastoral Universitária

Data: 04/10/2021;

  • Mobilização da comunidade acadêmica para coleta solidária em prol do Fundo Ecumênico de Solidariedade (CF-2021)

Data: 28/03/2021;

  • Mobilização de alunos, professores e funcionários para destacar a história da Arquidiocese de BH em seu centenário;
  • Propor um diálogo ou pesquisa relacionando os 100 anos da Arquidiocese de BH com a cidade de Belo Horizonte – MG.

 

SECRETARIADO ARQUIDIOCESANO DO DÍZIMO:

  • Abertura do mês de Conscientização sobre o dízimo e jubileu da Arquidiocese de Belo Horizonte;

Data: 30/10/2021

Local: Catedral Cristo Rei

 

COMUNIDADES ECLESIAS DE BASE – CEB’s:

  • 32º Encontro da CEB’s – RENSA

Tema: No compromisso com os pobres nos 100 anos da Arquidiocese de BH;

Data: 21/04/2021

  • Participação Especial da CEB’s no mês da Bíblia (Jubileu do mês da Bíblia)

 

SECRETARIADO ARQUIDIOCESANO DE LITURGIA – SAL (Clique aqui para conferir na íntegra os projetos – – FÓRUM ARQUIDIOCESANO DE PASTORAL LITÚRGICA):

  • Fórum Arquidiocesano de Liturgia

Data: abril a dezembro de 2021;

  • Roteiros Dominicais para celebrar em casa o Dia do Senhor

Data: ao longo do ano – semanalmente;

  • Série de vídeos “Celebrar em casa o dia do Senhor”

Data: lançamento previsto para 14/02/2021

  • Lançamento das logomarcas das Equipes Regionais de Liturgia, simbolizando o processo de reestruturação da Pastoral Litúrgica na Arquidiocese de BH;

Data: 11/02/2021

 

CONSELHO ARQUIDIOCESANO PARA O DIACONATO PERMENENTE – CADIP:

  • Ordenação de novos diáconos permanentes

Data: 11/02/2021;

  • Retiro e visita de diáconos e esposas de todo o Brasil ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Data: 30 de julho a 01/08/2021

  • Festa de São Lourenço e renovação das promessas diaconais

Data: 10/08/2021;

Local: Catedral Cristo Rei

  • Retiro de todo o corpo diaconal do Leste 2;

Data: 12 a 14 /11/2021;

  • Ordenação de novos diáconos permanentes – festa de Cristo Rei

Data: 20/11/2021

  • Encerramento das atividades do jubileu com ordenação diaconal;

Data: 11/02/2021;

OBS: Ao longo da comemoração do centenário da Arquidiocese de BH, o CADIP e a  Escola Diaconal estarão estudando os documentos referentes ao diaconato, elaborando propostas e sugestões que serão contempladas na revisão do novo documento “Diretrizes para o Diaconato Permanente” e “Regimento para a Comissão Arquidiocesana do Diaconato Permanente”.

 

SAB/NOVA JERUSALÉM/CEB’S/FAJE:

  • Celebração dos 50 anos do mês da Bíblia no contexto do centenário da arquidiocese de Belo Horizonte (em elaboração)

 

ANIMA PUC MINAS:

  • NESP: Encontro Arquidiocesano de Fé e Política

Data: 27/11/2021

  • CEGIPAR/OBSERVATÓRIO DA EVANGELIZAÇÃO: Proposta de revisão e criação de paróquias segundo os critérios: Geográfico/Pastoral e de Sustentabilidade (Mitra) – considerar modalidades missionárias sem preocupar inicialmente com a estrutura paroquial (vilas, favelas, áreas pastorais etc.)

 

SECRETARIADO ARQUIDIOCESANO BÍBLICO-CATEQUÉTICO – SABIC:

  • Dentre outros eventos ao longo do ano, será dado destaque no contexto do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, o resgate comemorativo da história da Arquidiocese com os catequistas.

Data: 29/08/2021

 

SECRETARIADO ARQUIDIOCESANO PARA A VIDA CONSAGRADA – SAVIC:

  • Celebração do 25º dia da Vida Consagrada

Data: 02/02/2021

Local; Catedral Cristo Rei.

 

22 /02/2021

19 horas

Live: “Vida Consagrada: memória, presença e futuro”

Reflexão sobre o livro: A Arquidiocese de Belo Horizonte e a Vida Consagrada, em comemoração aos 100 anos da Arquidiocese

Transmissão pelo Youtube: bit.ly/canal_vidaconsagrada

 

CONSELHO ARQUIDIOCESANO DAS ASSOSSIAÇÕES, MOVIMENTOS ECLESIAIS E NOVAS COMUNIDADES-CAMENC:

  • Realização da Assembleia Geral do CAMENC, no contexto centenário da Arquidiocese de BH;

Datas: 24/02/2021; 24/03/2021; 18/08/2021; 27/10/2021;

 

SECREATARIADO ARQUIDIOCESANO DAS FAMÍLIAS – SAF:

  • Realização do Simpósio Arquidiocesano da Pastoral Familiar no contexto do centenário da Arquidiocese de BH;

Data: 05/12/2021

 

TEOLOGIA VIVA/CEFAP (ANIMA):

  • Peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, no contexto do centenário da Arquidiocese de BH;

Data: 18/09/2021

 

Informações:

Av. Brasil, 2079 – 4º andar – BELO HORIZONTE (Savassi) – MG – Cep: 30140-008

Tel.: 3269-3105

 

No ano do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Vicariato Episcopal para Educação e Comunicação

 realizará:

1) A migração da Rádio América de AM para FM (um importante passo de crescimento da Rádio América);

2) A expansão da TV Horizonte para três municípios dentro de nossa Arquidiocese de BH: Brumadinho, Pedro Leopoldo e Betim, como também para outras três (arqui)dioceses: Montes Claros, Governador Valadares, Uberlândia.

3) O evento do Muticom (Mutirão de Comunicação) que será realizado nas modalidades presencial e online, entre os dias 22 e 25 de julho de 2021, na PUC Minas. O Muticom será o “ápice” do Centenário, no que se refere ao âmbito da comunicação.

 

Informações:

Av. Itaú, 515 – Belo Horizonte/MG – Cep: 30535-910

Tel.: 3469-2500 / 3464-3709/ 3462-8598

Fax: 3411-1243/

A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) vai celebrar o Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte em quatro momentos durante o ano:

 

06 de março de 2021

– Lançamento do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Plano Pastoral na Rensa com a participação dos membros do Conselho Pastoral Regional.

 

01 de maio de 2021

– Celebração do Centenário durante a Missa dos Trabalhadores e programação pelo Ano de São José.

22 de agosto de 2021

– Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte na programação do Hallel Rensa. 

12 de outubro de 2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte durante Missa dedicada a Nossa Senhora Aparecida. 

Informações:

Endereço: Av. Babita Camargos, 1083 – Cidade Industrial – Contagem/MG
CEP: 32210-180
Telefone: (31)3333-8553

 

Peregrinação do Ícone do Centenário e Imagem da Padroeira Nossa Senhora da Conceição pelas foranias da Região.

Durante a peregrinação na forania, será elaborada uma programação em sintonia com as paróquias pertencentes àquela forania.

No dia 06 de março de 2021, às 14h, a Peregrinação será iniciada com celebração na Catedral Cristo Rei. O encerramento será no dia 13 de março de 2022.

Calendário das foranias

06 de março de 2021

14h – Peregrinação com celebração na Catedral Cristo Rei

14h – Forania Santa Luzia inicia a Peregrinação

 

11 de abril de 2021

10h30 – Forania São Paulo Apóstolo

02 de maio de 2021

10h30 – Forania Nossa Senhora da Saúde

 

06 de junho de 2021

10h30 – Forania São José Operário

 

04 de julho de 2021

10h30 – Forania Nossa Senhora da Paz

 

25 de julho de 2021

10h30 – Forania Nossa Senhora das Neves

 

05 de setembro de 2021

10h30 – Forania Nossa Senhora de Lourdes

 

03 de outubro de 2021

10h30 – Forania Santo Antônio – Venda Nova

 

07 de novembro de 2021

10h30 – Forania Santo Antônio da Pampulha

 

08 de dezembro de 2021 – Centenário da Arquidiocese celebrado no contexto da Festa da Nossa Senhora da Conceição

14h – Santuário Nossa Senhora da Conceição dos Pobres

 

10 de dezembro de 2021 – Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte com pessoas que cumprem pena no sistema prisional – Pastoral Carcerária

 

06 de fevereiro de 2022

10h30 – Forania Nossa Senhora da Piedade

 

13 de março de 2022

10h30 – Cerimônia de encerramento da Peregrinação do ícone do Centenário e da imagem de Nossa Senhora da Conceição pelas foranias.

 

Dinâmica

– Exposição de fotos: cada forania poderá elaborar o seu mural de fotos e expor na Catedral no dia que receber o ícone e imagem da padroeira.

– A forania deverá enviar uma pequena comissão para receber o ícone e a imagem.

– No dia da entrega, a forania deverá organizar uma Caravana com representantes de todas as paróquias para participarem da celebração.

 

16 de outubro de 2021

Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte vivido na Ciranda Missionária da Rensc  – Catedral Cristo Rei

Participação: pastorais em âmbito regional, movimentos, paróquias e comunidades.

Atividades: Celebração, oficinas, apresentação cultural, música, teatro, espaço kids, comidas típicas e exposição de fotos e vídeos.

 

Em novembro de 2021 – Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte celebrado no Dia do Pobre

Ação social em uma comunidade carente, presente na Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição, definida pelas foranias.

Informações:

Endereço: Rua Nossa Senhora da Paz, 1026 – Cachoeirinha – Belo Horizonte/MG

CEP: 31130-020
Telefones: (31)3422-1784/ 3422-1785

PLANO PASTORAL 2020 e 2021

CASA PALAVRA
1) O Quê: ENCONTRO DA CASA DA PALAVRA: Quadro dos 100 anos da Arquidiocese a partir da Boa Viagem
Quem: PASCOM E CPP
Como: Um encontro mensal do programa
Para quem: Paroquianos em geral da Arquidiocese

2) O Quê: CONCERTOS MUSICIAS
Quem: PASCOM
Como: Apresentações musicais (RENSP, Santuário)
Para quem: Apreciadores da boa música

3) O Quê: NOITE DA MEMÓRIA JUBILIAR
Quem: PE. MARCELO E CPP
Como: encontro musical presencial e virtual, com música, relatos de pessoas que fizeram parte destes 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte
Para quem: Leigos em geral

4) O Quê: Bate papo Jovem
Quem: EJC Boa Viagem
Como: Encontro de roda de conversa
Para quem: Jovens em geral da comunidade

5) O Quê: Celebração Penitencial
Quem: Pastoral Litúrgica
Como: Celebração na Igreja
Para quem: Fiéis em geral

CASA DO PÃO
1. O Quê: Celebração de abertura e lançamento do Jubileu Arquidiocesano no Santuário da Santíssima Eucaristia, Igreja da Boa Viagem e apresentação do Projeto Jubilar.
Quem: Pastoral Litúrgica, Ir. Luzia e Mônica
Como: Na missa das 18h do domingo, dia 28 de fevereiro
Para quem: Paroquianos em geral e adoradores do santuário

2. O Quê: SEMANA EUCARÍSTICA
Quem: Pastoral Litúrgica, Diretorias da Adoração
Como: Atividade que englobem Pedagogia pastoral das 4 Casas
Para quem: Paroquianos em geral e adoradores do santuário

3. O Quê: Adoração Mensal: “Fazei isto em Memória de mim” (Adoração mensal)
Quem: Diretoria Adoração Noturna e Diurna, Pascom, Sacramentinos
Como: Por meio presencial e virtual
Para quem: Paroquianos em geral e adoradores do santuário

4. O Quê: NOITE DO PÃO DA MEMÓRIA
Quem: CPP e CAP
Como: Confraternização de final de ano (Dezembro)
Para quem: Agentes pastorais

CASA DA CARIDADE
1. O Quê: Praticar Opção preferencial pelos pobres
Quem: NAASP, Pastoral do Migrante, Vicentinos, Obra do Berço, Farmácia Comunitária e Associação Catedral, Casa do Pão e Grupo do Macarrão, CPP e NAASP
Como: Realizando encontros de diversas naturezas: com os mais pobres, com os agentes pastorais – Entrando com contato com o VEASP
Para quem: Para os mais pobres e vulneráveis./ Para conhecer a metodologia da Pastoral de rua para avaliar a sua possível implantação na paróquia

2. O Quê: Encontro de Migrantes
Quem: Pastoral do Migrante, Naasp Boa Viagem, Pascom
Como: Evento diurno dominical (junho)
Para quem: Migrantes, paroquianos, moradores do bairro, outros

3. O Quê: Seminário Social
Quem: Pastoral do Migrante, Naasp Boa Viagem, outros grupos sociais, Pascom
Como: Encontro com os grupos que prestam serviços sociais na comunidade
Para quem: Lideranças dos grupos sociais

4. O Quê: Noite do Abraço Migrante
Quem: Pastoral do Migrante, CPP, PASCOM
Como: Evento noturno: música, folclore, poesia das culturas migrantes
Para quem: Migrantes, paroquianos, moradores do bairro, outros

CASA DA MISSÃO
1. O Quê: SEMANA DE MISSÃO JUBILAR
Quem: CPP, SACRAMENTINOS
Como: Outubro
Para quem: Paroquianos em geral

2. O Quê: NOITE FORMATIVA: Por uma Igreja hospital de Campanha para um mundo em pandemia
Quem: CPP, SACRAMENTINOS
Como: Durante quaresma
Para quem: Paroquianos em geral, grupos da paróquia, santuário

3. O Quê: PROJETO FRATERNIDADE
Quem: CPP, SACRAMENTINOS
Como: Durante todo o Ano Jubilar
Para quem: Todos os fiéis, leigos e leigas em geral, que estejam engajados na comunhão e na unidade

4. O Quê: Projeto Formação do Culto EUCARÍSTICO FORA DA MISSA para Ministros da Eucaristia, adoradores e ministérios litúrgicos.
Quem: Pastoral Litúrgica e Sacramentinos
Como: Durante todo o Ano Jubilar
Para quem: Ministérios da Liturgia, especialmente da Eucaristia, adoradores em geral da Arquidiocese de BH.

Programação para as celebrações do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

1 – De fevereiro de 2021 a abril de 2022, todas as quintas-feiras haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento durante todo o dia no Santuário Arquidiocesano Santa Luzia. Nesta Adoração todos os luzienses, romeiros e devotos de Santa Luzia irão rezar por toda a Arquidiocese de Belo Horizonte, pelo Arcebispo, bispos auxiliares, diáconos, padres, seminaristas, agentes de pastoral e por todo o povo de Deus presente na Igreja Particular de Belo Horizonte.

 

2 – Haverá uma Exposição comemorativa por ocasião do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte com o tema: “As vestes de Maria”. Essa exposição que será inaugurada em maio de 2021, será realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, que fica no Centro Histórico de Santa Luzia e pertence ao Santuário Arquidiocesano Santa Luzia. A exposição vai retratar a devoção Mariana na Arquidiocese, quando serão expostas as várias roupas das imagens de Nossa Senhora, além de outras curiosidades mineiras e luzienses relacionadas a fé do povo mineiro em Santa Luzia.

 

3 – De fevereiro de 2021 a abril de 2022, todos os primeiros Sábados de cada mês, acontecerá a devoção popular da Reza das Mil Ave Marias no Santuário Arquidiocesano Santa Luzia. Este momento de Oração Mariana será na Intenção da Arquidiocese de Belo Horizonte,  por ocasião de seu Centenário.

 

4 – Todos os dias 13 de cada mês, começando no mês de março de 2021, em comemoração ao Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte,  o Santuário Arquidiocesano Santa Luzia e a Paróquia Santa Luzia vão intensificar a Campanha Solidariedade em Rede, com arrecadação de alimentos para as famílias necessitadas de Santa Luzia e também de outros lugares da Arquidiocese.

 

5 – A partir do mês de fevereiro de 2021, todos os Domingos, a Missa das 10h no Santuário Arquidiocesano Santa Luzia será celebrada na intenção da Arquidiocese de Belo Horizonte e pela sua Ação Pastoral.

 

6 – No dia 13 de março de 2021, por ocasião do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte,  será inaugurado o Centro Pastoral Paroquial Pe. João Rabian, que foi totalmente reformado. Nesta ocasião também será inaugurada a Sala Pe. Joaquim Santana, onde a Pastoral Social irá dar assistência às pessoas mais necessitadas.

 

7 – Em 29 de agosto de 2021, se a for possível por causa da pandemia da Covid-19, será realizado por ocasião do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte o Encontrão das Guardas de Congo e Guardas de Marujo na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos,  no Centro Histórico de Santa Luzia.

 

8 – No dia 13 de novembro de 2021, se a for possível por causa da pandemia da Covid-19, o Santuário Arquidiocesano Santa Luzia irá realizar um Encontro de Bandas por ocasião do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

9 – Na Abertura do Jubileu de Santa Luzia, no mês de novembro de 2021, por ocasião do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Santuário Arquidiocesano Santa Luzia e a Paróquia Santa Luzia irão realizar uma peregrinação com a Imagem de Santa Luzia até a Catedral Cristo Rei, Igreja Mãe da Arquidiocese.

 

10 – O Jubileu de Santa Luzia 2021 terá como tema o Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Informações:

Rua Direita, s/nº – 33010-000 – SANTA LUZIA (Centro) – MG

Telefax: 3641-4662 / 3641-5050

 

 

CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

Ano Jubilar – 11 de fevereiro de 2021 a 22 de abril de 2022

Reconhecendo a importância deste Ano Jubilar e esperançosos de vivermos momentos fecundos de espiritualidade, no horizonte da nossa missão de “Proclamar a Palavra”, nossa Paróquia se reuniu no dia 10 de dezembro de 2019 para propor a programação da nossa Comunidade Paroquial, com o intuito de celebrarmos o Centenário de nossa amada Arquidiocese, explicitando nossa comunhão com a Igreja Particular em Belo Horizonte.

 

Segue a programação:

11/02/2021 – Celebração de abertura do Centenário – Comunidade Nossa Senhora da Abadia;

 

22/04/2021 – Hora Santa em Ação de Graças pelo Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte;

 

Maio de 2021 – Exposição audiovisual sobre a presença dos leigos e leigas de nossa Paróquia nos momentos marcantes de evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte;

 

24/05/2021 – Celebrar o jubileu de 45 anos da Paróquia Jesus Ressuscitado, no contexto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte;

  • Faremos nove dias celebrativos, motivando as comunidades e pastorais a apresentarem, de forma criativa, como elas se inserem no Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Outubro de 2021 – serão realizados três momentos de espiritualidade tendo como temática o Ano Jubilar;

 

Fevereiro de 2022 – exposição de fotos e vídeos desde o início da Paróquia, encerrando com um Luau celebrando o Ano Jubilar;

 

22 de abril de 2022 – celebração festiva de encerramento do Ano Jubilar

 

➢ Celebraremos as festas dos padroeiros de nossas (03) três comunidades destacando o Ano Jubilar Arquidiocesano;

 

➢ Promoveremos momentos de Adoração ao Santíssimo Sacramento, mensais, colocando como intenção em oração o trabalho evangelizador em nossa Arquidiocese de Belo Horizonte;

 

Informações:

Av. Flor de Seda, 1200, Bairro Lindéia, Belo Horizonte – MG CEP: 30690-580 | Tel: 33852209

Programação:

11 de fevereiro de 2021

Missa de abertura do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte na Igreja Nossa Senhora Aparecida

 

27 de junho de 2021

Palestra sobre a caminhada centenária da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

19 de setembro de 2021

Almoço beneficente para ajudar os padres da maturidade que residem no Convivium Emaús

 

17 de abril de 2022

Missa de encerramento do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte na Igreja Nossa Senhora Aparecida

Informações:

Endereço: Rua Luiza Efigênia Silva, 60 – Camargos

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 30520-460

Telefone: (31)3333-6613

 

 

CELEBRAÇÕES PELO CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE BH

13 de Fevereiro – 18 horas

Celebração de Entronização do Banner em homenagem ao centenário da Arquidiocese de BH.

 

14 de Maio – 20 horas

Inauguração do Centro Cultural Monsenhor João Assunção, com apresentação de um vídeo sobre a história da Arquidiocese de BH. Exposição de fotos antigas e apresentação musical, tendo como convidados os padres e seminaristas que passaram pela Paróquia Nossa Senhora da Paz.

 

02 a 11 de Julho

Festividade da Padroeira em comunhão com o centenário da Arquidiocese de BH e apresentação do livro da história da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em seus 83 anos.

 

12, 13 e 14 de Setembro – 19 horas

Tríduo em Honra à Nossa Senhora da Piedade

 

15 de Setembro – 19 horas

Celebração em homenagem ao Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, no contexto da Festa de  Nossa Senhora da Piedade.

 

06 de Novembro

Peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.

Informações:

Endereço: Rua Cônego Santana, 545 – Cachoeirinha

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 31130-450

Telefone: (31)3422-1424

Atividades para celebração do Ano Jubilar – Arquidiocese De Belo Horizonte

14∕02∕2021

08h – Missa Solene de Abertura do Centenário da Arquidiocese De Belo Horizonte

Responsável: Todas Pastorais

11∕04∕2021

18h – Recitação do Santo Terço

Responsável: Terço das Mulheres

 

11/07∕2021

17h – No contexto do Ano Jubilar, Adoração Eucarística

Responsável: EJC / Crisma

 

11∕09∕2021

18h – Recitação do Santo Terço

Responsável: Terço dos Homens

 

14∕12∕2021

17h – Tarde de Louvor no contexto do Ano Jubilar

Responsável: Catequese, Coroinhas

 

16/01/2022

17h50 – No contexto do Ano Jubilar, Adoração Eucarística

Responsável: Ministros

17/04/2022

Domingo de Páscoa – Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Páscoa – Missa de Encerramento

Responsável: Todas Pastorais

 

Informações:

Endereço: Rua Aniri, 94 – Guarani

Cidade: BELO HORIZONTE

Estado: MINAS GERAIS

CEP: 31840-170

Telefone: (31)3433-0476

Todas as festas paroquiais de 2021 terão ênfase no Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte:

 

4 de Abril de 2021 – Páscoa do Senhor celebrada no contexto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

01 de Maio de 2021 – Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte celebrado durante a Festa de São José Operário

18 de Maio de 2021 – Bodas de Prata Padre Kennedy (Agradecimentos especiais ao Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus – SACEJ)

15 de Setembro de 2021 – Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte vivenciado no contexto da Festa de Nossa Senhora da Piedade

27 de Novembro de 2021 – Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte vivenciado durante a  Festa de Nossa Senhora das Graças

– Visita das comunidades paroquiais à Catedral Cristo Rei em três datas a serem definidas.

 

Durante todo ano, será dado um grande destaque aos 100 anos da Arquidiocese junto às pastorais, grupos e movimentos.

 

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade tem a grande alegria de em seus 55 anos de existência (1966-2020) fazer parte dessa bonita história dos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Informações:

Endereço: Rua Daniel Lopes de Faria, 211 – Bairro das Indústrias – Belo Horizonte∕MG.

CEP: 30610-120

Telefone: (31)3386-7800

Fax: (31)3386-7800

 

13 de maio de 2021

19h – Celebração do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Missa solene da Padroeira Nossa Senhora de Fátima

(No final  da missa, o Grupo Folclórico Gil Vicente, de origem portuguesa, fará uma apresentação em homenagem ao Ano Jubilar)

 

Mais informações:

Endereço: Praça Carlos Chagas, 33 – Santo Agostinho

Cidade: BELO HORIZONTE

Estado: MINAS GERAIS

CEP: 30170-020

Telefone: (31)3275-3578 / 3291-5053

Fax: (31)3291-5053

CALENDÁRIO PARA AS COMEMORAÇÕES DO ANO JUBILAR CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE – DE 11/02/2021 A 22/04/2022

Junto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte vamos incluir a comemoração dos 40 anos do reconhecimento canônico da Província dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais.

 

2021

 

11/02/2021 (quinta-feira)

Missa em Ação de Graças pela abertura do Ano Jubilar da Arquidiocese de BH

Horário: 19h

Presidência: Dom Antônio Cavuto, Bispo Emérito da Diocese de Itapipoca-CE

Local: Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Endereço: Rua Iara, 171 – Pompeia

 

03/05/2021 (segunda-feira)

Mesa redonda Tema: “Maria, iluminada e iluminadora tanto para os 100 anos da criação e instalação da Arquidiocese de BH quanto para os 40 anos de ereção canônica da Província dos Franciscanos Capuchinhos de MG”

Horário: 19h30

Local: Convento dos Franciscanos Capuchinhos

Endereço: Rua Iara, 171 – Pompeia

 

26/07/2021 (segunda-feira)

(de 26 a 30: Assembleia Provincial da Província dos Franciscanos Capuchinhos de MG)

Missa em Ação de Graças pelo Ano Jubilar da Arquidiocese de BH e Jubileu de Ouro de Ordenação Presbiteral de Dom Frei Antônio Cavuto Presidência: Dom Frei Antônio Cavuto

Horário: 19h

Local: Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Endereço: Rua Iara, 171 – Pompeia

 

28/07/2021 (quarta-feira)

Noite Cultural em comemoração aos 100 anos da criação e instalação da Arquidiocese de BH e dos 40 anos de ereção canônica da Província dos Franciscanos Capuchinhos de MG

Tema: “Sou uma parte de uma imensa vida”

Horário: 20h

Local: Convento dos Franciscanos Capuchinhos

Endereço: Rua Iara, 171 – Pompeia

 

30/08/2021 (sexta-feira)

Noite de Espiritualidade Encerramento do mês vocacional na perspectiva da vocação tanto da Arquidiocese de Belo Horizonte (100 anos) quanto da Província dos Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais (40 anos)

Tema: “Olhar para o passado com gratidão, viver o presente com paixão e abraçar o futuro com esperança”*

(* cf. os três objetivos contidos na Carta apostólica do Papa Francisco às pessoas consagradas para proclamação do Ano da Vida Consagrada, de 30/11/2014 a 02/02/2016, datada em 21/11/2014) Horário: 19h30

Local: Convento dos Franciscanos Capuchinhos

Endereço: Rua Iara, 171 – Pompeia

 

Ainda dentro da programação do ano de 2021, a novena em preparação para a festa da padroeira, Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, e os tríduos em preparação para as festas dos padroeiros das comunidades (Nossa Senhora dos Anjos, Nossa Senhora da Abadia, Nossa Senhora Aparecida e São Judas Tadeu), que se concentram no segundo semestre de 2021, estarão em plena comunhão com a comemoração dos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

2022

 

11/03/2022

(de 07 a 11 de março: Assembleia Pré-Capitular da Província dos Franciscanos Capuchinhos de MG)

Palestra Tema: “O Eremita da Piedade e o Irmão de Todos – A intrepidez das Missões em Minas Gerais de Frei Luiz de Ravena e de Frei Gabriel de Frazzanò)

Horário: 20 horas

Local: Convento dos Franciscanos Capuchinhos

Endereço: Rua Iara, 171 – Pompeia

 

22/04/2022 (sexta-feira)

Missa em Ação de Graças pelo encerramento do Ano Jubilar da Arquidiocese de BH

Horário: 19h

Presidência: Frei Adilson Gonçalves Ferreira, Ministro Provincial da Província dos Franciscanos Capuchinhos de MH

Local: Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia

Endereço: Rua Iara, 171 – Pompeia

Informações

Endereço: Rua Iara, 273 – Pompéia

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 30280-370

Telefone: (31)3467-4848 / 3889-4980

Fax: (31)3467-4848

 

 

 

 

  1. Adoração e Missa em homenagem ao Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte  todo dia 11 – de 11 de Fevereiro de 2021 a 11 de abril de 2022

 

  1. Inauguração  da Nova Secretaria Paroquial, para melhor atender os fiéis

 

  1. Uso das redes sociais para divulgação da história da Arquidiocese de BH

 

  1. Festa da Padroeira voltada para o Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

  1. Campanha Solidária Especial no Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

  1. Manhã de Espiritualidade no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, inspirada no centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

  1. Celebração Eucarística na Catedral Cristo Rei.

Informações:

Endereço: Rua Modesto Carvalho Araújo, 227 – Belvedere

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 30320-160

Telefone: (31)3286-3034

Fax: (31)3286-3034

 

 

29 de abril de 2021  

Momento de Adoração (dia em que a Igreja recorda a Instituição da Eucaristia).

Nesse momento recordaremos das pessoas que serviram a Arquidiocese e que já faleceram: bispos, padres, leigos, consagrados, etc. Também lembraremos em ação de graças dos momentos importantes que ocorreram nos 100 anos – Torcidas de Deus, Missas da Unidade, Assembleias do Povo de Deus (APD’s), Ordenações de padres, diáconos, bispos, instituições de Ministros e outros evangelizadores, Projetos de Evangelização.

 

Novembro de 2021

Ofereceremos o momento de Mil Ave Marias pela história do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Informações:

Endereço: Rua Peônia, 81 – Havaí

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 30555-160

Telefone: (31)2512-8106

Eventos/celebrações em Comunhão com a Arquidiocese de Belo Horizonte na celebração de seu centenário

Ao nos reunirmos enquanto conselhos: pastoral paroquial, administrativo e comunitário, elencamos as ações abaixo enquanto expressão de participação e comunhão em nossa Igreja particular que celebra este especial momento em sua vida: seu centenário. As que são propostas na modalidade presencial ficam sujeitas às liberações das autoridades sanitárias. Em caso negativo, serão realizadas, as possíveis, na modalidade presencial.

 

  1. 13 e 14 de fevereiro de 2021 –Nas celebrações desses dias faremos referência à abertura e vivência do Ano Jubilar da Arquidiocese, de nossa Paróquia e comunidade Nossa Senhora Aparecida com o objetivo de levar ao conhecimento de todos estes importantes momentos em nossa Igreja particular. Aproveitaremos as lives, os meios de comunicação para veicular estes momentos;
  2. Missa Solene na festa da Santíssima Trindade com concerto de corais (praça Leonardo Gutierrez). Nesta oportunidade, em comunhão com o jubileu da Arquidiocese, celebraremos os 60 anos de vida de nossa Paróquia e 10 anos da comunidade Nossa Senhora Aparecida (Morro das Pedras). (A apresentação está sujeita à liberação para ensaios em razão da pandemia da Covid-19. Não sendo possível na modalidade presencial, será realizada de forma virtual);
  3. 25/09/2021 – Apresentação artística cultural da Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais, na Praça Leonardo Gutierrez, promovida pela paróquia e associação do bairro Gutierrez. Este evento será uma expressão de gratidão pela história de nossa Arquidiocese. (A apresentação está sujeita à autorização para eventos públicos em razão da pandemia da Covid-19);
  4. Realização de ciclos de lives ao longo do ano, com a participação dos movimentos e pastorais da paróquia, contemplando assuntos específicos, a saber: dimensão da evangelização (assembleias do povo de Deus e suas indicações), ações sociais e ambientais no universo da Arquidiocese;
  5. 27 de novembro de 2021 – Realização de um chá no círculo militar (Gutierrez), como expressão de congraçamento e gratidão pelos jubileus: da Arquidiocese (100 anos), da Paróquia (60 anos) e da comunidade Nossa Senhora Aparecida (10 anos – Morro das Pedras). A renda deste evento será revertida para a Catedral Cristo Rei. (A efetivação deste evento fica sujeito à liberação pelos órgãos competentes em razão da pandemia da Covis-19);
  6. 04 a 11 de outubro de 2021 – Elaboração e exposição da “linha do tempo”, contando a história da Arquidiocese, da nossa Paróquia e da comunidade Nossa Senhora Aparecida com apresentação de fotos, vídeos e outros materiais existentes;

 

Informações:

Endereço: Praça Leonardo Gutierrez, 125 – Gutierrez

Cidade: BELO HORIZONTE

Estado: MINAS GERAIS

CEP: 30441-090

Telefone: (31)3334-1188

Fax: (31)3334-1188

14  de fevereiro: Acendimento da vela comemorativa do Ano Jubilar

07 de março: Todo primeiro domingo do mês (domingo da Solidariedade) serão realizadas arrecadações de donativos (alimentos roupas, material de higiene pessoal) para as obras sociais, parceiras da comunidade paroquial.

1 a 13 de junho: Festa de Santo Antônio associada ao Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

  • Arrecadação de 156 cestas básicas, referente aos 100 anos de caminhada da Arquidiocese  e aos 56 anos de criação da Paróquia Santo Antônio.
  • Homenagem, por meio de galerias de fotos do bispo e arcebispo da arquidiocese aos párocos que construíram a história arquidiocesana e paroquial ate os dias de hoje.

14 de novembro: celebrar o dia Mundial dos Pobres sob a perspectiva do jubileu, envolvendo a Pastoral da Paróquia.

17 de abril de 2022: Celebração Eucarística de encerramento, sendo iniciada com uma caminhada partindo do Palácio Episcopal Cristo Rei até a matriz.

 

Informações

Endereço: Rua Pernambuco, 840 – Funcionários

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 30130-151

Telefone: (31)3261-5622 / 3261-6160

Fax: (31)3261-7909

11 de Fevereiro de 2021
19h – Missa de abertura do Ano Jubilar na comunidade São Dimas.

• Todas as quartas-feiras, às 18h, na comunidade São Judas Tadeu e Nossa Senhora das Graças, adoração pelo Ano Jubilar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

21 de Fevereiro de 2021
08h – Terço pelo Ano Jubilar na comunidade São Francisco de Assis e Nossa Senhora de Fátima.

13 de Março de 2021
Publicação nas redes sociais, pela Pastoral de Comunicação da Paróquia São Dimas, de testemunho dos leigos e leigas da Paróquia São Dimas sobre a evangelização nos 100 de Arquidiocese de Belo Horizonte.

Informações:
Endereço: Rua Maria de Deus, 630 – Serrano – Belo Horizonte∕MG
CEP: 30882-620
Telefone: (31)3476-4368

 

 

17 de Abril de 2021

Celebração Eucarística pelo Ano Jubilar Centenário na Novena de Santo Expedito

 

16 de Agosto de 2021

Vivência do Ano Jubilar Centenário durante a Celebração Eucarística que recorda a Natalidade de São João Bosco

 

10 de Outubro de 2021

Celebração do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte durante Missa  e Novena dedicadas a Nossa Senhora Aparecida

 

31 de Dezembro de 2021

Celebração do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte durante Missa pelo aniversário da Paróquia – 69 anos.

Informações:

Endereço: Av. Ivaí, 1283 – Dom Bosco

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 30850-000

Telefone: (31)3417-6634

Fax: (31)3417-6634

Programação:

Comunidade Matriz

Celebrações do ano centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto das festividades de cada dia a seguir:

27 de fevereiro de 2021 – Festividade de São Gabriel

19 de março de 2021 – Festividade de São José

12 de outubro de 2021 – Festividade de Nossa Senhora Aparecida

08 de dezembro de 2021 – Festividade de Nossa Senhora Imaculada Conceição

 

Comunidade Santo Expedito

19 de abril de 2021 – Celebrações do ano centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festividade de Santo Expedito.

  

Comunidade Nossa Senhora de Fátima

13 de maio de 2021 Celebrações do ano centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festividade de Nossa Senhora de Fátima

 

Comunidade São Pedro

29 de junho de 2021 – Celebrações do ano centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festividade de São Pedro

 

Comunidade São Lourenço

10 de agosto de 2021 – Celebrações do ano centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festividade de São Lourenço.

 

Comunidade São Vicente

27 de setembro de 2021 Celebrações do ano centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festividade de São Vicente de Paulo

 

Comunidade Cristo Filho de Deus vivo

21 de novembro de 2021Celebrações do ano centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festividade de Cristo Rei

 

Comunidade Menino Jesus de Praga

25 de dezembro de 2021 – Celebrações do ano centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festividade de Cristo Rei Festividade do Menino Jesus

 

Informações:

Endereço: Rua Maurílio Gomes Silveira, 826 – Milionários

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 30620-110

Telefone: (31)3383-8272

 Fax: (31)3383-8272

Endereço: Rua Oliveira Fortes, 25 – Aarão Reis

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 31814-320

Telefone: (31)3445-2777 / 3433-0323

 

PROGRAMAÇÃO:

04/02/21

19h30 – Celebração Eucarística de envio da Paróquia São Domingos de Gusmão para criação da nova Comunidade São José Operário. (Neste dia é com grande alegria que a paróquia São José Operário – Aarão Reis,  Forania São José, vai doar uma imagem do padroeiro que deverá peregrinar por toda região da paróquia São Domingos de Gusmão até a criação da nova comunidade).

19/03/21 – Festa de São José

Na festa de São José será celebrado o Tríduo nos dias 16,17 e 18 de março/2021 com um momento de Adoração ao Santíssimo, encerrando com a Celebração Eucarística no dia 19/03/21 às 19h30.

01/05/21

Festa de São José Operário – Padroeiro da paróquia.

A festa do padroeiro será celebrada a nível forâneo, com a participação de todas as paróquias da forania. Teremos o tríduo de São José Operário nos dias 28, 29 e 30 de abril/2021, e no dia 01 de maio/2021 Celebração Eucarística às 19h.

A Paróquia de São Sebastião do Barro Preto celebra o Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte conforme o modelo seguinte:

 

  1. Homenagem ao Povo de Deus que viveu entre dificuldades e vitórias, sua fé e seu testemunho cristão nesta cidade desde a fundação da Arquidiocese de Belo Horizonte até os dias de hoje. São rostos conhecidos e desconhecidos, de todas as cores e classes sociais em que neles brilha o rosto do Senhor vivo e ressuscitado.

 

  1. Os nomes escolhidos, por referências pessoais e indicados por outros para serem lembrados e celebrados, representam todos os demais leigos e leigas nas várias áreas de atividade, serviço e testemunho do evangelho. Entre estes há, ainda vivos, muitos homens e mulheres cristãos que também se dedicam à construção do Reino de Deus no mundo da política. Alguns dos homenageados são mais ligados à instituição e outros menos, mas todos testemunharam ou testemunham sua fé cristã no mundo através das várias atividades que serviram ou servem para a construção aqui e agora do Reino de Deus.

 

  1. Após o lançamento do Ano Jubilar, a ser realizado no dia 11 de fevereiro de 2021, durante a Missa Dominical, será anunciado todos os nomes dos homenageados e suas áreas de atuação. A cada mês, a Paróquia dará destaque para um dos homenageados e atividades pertinentes serão promovidas pela paróquia.

 

  1. O esquema será sempre o mesmo:

– Na Missa solene e transmitida de alguns domingos de cada mês, antes da homilia, lê-se o nome e a biografia do homenageado e sua relação com o crescimento da vida cristã e do Reino de Deus na nossa cidade.

 

– Durante o mês, serão realizadas atividades pastorais relativas às áreas de atuação do homenageado, renovando e desenvolvendo, desta forma, a pastoral paroquial em várias direções. Um programa semelhante ao de um Ano Santo.

 

NOMES DOS QUE REPRESENTAM O POVO DE DEUS NAS SUAS VÁRIAS ATUAÇÕES

Os leigos, Povo de Deus, serão homenageados através dos seguintes nomes e áreas de atuação:

  1. Educação: Gamaliel Herval,
  2. Educação: Eustáquio Afonso Araújo.
  3. Saúde: João Batista Resende Alvez (in memoriam).
  4. Visão humanista: Tarcísio Amorim.
  5. Sistemas de acolhimento e secretarias: Áuria Falchetto.
  6. Liturgia e cerimônias: José Francisco Alves (Chicão).
  7. Trabalhadores cristãos anônimos: Milton Jardim.
  8. Comunicação e Jornalismo: J.D. Vital.
  9. Empresariado: Rui Araújo.
  10. Cultura: Ângela Gutierrez.
  11. Idealismo cristão: Hilton Rocha (in memoriam).
  12. Formação Catequética e Teológica: Adélio Damasceno Duarte.
  13. Artes plásticas: Hélio Faria.
  14. Justiça e Direito: Des. Hélio Costa (in memoriam).
  15. Fundação D. Cabral: Emerson de Almeida.
  16. Fé e Política: Antônio Aleixo (in memoriam), Maurício Aleixo e        familiares.
  17. Benfeitor da Paróquia: Laurindo Manganelli (in memoriam)
  18. Sociedade São Vicente de Paula: Jairo Azevedo.

 

Calendário das Atividades

07 de fevereiro de 2021 – V Domingo do Tempo Comum – Crisma

Lançamento do Projeto do Centenário na Paróquia de São Sebastião em todas as Missas. No final da Missa será lido o projeto e os nomes dos que serão homenageados e as respectivas atividades.

 

11 de fevereiro – Dia da Criação da Arquidiocese

19h30: Primeira Assembleia Paroquial anual sobre o tema apresentando a História da Arquidiocese e o Projeto do Ano da Arquidiocese na Paróquia. Inclui-se a possibilidade de a Assembleia acrescentar outros eventos durante o período. (Assembleia condicionada à situação da Pandemia).

 

14 de fevereiro de 2021 – VI Domingo do Tempo Comum

Homenageado: José Francisco Alves, o Chicão

Responsável pela logística das grandes celebrações da Arquidiocese.

Atividades: Reunião, em data a ser agendada durante o mês de fevereiro com todos os servidores da paróquia valorizando o trabalho dos coordenadores de liturgia, senhoras que cuidam da limpeza das alfaias e dos vasos sagrados, organizadores e a criação do grupo das “Formiguinhas de São Sebastião”. Além das instruções práticas elas se reunirão quatro vezes ao ano para a formação e o significado das coisas dedicadas ao culto.

 

17 de fevereiro de 2021 – Quarta-Feira de Cinzas

Abertura da Quaresma Grande Liturgia Penitencial

 

7 de março de 2021 – III Domingo da Quaresma

Homenageado: Dr. João Batista Resende Alvez (in memoriam)

Dr. João Batista criou o Corpo de Voluntários e liderou médicos residentes para a criação de um hospital oncológico, Hospital Mário Pena, que se tornou referência nacional. Ao Corpo de Voluntários uniu-se o Corpo de Voluntárias presidido pela Sra. Terezinha Simões.

Atividades: Reativação da Pastoral da Saúde paralisada durante o ano de 2020 por causa da pandemia. Preparação e Investidura dos Ministros da Comunhão e da Pastoral da Saúde, pastoral prioritária da Paróquia. Aprimoramento do serviço oferecido pela Farmácia São Sebastião que atende os pobres de toda cidade com a distribuição gratuita de medicamentos por uma equipe de voluntários farmacêuticos.

 

4 de abril de 2021 – Domingo da Páscoa na Ressurreição do Senhor

Homenageado: Dr. Hilton Rocha (in memoriam)

Privilegiou os pobres na fundação do Instituto Hilton Rocha, por ele carinhosamente chamado de “menina de ouro”. Tratava com igual dignidade e carinho o rico e o pobre. Páscoa de Luz e de Vida.

Atividades: Visita a ser agendada ao Instituto São Rafael na Av. Augusto de Lima e uma celebração ecumênica.

 

18 de abril de 2021 – III Domingo da Páscoa

Homenageado: Emerson de Almeida da Fundação D. Cabral

Atividades: Visita à sede da Fundação dos Conselhos Paroquiais com agenda programada para conhecer seu ideário e sua história.

 

2 de maio de 2021 – V Domingo da Páscoa

Homenageada: Sra. Ângela Gutierrez

Patrona das artes e da cultura de Minas Gerais, em especial a arte religiosa do barroco mineiro.

Atividades: Valorização das mulheres na vida e na direção das comunidades cristãs. Uma assembleia de mulheres e a criação de um fórum permanente com organização e reuniões para dialogar sobre a presença das mulheres na paróquia.

 

16 de maio – Solenidade da Ascensão do Senhor

Homenageado: Laurindo Manganelli (in memoriam)

Empresário e benfeitor da Paróquia.

Atividades: Serão explicadas todas as obras da reforma interna da Igreja, os vitrais e as pinturas patrocinadas pelo Laurindo.

 

6 de junho de 2021 – X Domingo do Tempo Comum

Homenageado: Adélio Damasceno Duarte

Perito em catequese, liturgia e ritualidade eclesiástica.

Atividades: 19h30: Segunda Assembleia paroquial anual informativa sobre as estruturas da Arquidiocese incluindo sua história, seus bispos e arcebispos, os ganhos e as perdas, e sua natureza teológica.

 

20 de junho de 2021 – XII Domingo do Tempo Comum

Homenageado: Rui Araújo

Família toda ligada à Igreja. Seus empreendimentos deixaram marcas na nossa cidade. Missa com presença da família.

 

4 de julho de 2021 – Solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo

Homenageado: J. D. Vital

Ex seminarista e com livros publicados sobre a hierarquia da Igreja, membro de várias organizações sociais e assistenciais.

Atividades: Filme no salão Paroquial sobre o Papa. A escolher o melhor filme disponível. Divulgação e venda de livros do autor sobre a Igreja.

 

18 de julho de 2021 – XVI Domingo do Tempo Comum

Homenageado: Jairo Azevedo e a Sociedade São Vicente de Paulo.

Atividades: Na oportunidade haverá um relato das obras da SSVP em Belo Horizonte

 

1 de agosto de 2021 – XVIII Domingo do Tempo Comum

Homenageado: Prof. Tarcísio Amorim

Dedicou a ajudar na formação humana dos seminaristas.

Atividades: Visita programada da Paróquia (representantes) ao Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus para um encontro fraterno com os seminaristas.

 

15 de agosto de 2021 – Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Homenageada Família de Antônio Aleixo (in memoriam)

Atividades: Visitar e conhecer as Fundações de Assistência da Família como a Casa do Pequeno Jornaleiro.

 

5 de setembro de 2021 – XXIII Domingo do Tempo Comum

Homenageado: Hélio Faria – artista plástico.

Atividades: Exposição no salão Paroquial de fotos do acervo cultural e artístico da Arquidiocese de Belo Horizonte recolhidas em vários lugares onde houver permissão de fotografar.

 

3 de outubro de 2021 – XXVII Domingo do Tempo Comum

Homenageada: Áuria Falchetto

Durante anos intermediou a relação entre fiéis e clero com as autoridades da Arquidiocese de forma respeitosa.

Atividades: Curso de aperfeiçoamento para acolhida das pessoas na secretaria, na sacristia e demais situações de contato dos fiéis com a Paróquia.

 

7 de novembro de 2021 – Solenidade de Todos os Santos

Homenageado: Prof. Raimundo Cândido (in memoriam)

Presidente da OAB e defensor dos pobres dando-lhes a possibilidade de acesso ao direito e à justiça. Poderia ser canonizado pela sua vida cristã modelar.

Atividades: Visita do Pároco ao Fórum com uma agenda a ser programada conjuntamente com a diretoria: bênção ou celebração.

 

5 de dezembro de 2021 – II Domingo do Advento ano C

Homenageados: Professores Gamaliel Herval, Eustáquio Afonso Araújo

Exerceram o cargo de Reitores da PUC e líderes da Igreja em Belo Horizonte.

Atividades: Visita do Pároco à Escola Estadual Caetano Azeredo e, se possível, às faculdades do território paroquial.

 

02 de janeiro de 2022 – Solenidade da Epifania do Senhor

Homenageado: Desembargador Hélio Costa (in memoriam).

Atividades: Uma celebração modesta com alguns membros do Ministério Público que participam da Paróquia em horário e dia a ser combinado, desde que seja antes de fevereiro de 2022.

 

06 de fevereiro de 2022 – V Domingo do Tempo Comum

Missa solene com a possibilidade da presença dos homenageados vivos e seus familiares para uma celebração solene de encerramento extensivo aos familiares dos homenageados falecidos.

 

11 de fevereiro de 2022 – Encerramento do Ano da Arquidiocese.

19h30: última Assembleia Paroquial festiva de Encerramento do Ano Jubilar da Arquidiocese na Paróquia com celebração e confraternização.

 

O encerramento em 22 de abril de 2022 será em comunhão com a Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Informações:

Endereço: Rua Paracatu, 460 – Barro Preto – Belo Horizonte/MG

CEP: 30180-090

Telefone: (31)3295-3741

Fax: (31)3295-3741

Celebrando o Jubileu

A Arquidiocese de Belo Horizonte está em festa pela celebração do Jubileu de 100 anos de vida. Que alegria para cada um de nós vivenciar esse momento, podendo dizer em verdade “faço parte” da mesma história!

 

A Paróquia de São Sebastião da Betânia, tendo sido criada em 1973, tem a graça de fazer parte da Igreja Viva que está em Belo Horizonte. Com o mesmo espírito que guiou o padroeiro mártir Sebastião, os paroquianos desde sempre deram testemunho de fé encarnada diante dos desafios, esperança robusta nos momentos de dificuldade e caridade sem medida para com os necessitados. A Paróquia mantém bom relacionamento com as paróquias vizinhas, inclusive a de onde nasceu e a que dela recebeu origem.

 

Queremos celebrar o Jubileu da Arquidiocese da qual fazemos parte e com a qual mantemos estreita comunhão em todas as iniciativas em todos esses anos. Gratidão é um sentimento permanente nos nossos fiéis por sermos objeto de primoroso cuidado pastoral.

 

Justamente graças à acolhida do bom Pastor, Dom João Rezende Costa, há 35 anos, a Paróquia é acompanhada por uma comunidade de missionários, que sinalizou para a importância de ter um coração aberto ao mundo. Nestes anos do pós-Concílio Vaticano II, a comunhão e a missão têm sido a “bússola” da Paróquia e a contribuição específica que ela tem dado a Arquidiocese, tentando sempre Construir a Esperança e se comprometendo a Proclamar a Palavraoportuna e inoportunamente”. De fato, um dos momentos marcantes da Arquidiocese, enquanto experiência da missionariedade própria da Igreja, foi o COMLA V, quando Belo Horizonte acolheu missionários, sacerdotes, consagrados, leigos e leigas de vários países da América Latina. Nossa Paróquia teve a alegria de estar tanto na linha de frente como nos bastidores da realização do evento e foi uma celebração de fé e de alegria do discipulado missionário na Arquidiocese como um todo.

 

Assim, neste Ano Jubilar, gostaríamos de viver cada evento e atividade celebrativa,  à luz da Missão com aquela “fraternidade universal e amizade social” às quais nos convida o Papa Francisco e tendo por estilo de vida a abertura a todos e o “diálogo como um compromisso de amor”.

 

A partir dessa premissa, segue, então, a programação da agenda paroquial de São Sebastião da Betânia para o ano de 2021.

 

Todas as festas paroquiais de 2021 terão ênfase no Centenário.

A nossa Paróquia de São Sebastião abre as comemorações do centenário da Arquidiocese no dia 11 de fevereiro com a celebração da “Missa do Centenário da ABH”, às 19h30, precedida pelo terço às 19h, dedicado à nossa querida Arquidiocese em agradecimento por todas as bênçãos recebidas nestes 100 anos e pela presença fiel e acolhedora neste tempo.

 

No mês de maio, a Paróquia abre a preparação rumo ao seu Jubileu de Ouro, em 2023, com a Missa de instituição da pedra fundamental da construção da nova igreja, no dia primeiro. Por ser um dia tão especial para nós, celebraremos a abertura de nossas comemorações agradecendo também pela presença da Arquidiocese que sempre nos acompanhou com carinho e apoiou essa bela caminhada até aqui.

 

Em agosto, mês da padroeira de BH, dedicaremos a Missa da primeira sexta-feira, às 19h30, e a Adoração Jovem, às 23h, para agradecer à Nossa Senhora da Boa Viagem pela fiel intercessão e inspiração nesse percurso arquidiocesano de um século sob seu olhar maternal.

 

Fechando as comemorações seculares do arcebispado de BH, no dia oito de dezembro, às 19h30, entregando à Nossa Senhora todo o caminho percorrido até o presente momento. Intercederemos pelos passos que daremos de agora em diante pedindo que Maria seja presença constante e materna, que nos ensine a permanecer de pé diante das cruzes que surgirem na caminhada, que a fé e alegria sejam nossas companheiras rotineiras, que fortaleça os seus filhos promotores da evangelização e desperte mais servos para nossa messe.

 

Síntese dos eventos:

11 de fevereiro de 2021

19h – terço

19h30 – Missa de abertura do Ano Jubilar

 

1° de maio de 2021

18h – terço

18h30 – Agradecimento pelo caminho dos 100 anos da Arquidiocese durante Missa de abertura Jubileu de Ouro da Paróquia

 

06 de agosto de 2021

Dia de adoração em agradecimento pelo jubileu da Arquidiocese de Belo Horizonte

19h – terço

19h30 – missa em ação de graças a Nossa Senhora da Boa Viagem

 

08 de dezembro de 2021

19h – terço

19h30 – missa – entrega a Maria do caminho percorrido com Cristo nosso Rei.

 

PASCOM, a equipe:

  • Registrará os eventos realizados na paróquia para dar visibilidade ao Jubileu;
  • Estará atenta às postagens do Site da Arquidiocese para promover e lembrar no site paroquial os 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Informações: 

Endereço: R. Úrsula Paulino, 1555 – Betânia

Cidade: Belo Horizonte

Estado: Minas Gerais

CEP: 30580-002

Telefone: (31)3383-1996

Fax: (31)3383-3244

Fevereiro

– Celebração de 14/02, em consonância com o dia 11/02, dia da abertura das festividades Ano Jubilar do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

– Encontro restrito com lideranças das CEBs

– No contexto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Abertura da Campanha da Fraternidade

 

Março

27/03 – Festa de Acies

28/03 – Ramos

 

Abril

02/04 – Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte  no contexto da Paixão de Cristo

 

Maio

09/05 – Dia das Mães

23/05 – Congresso Legião de Maria

23/05 – Pentecostes

 

Junho

03/06 – Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte  no contexto do Corpus Christi

 

Agosto

– Celebração do Ano Jubilar no contexto do Celebrações em honra dos padroeiros (São Tarcísio  e São Maximiliano)

– 05/08 com Encerramento dia 13/08 – Abertura Novena de São Tarcísio e São Maximiliano

– 08/08 – Dia dos Pais

 

Setembro

07/09 – 19h30 – Aniversário do centenário da Legião de Maria

24/09 – Salão Paroquial – Retiro da Cúria Santa Maria Mãe de Deus

 

Outubro

– 12/10 – Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto do dia de Nossa Senhora Aparecida

– Festejos de Nossa Senhora do Rosário

 

Novembro

– 02/11 – Finados

– Celebração e encontro do Terço dos Homens – 1º Domingo

– Celebração do dia dos pobres – 3º Domingo

– Grupo de Oração Tarde de Louvor – 4º domingo

 

Dezembro

08/12 – Celebração do Ano Jubilar no contexto do dia de Imaculada Conceição

– Novena de Natal

 

Informações:

Endereço: Rua Alexandre Mathias Alves, 146 – Nova Cintra

Cidade: BELO HORIZONTE

Estado: MINAS GERAIS

CEP: 30516-340

Telefone: (31)3374-8971

Fax: (31)3312-1506

 

Cronograma Ano Jubilar – Centenário da Arquidiocese

11/02/2021

19h30 – Abertura Paroquial do Ano Jubilar – Celebração e benção do Enfermo

Breve história da Arquidiocese.

Local: Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 

1ª sexta-feira do mês de março 2021 a abril 2022 – (19h30)

Espiritualidade com as famílias, benção da família, oração em favor da Arquidiocese.

 

Maio 2021

Por ocasião do 19º aniversário de criação da Paróquia recordaremos o Ano Jubilar na esteira da Evangelização Proclamar a Palavra em cada uma das Comunidades.

 

Festa dos Padroeiros nas Comunidades 2021

Recordaremos a história da Arquidiocese, no contexto da história da Comunidade.

Na oportunidade realizaremos almoços e promoções para melhoria da infraestrutura física das comunidades para o melhor serviço.

 

22/04/2022

19h30 – Encerramento do Ano Jubilar

Memória festiva dos acontecimentos do Ano Jubilar.

Local: Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

 

Informações:

Endereço: Praça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, s/nº – Bom Retiro

Cidade: Betim

Estado: Minas Gerais

CEP: 32606-524

Telefone: (31)97142-8112

Programação para o Ano Jubilar:

27 de Fevereiro de 2021

29 de Agosto de 2021

31 de Outubro de 2021

11 de Fevereiro de 2022

22 de Abril de 2022

 

Informações:

Endereço: Praça José Ribeiro de Almeida, 60 – Vargem Alegre

Cidade: Bonfim∕MG

CEP: 35521-000

Telefone: (31)3576-2021

CENTENÁRIO DA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

2021 – 2022

 

AÇÕES

– Criação e organização do Colegiado do Cuidado Social (SSVP, Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde) visando impulsionar as ações de cuidado e promoção social dos mais necessitados, integrando as atividades já realizadas ao calendário paroquial – até julho de 2021;

 

– No dia 11/Fev/2021 realizaremos Adoração ao Santíssimo, às 15h, marcando o início do Centenário, uma vez que estamos na Pandemia e não será possível todos estarem na Catedral Cristo Rei;

 

– Todas as primeiras quintas-feiras de fev/2021 a abr/2022 – Adoração ao Santíssimo (cada mês em uma das sete comunidades) na intenção do Ano Jubilar da Arquidiocese de BH;

 

– Publicações mensais nas redes sociais (instagram, whatsapp e facebook) sobre a história da Arquidiocese de Belo Horizonte;

 

– Alguns dias Semana Santa (Domingo de Ramos, Segunda/Terça e Quarta-feira Santa) em conjunto com as demais Paróquias de Caeté (NS Bom Sucesso e São Francisco), reforçando a unidade da Arquidiocese e dando destaque ao Ano Jubilar;

 

– Festas dos Padroeiros: incluiremos como temática das novenas e festas o Ano Jubilar e a contribuição dos fiéis leigos (passado, presente e futuro) na história da Arquidiocese. Assim, por meio da Pascom, recolheremos e produziremos três testemunhos por comunidade sobre o sentido de pertença a Igreja, sobretudo da Paróquia São João Paulo e Arquidiocese de BH.

 

Maio/2021- Festa do Divino Espírito Santo

Junho/2021- Festa de Santo Antônio (Deschamps)

Junho/2021- Festa de Santo Antônio (Rancho Novo)

Agosto/2021- Festa N.Sra Mãe Rainha

Outubro/2021- Festa de São Judas Tadeu

Novembro/2021 – Festa de Nossa Senhora das Graças

Dezembro/2021 – Festa de Nossa Senhora da Conceição

Janeiro/2022 – Festa de São João Paulo II e 06 anos de Criação da Paróquia

 

– Setembro/2021: Peregrinação da Paróquia à Catedral Cristo Rei e participação da Santa Missa;

– Janeiro/2022: Festa do padroeiro São João Paulo II como conclusão a nível paroquial do Centenário. Daremos ênfase a todas as obras de melhorias nas Igrejas da Paróquia como fruto do trabalho de tantos corações e mãos generosas.

– Fevereiro/2022: Peregrinação da Paróquia ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (Caeté/MG).

 

Informações:

Endereço: Rua Joaquim Gonçalves de Barros, 411 – Bonsucesso

Cidade: CAETE

Estado: MINAS GERAIS

CEP: 34.800.00

Telefone: (31)3651-7447

 

Como programação ao Ano Jubilar – 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, a Paróquia Jesus Operário, constituída por 12 comunidades de fé, irá abordar o tema “Evangelização Missionária, um novo tempo, ‘Cem anos proclamando a Palavra de Deus’ com a nossa Arquidiocese de Belo Horizonte”, em todas as festa dos padroeiros, começando em março com a festa de São José, no dia 19/03/2021.

 

Informações:

 

Endereço: Rua Refinaria Duque de Caxias, 161 – Petrolândia

Cidade: Contagem

Estado: Minas Gerais

CEP: 32072-170

Telefone: (31)3397-9275

Fax: (31)3397-9275

 

 

Fevereiro

11/02/2021 – ABERTURA DO ANO JUBILAR – Dia Mundial do Enfermo

– Fixação de banners no interior da Igreja informando sobre o ano comemorativo.

-Equipes de música irão projetar nos slides iniciais de cada celebração o cartaz do ano do centenário.

– Citação no sentido litúrgico, bem como nas preces (ao longo do ano em um dos domingos).

– Durante o mês de fevereiro, como marco inicial mostraremos ao final das celebrações um breve vídeo sobre o ano comemorativo.

– Todo dia 27 de cada mês na Adoração ao Santíssimo Sacramento, quando celebramos o dia de nossa Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, faremos adoração (mínimo de pessoas) em preparação para o Ano do Centenário.

 

Março

-Abertura da Campanha da Fraternidade 2021- tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”. E como lema o trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª).

-Encontros semanais online em paralelo com estudos catequéticos sobre a Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Belo Horizonte.

– Via Sacra meditando com as dores de Nossa Senhora da Piedade: Padroeira da Arquidiocese.

 

19/03/2021- sexta-feira – Dia de São José (Benção das carteiras de trabalho).

-Criaremos uma campanha de incentivo ás famílias para rezarem o terço, uma vez por semana, pelo Ano Jubilar, lembrando também que estamos no ano dedicado a São José, o protetor das famílias.

 

Abril

01/04/2021 – Ceia do Senhor

-Se houver o lava pés, convidaremos profissionais de saúde e outros profissionais que estão na linha de frente do combate ao COVID-19.

– Tempo comum – Promover encontros quinzenais online em paralelo as pesquisas sobre Os Círculos Bíblicos dentro da Arquidiocese (origem e abrangências) e encontro de formação para líderes dos grupos de Círculos Bíblicos.

 

Maio

20/05/2021 – Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem

Convite para os profissionais de saúde da comunidade para uma benção.

 

Junho

 03/06/2021 – Corpus Christie

– Organizaremos tapetes com tema para o Ano Jubilar.

 

18/06/2021 a 27/06/2021 – Comemoração do Ano Jubilar dentro da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 

Agosto

 15/08/2021 – Assunção de Nossa Senhora.

– Um domingo por mês, antes da Santa Missa transmitida, rezaremos o terço Mariano em preparação para o ano do centenário.

 

Setembro

27/09/2021 – Dia de São Vicente de Paulo

-Promoveremos uma campanha da caridade com a participação dos vicentinos da Paróquia.

 

Outubro

03/10/2021 a 12/10/2021

Abordagem do Ano Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte durante as Novenas de Nossa Senhora Aparecida e São Francisco

 

Novembro

02/11/2021 – Dia de Finados- Celebração em memória aos falecidos vítimas do COVID-19.

– Se for possível (devido à pandemia) também no segundo semestre de 2021, promoveremos a assembleia anual dos Grupos de Círculos Bíblicos da Paróquia presencial. Haverá reflexões, dinâmicas e teatro sobre a caminhada da Arquidiocese neste centenário.

– Ênfase na espiritualidade do Ano Jubilar da Arquidiocese na liturgia das missas online nas famílias dos grupos de Círculos Bíblicos. Ex: cantos, orações e preces.

 

Dezembro

– Aprofundaremos o conhecimento sobre os trabalhos sociais e espirituais da Arquidiocese neste tempo Natalino.

 29/11/2021 a 08/12/2021 – Novena de Nossa Senhora Imaculada Conceição – Trabalharemos o ano do centenário nessa data comemorativa da Paróquia.

Observações: Caso estes eventos não possam ser realizados presencialmente seguiremos apenas com as atividades online já citadas anteriormente.

 

As missas serão transmitidas pelas redes sociais da Paróquia.

 

Informações:

Endereço: Av. Água Branca, 283 – Água Branca

Cidade: Contagem

Estado: Minas Gerais

CEP: 32371-190

Telefone: (31)3353-1699 / 3394-8408

Fax: (31)3394-8408

A paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Contagem, vivendo o caminho do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, quer fazer este caminho na unidade e seguindo a proposta da VI Assembleia do Povo de Deus, reforçamos este pedido, de que a paróquia deve ser a casa da palavra, casa do pão, casa da partilha e casa da missão.

Neste sentido, pensamos juntamente com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP), envolvendo todas as comunidades, que se possível, ou seja, caso não existam restrições ou ainda de acordo com os protocolos sanitários que garantem a segurança de todos e todas, diante da pandemia da Covid-19, durante a festa dos padroeiros de nossa Paróquia que se inicia em maio com a festa de Nossa Senhora de Fátima, seguindo com todos os outros, fazer memória deste centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, uma memória pascal, litúrgica e celebrativa, que mostre, aponte para a comunidade de fé, esta comunhão com a Arquidiocese neste Ano Jubilar.

A Comunidade Quilombola dos Arturos, criada no século 19 e um dos mais importantes símbolos de resistência da cultura negra em Minas Gerais, se propôs e está aberta a se integrar nas comemorações deste Ano Jubilar em que celebramos o centenário de nossa Arquidiocese, colocando-se a disposição para que alguns eventos sejam realizados em nossa paróquia e também em outros espaços da Arquidiocese, especialmente na Catedral Cristo Rei.

A Paróquia manifesta ainda seu desejo em celebrar na Catedral Cristo Rei, por ocasião da festa de sua padroeira Nossa Senhora do Rosário, que ocorre em outubro, envolvendo todas as suas comunidades e pastorais, marcando assim, sua participação neste centenário.

Durante o Ano Jubilar, em que celebramos este centenário, foi sugerido que sejam criados momentos expositivos de fotos e objetos que fazem parte da caminhada da Arquidiocese de Belo Horizonte, permitindo que os fiéis possam contemplar esta memória.

Desejamos ainda, intensificar a formação de novos ministros e ministras da Eucaristia, e desenvolver encontros com candidatos e candidatas ao ministério da Palavra, para que recebam a digna e devida preparação para a investidura.

Pretendemos retomar o espaço de contemplação dos retiros, envolvendo cada uma de nossas pastorais e colaboradores, especialmente na catequese com envolvimento dos pais, uma experiência que se demonstrou ser muito rica em nossa comunidade de fé.

A paróquia Nossa Senhora do Rosário, deseja celebrar fazendo comunhão com as demais paróquias da forania São Gonçalo e da Região Episcopal neste Ano Jubilar, promovendo um trabalho que expresse comunitariamente e visivelmente o real sentido de forania.

 

Informações:

Endereço: Rua Cristovão Macedo, 578 – Alvorada

Cidade: Contagem

Estado: Minas Gerais

CEP: 32042-210

Telefone: (31)3353-6969

JUBILEU ARQUIDIOCESE NA DIMENSÃO DO CUIDADO

11/02/2021 

Participar das celebrações nas redes sociais (TV horizonte, Facebook, Instagram)

13/02/2021 

Abertura – Momento de Espiritualidade com os coordenadores de pastorais e comunidades

14/02/2021 

Celebração de Abertura Ano Jubilar em todas as comunidades

05 a 07/08/2021

Celebração do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto do Tríduo do Padroeiro São Domingos

08/08/2021

Festa do Padroeiro á luz do Ano Jubilar

* Incentivar o conhecimento da História da Arquidiocese por meio das redes sociais e nas acolhidas das comunidades;

*Aprofundar e praticar a temática do cuidado.

 

Mais Informações:

Endereço: Rua VL 5, 53 – Retiro / Nova Contagem

Cidade: CONTAGEM

Estado: MINAS GERAIS

CEP: 32050-320

Telefone: (31)3392-8282

Fax: (31)3392-8282

Oração do Centenário

Rezaremos, nas Celebrações Eucarísticas do dia 11 de cada mês, a Oração do Centenário na intenção da Arquidiocese de Belo Horizonte.

– Jubileu de Nossa Senhora das Dores

215° JUBILEU DE NOSSA SENHORA DAS DORES – Celebrando o Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

19 a 26 de março de 2021

TEMA: Com Maria, Mãe da Unidade, construindo a história de fé

PROGRAMAÇÃO:

19/03 – Sexta-feira

Solenidade de São José, esposo de Maria, o contexto do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Primeira dor: “Maria acolhe com fé a profecia de Simeão” (Lc 2,34-35)

Maria, Mãe da Unidade, inspira-nos a olhar com esperança e fé o desafio de vivermos numa sociedade marcada por tantos sinais de morte e sofrimento.

18h30 – Banda de Música da Guarda Municipal no adro da Igreja

19h – Abertura e Missa Solene (Transmissão ao vivo pelo Youtube)

____________________

20/03 – Sábado

Segunda Dor: “Maria foge para o Egito com Jesus e José” (Mt 2,13-14)

Maria, Mãe da Unidade, ensina-nos a acolher nossos irmãos refugiados.

18h – Missa (Transmitida ao vivo pelo Youtube)

20h – Recital em honra a Mãe das Dores

_____________________

21/03 – Domingo

Terceira Dor: “Maria e José procuram Jesus” (Lc 2,43-45)

Maria, Mãe da Unidade, consolai as famílias que sofrem com o desemprego e o desamparo da sociedade.

07h – Missa

09h – Missa

18h – Missa (Transmitida ao vivo pelo Youtube)

20h – Missa

____________________

22/03 – Segunda-feira

Quarta Dor: “Maria encontra-se com Jesus a caminho do calvário”. (Lc 23,26-27)

Maria, Mãe da Unidade, ajuda-nos a quebrar as barreiras que impedem os verdadeiros encontros.

19h – Missa (Transmitida ao vivo pelo Youtube)

____________________

23/03 – Terça-feira

Quinta Dor: “Maria junto à cruz de seu Filho”. (Jo 19,25-27)

Maria, Mãe da Unidade, ensina-nos a não nos afastarmos dos crucificados do tempo presente.

19h – Missa (Transmitida ao vivo pelo Youtube)

____________________

24/03 – Quarta-feira

Sexta Dor: “Maria acolhe em seu colo, Jesus deposto da cruz”. (Mc 15,43-46)

Maria, Mãe da Unidade, acolhe em teu colo os sofredores do tempo presente.

19h – Missa (Transmitida ao vivo pelo Youtube)

____________________

25/03 – Quinta-feira

Festa da Anunciação

Sétima Dor: “Maria deposita o corpo de Jesus no sepulcro” (Jo 19,40-42)

Maria, Mãe da Unidade, inspira-nos a superar o luto e a dor rumo a Cristo que é nossa paz.

19h – Missa (Transmitida ao vivo pelo Youtube)

____________________

26/03 – Sexta-feira

Jubileu de Nossa Senhora das Dores

 

Patrimônio Cultural Imaterial de Contagem – Lei n° 5.007 de 19 de julho de 2019

Feriado Municipal – Lei n° 3484 de 19/12/2001

Com Maria, Mãe da Unidade, somos convidados a proclamar a Palavra de esperança a serviço do povo de Deus.

7h – Missa

8h às 15h30 – Exposição da Imagem de Nossa Senhora das Dores no adro da Igreja para visitação e veneração dos fiéis.

16h – Missa

19h – Missa de Encerramento (Transmitida ao vivo pelo Youtube)

____________________

29 de abril – 167 anos da Paróquia São Gonçalo

 

18h45 – Te Deum e Missa

Transmissão pelo Youtube psgcontagem

 

– Exposição

Os passos da Paróquia São Gonçalo nos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte

A exposição acontecerá entre os dias 8 e 9 de janeiro de 2022. Desde suas origens, a Paróquia São Gonçalo vem contribuindo, de forma salutar, para a evangelização do povo de Deus da cidade de Contagem, um dos maiores municípios pertencentes à Arquidiocese.

Igreja Matriz do município e primeira Paróquia criada, carregamos conosco a história de fé, caminhos trilhados e passos dados rumo ao crescimento das tantas outras pequenas comunidades, capelas, igrejas e demais paróquias.

Pretendemos ilustrar, apresentar e registrar através de fotos, documentos e objetos sagrados todo o percurso que nossa comunidade traçou sob as orientações de Dom Antônio dos Santos Cabral até os dias atuais, com Dom Walmor Oliveira de Azevedo.

Somos um pequeno pedaço dessa grande colcha de retalhos, rica em diversidade, que a centenária Arquidiocese de Belo Horizonte é hoje, em sua grandiosa dimensão geográfica, social e evangelizadora.

Celebremos o Jubileu Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte!

Informações:

  • Endereço:Praça São Gonçalo, s/nº – Centro
  • Cidade:CONTAGEM
  • Estado:MINAS GERAIS
  • CEP:32017-730
  • Telefone:(31)3398-1504

PROGRAMAÇÃO ANO JUBILAR

Celebrações:

– Um domingo de cada mês, antes ou após missas, será apresentado história da Arquidiocese nas celebrações e nas redes sociais (teatros, vídeos, depoimentos, etc).

Eventos:

– Live musical.

– Com apresentações dos músicos das comunidades, transmitidas pelas lives, de músicas antigas e novas.

Espiritualidade:

– Dedicar o dia 15 de cada mês as celebrações em honra a Nossa Senhora da Piedade, com intenções pro populo.

Ação social e política mais efetiva:

– Formação de grupo para ação efetiva, com o objetivo de ajudar os mais necessitados da Paróquia, formando grupos de “padrinhos” para ajudarem nos casos mais difíceis como: construções de casas para sem tetos, fabriquetas, remédios especiais, etc.

Melhoria na infraestrutura do serviço evangelizador:

– Ativar efetivamente a Pascom com o apoio de todas as comunidades e Vilinha;

– Fortalecer as missões nas comunidades e Vilinha;

– Buscar a comunhão entre as comunidades, movimentos e pastorais.

Publicações:

– Pesquisar fatos, causos e outros acontecimentos da história da nossa Arquidiocese, envolvendo a nossa Paróquia, por meios de fotos, vídeos, entrevistas com as pessoas idôneas e documentos.

Uso dos recursos das redes sociais:

– Criar um site da paróquia para divulgação de eventos religiosos e sociais, conquistas, atividades pastorais e promoções.

– Utilizar mais dos meios sócias como: Facebook, Instagram, WhatsApp.

Acolhendo também suas oportunas sugestões:

– Incentivar a participação da Paróquia como outros órgãos na revitalização de áreas de reservas ecológicas já existente em nossa Paróquia.

 

Informações:

Endereço: Av. das Américas, 418 – Kennedy

Cidade: Contagem

Estado: Minas Gerais

CEP: 32145-000

Telefone: (31)3394-6168

Fax: (31)3394-6168

Todas as Festas Paroquiais de 2021 terão ênfase no Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

05/03/2021

Espiritualidade com as famílias/oração em favor da Arquidiocese.

04/04/2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Páscoa do Senhor.

01/05/2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festa de São José Operário.

22/05/2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festa da Padroeira Santa Quitéria.

15/09/2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festa de Nossa Senhora da Piedade.

12/10/2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festa de Nossa Senhora Aparecida.

27/11/2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festa de Nossa Senhora das Graças.

 

Durante Todo o ano, será dado um destaque aos 100 anos da Arquidiocese junto as Pastorais, Grupos e Movimentos.

A Paróquia Santa Quitéria com 188 anos tem uma grande alegria de fazer parte dessa história do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Informações:

Endereço: Praça Getúlio Vargas, 44 – Centro

Cidade: Esmeraldas

Estado: Minas Gerais

CEP: 35740-000

Telefone: (31)3538-1555

 

Programação:

 11/02/2021

Celebração em ação de graças aos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte  e em honra a Nossa Senhora de Lourdes.

No final da celebração Benção da Saúde.

 

* Todas as Quintas-feiras que antecedem a primeira sexta-feira do mês até Abril de 2022: momento de oração pela Arquidiocese de Belo Horizonte, adoração e espiritualidade.

 

18/06/2021

Celebração em Ação de Graças pelo Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto dos 34 anos de fundação da Paróquia Santa Efigênia de Nova Lima.

 

29/08/2021

Peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.

 

De 11/09/2021 a 21/09/2021

Celebração do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Novena e Festa de Santa Efigênia.

 

31/10/2021

Peregrinação Paroquial à Catedral Cristo Rei.

 

21/11/2021

Celebração do Ano Jubilar Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da solenidade de Cristo Rei do universo.

Festival de pastel (renda revestida em prol da construção da Catedral Cristo Rei).

 

05/12/2021

Retiro espiritual paroquial ao Convivium Emaús.

 

Ampla divulgação nas mídias sociais através da PASCOM sobre o Ano Jubilar do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Informações:

Endereço: Rua Paraná, 191 – Cristais

Cidade: Nova Lima

Estado: Minas Gerais

CEP: 34000-000

Telefone: (31)3541-7322

Fax: (31)8426-4264

29 de Agosto de 2021

19h – Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Missa Matriz São Sebastião com os representantes de cada comunidade.

Assunto: Ano Jubilar e 87 anos da Paróquia São Sebastião

 

15 de Novembro de 2021

Retiro para os catequistas

Assunto: Ano Jubilar

 

De agosto de 2021 a fevereiro de 2022.

Visita às famílias

Assunto: Ano Jubilar e incentivo às famílias a serem mais presentes nas celebrações e assuntos comunitários da cidade.

 

Informações:

Endereço: Praça Pe. João Habian, 57 – Centro

Cidade: Nova União

Estado: Minas Gerais

CEP: 34990-000

Telefone: (31)3685-1139

EXPOSIÇÃO DO SANTÍSSIMO todo dia 11 de cada Mês de 18h as 19h na Igreja Sagrada Família.

 

Todas as Sextas Feiras Adoração ao Santíssimo Sacramento: De 9h as 17h na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade.

 

11 de Fevereiro de 2021

19h – Missa – Abertura do Centenário na Capela de São Francisco de Assis – Comunidade Virassol.

 

Abril de 2021

02 de abril de 2021

5h – Via Sacra – em direção à Lage.

 

Maio de 2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto das Celebrações Eucarísticas com Coroações de Nossa Senhora

 

Junho de 2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festa do Sagrado Coração de Jesus

 

Agosto de 2021

Palestra: Tema: Conhecendo nossa Arquidiocese

 

Setembro de 2021

06 a 15 de setembro de 2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festa de Nossa Senhora da Piedade

Domingo de Setembro

Carreata com a Sagrada Escritura para marcar o mês da Bíblia

 

Outubro de 2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto do Terço das Crianças – uma vez por semana

 

Novembro e Dezembro de 2021

Campanha: Dê um Presente ao menino Jesus

(Gênero Alimentícios para os Pobres)

 

Janeiro de 2022

Leilão de São Sebastião em Beneficio da Construção da Catedral Cristo Rei

 

22 de Abril de 2022

Missa de Encerramento do Jubileu do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

**Passeio Ecológico com Celebração Penitencial (ainda não tem data)

 

Informações:

Endereço: Praça Pe. Pedro Thysen, 242 – Centro

Cidade: PIEDADE DOS GERAIS

Estado: MINAS GERAIS

CEP: 35526-000

Telefone: 98373-3933 (Whatsapp)

Fevereiro – 2021

Pastoral dos Enfermos

Durante o mês de fevereiro, serão realizadas chamadas de vídeo e orações individuais.

Nos outros meses, a Pastoral dos Enfermos atenderá de acordo com a demanda e orientação sanitária.

 

De fevereiro 2021 a abril de 2022

Pastoral Familiar.

3º sábado – 02/02/2021 -15/05/2021 – 21/08/2021 – 20/11/21.

Abordagem do tema Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte em café com as famílias indicadas pelo Padre.

A pastoral, coordenada por Ednilson e Marisa, fará visitas e buscará colaborar com as famílias realizando encontros e cafés periódicos de três em três meses.

 

A Pastoral do Dízimo acompanhará o trabalho desenvolvido, com a missão de dizimistas.

 

Março de 2021 – Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Semana Santa

 

Abril de 2021

Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística e Grupo de Oração Caminho Santo:

3º domingo de cada mês – No contexto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, apresentará uma igreja do município de Sabará e suas características.

 

Trabalho da dimensão cultural e religiosa das igrejas de Sabará, começando pela de Santa Lúcia até o centro histórico.

 

De abril a julho de 2021

 Pastoral da Liturgia

2º sábado de cada mês – o passo a passo do rito da missa.

Os tempos: comum, quaresma, páscoa, advento, natal e festas.

 

Maio de 2021

 Pastoral da Música e Louvor.

08.05.21 – Musical Mariano em maio

10.07.21 – Musical de Inverno em julho

12.12.21 – 11h – Musical da Padroeira

1312.21 – Visita à creche levando coral de música para as crianças.

24.04.21 – Musical Paroquial para celebrar os 100 anos da Arquidiocese.

 

Pastoral da Palavra – Projeto da Arquidiocese

Maio de 2021O grupo bíblico Emanuel fará um estudo sobre o cântico de Maria, no Magnificat.

Julho de 2021 – estudo sobre a oração do Pai Nosso.

Setembro de 2021 – mês da Bíblia – estudo da Carta aos Gálatas.

Visita às crianças no Hospital Infantil João Paulo II.

 

De maio de a abril de 2022 – Ministros Leitores e Pascom

Três momentos de espiritualidade:

1 – Mariano – maio 2021 – A vida de Maria. Neste encontro será criado um gesto concreto para a entrega no mês de abril de 2022 em uma celebração de encerramento das festividades dos 100 anos.

2 – Reciclagem – agosto 2021.  A Assunção.

3 – Encerramento – abril 2022 – Páscoa.

 

Serão gravados vídeos com pessoas da Paróquia falando sobre os 100 anos da Arquidiocese e de pessoas contando a história da Paróquia.

 

Junho de 2021

Apostolado da Oração

De 11 a 13 de junho de 2021:

Celebração do Ano Jubilar no contexto da Festa do Sagrado Coração voltada para o 2º Congresso Eucarístico Nacional que foi realizado na Arquidiocese de Belo Horizonte, com um tríduo e festa.

 

Julho de 2021

Grupo da Crisma – de julho a dezembro de 2021

4° domingo de cada mês: trabalho com pessoas de rua, abandonadas, pessoas com deficiência, com saúde mental comprometida e migrantes para compreender o serviço missionário neste sentido.

Serão promovidos encontros/lives sobre o assunto.

Também haverá rodas de conversas sobre o que é a PUC – MINAS.

 

Agosto de 2021

Catequese Infantil

De agosto a outubro de 2021.

Trabalho da historicidade da Arquidiocese nestes 100 anos, contextualizando os arcebispos, bispos auxiliares, padres da paróquia e seminaristas.

A hierarquia da igreja e como funciona (nossa Arquidiocese era diocese, depois Arquidiocese – bispo e arcebispo – o que é um cardeal da igreja).

 

CNBB – Dom Walmor Oliveira de Azevedo – Presidente – ensinar às crianças o que isso significa e como se tornar arcebispo e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

 

29/08/21 – A história da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Setembro de 2021

Legião de Maria, Grupo Fé e Luz (pessoas com deficiência) e Batismo:

 

15 de setembro – Celebração do Centenário da Arquidiocese no contexto do Dia de Nossa Senhora da Piedade.

Trabalho de historicidade da Serra da Piedade, bem como seus valores e perigos do meio ambiente e da mineração.

A grande devoção à padroeira de Minas Gerais – Nossa Senhora da Piedade.

Exposições de trabalhos dos paroquianos e visitas ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.

Lives e gravações sobre a Serra da Piedade.

Informar sobre as regiões da Arquidiocese e sobre a nossa Região Nossa Senhora da Piedade.

 

15 de setembro de 2021 – Celebração na Paróquia dos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Movimento Fé e Luz completará, em 2021, 50 anos de existência. Haverá comemorações.

 

Outubro de 2021

Grupo de Jovens Ignis atuará nas festas litúrgicas.

Apresentação teatral/musical nas celebrações em parceria com as outras pastorais.

31/10/21 – no contexto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, retiro espiritual no último domingo de outubro celebrando o dia da juventude.

Relembrar o Congresso Latino Americano (COMLA 5), que foi realizado nesta Arquidiocese, com apresentação do evangelho nas culturas no domingo das missões.

 

PASCOM

Os membros da Pastoral da Comunicação trabalharão de forma contínua para registrar através de vídeos e outros meios todos os eventos que serão realizados na Paróquia,

Promoverão no facebook da Paróquia, posts, fotos e filmes lembrando os 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Informações:

Endereço: Rua Hybris, 402 – Ana Lúcia

Cidade: SABARA

 

Estado: MINAS GERAIS

CEP: 34710-080

Telefone: (31)3485-8696 / 9857-3225

 

13 de março de 2021

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Direção: Paulo e Padre Reinaldo

Temas – no contexto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte:

  1. O que é Arquidiocese?
  2. Qual a diferença entre Arquidiocese e Diocese?
  3. O que é arcebispo?
  4. Qual a diferença entre arcebispo, bispo diocesano e bispos auxiliares?

 

17 de abril de 2021

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Direção: Irmã Ana Maria

Temas:

  1. O que é vida religiosa?
  2. Qual a diferença entre padres diocesanos, padres religiosos e padres missionários?

 

08 de maio de 2021

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Direção: Cleoni

Temas:

  1. O que é uma paróquia?
  2. O que é um pároco?
  3. O que é um vigário paroquial?
  4. Qual a diferença entre pastoral, movimento e associação?

 

12 de junho de 2021 

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Tema: História de 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

17 de julho de 2021

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Tema: Dom Cabral na Arquidiocese de Belo Horizonte

 

04 de agosto de 2021

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Tema: Dom João Resende Costa na Arquidiocese de Belo Horizonte

 

11 de setembro de 2021

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Direção: Padre Silvério

Tema: Dom Serafim na Arquidiocese de Belo Horizonte

 

09 de outubro de 2021

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Tema: Dom Walmor na Arquidiocese de Belo Horizonte

 

20 de novembro de 2021

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Direção: Irmã Ana Maria

Tema: Contribuição da vida religiosa na Arquidiocese de Belo Horizonte

 

11 de dezembro de 2021

08h30 às 11h30 – Manhã Formativa

Tema: Catedral Cristo Rei e Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

 

Informações:

Endereço: Rua Iolanda Barbosa, 464 – Bairro Brasília – Sarzedo∕MG

CEP: 32450-000

Tel: (31) 3577-8958

Nos alegramos com a providencial coincidência com o nosso Ano Jubilar – já iniciada no último daí 16 de julho – em preparação ao aniversário de anos da Fundação do nosso Mosteiro – o primeiro Carmelo em terras mineiras.

 

E logo percebemos que o nosso caminho de preparação feito até o momento já nos inseriu nesta via do “fazer memória” – história e espiritual – de nossa Arquidiocese, já que a cada dia 16 temos procurado rever, meditar, as nossas raízes. Raízes estas que, desde o designo de Deus, brotaram do coração de nosso primeiro Pastor, dom Antônio Santos Cabral. Uma palavra do Papa Francisco ilumina para nós este caminho de volta às raízes: “Ir para trás para ir para frente. Memória e esperança vão juntas. São complementares, se completam” e este progredir para trás, indo buscar novamente os tesouros e as experiências que estavam esquecidas, muitas vezes, contêm as chaves para compreender o presente”.

Nosso caríssimo Dom Walmor, depois desta partilha, voltando ao que conversamos brevemente com o Sr. no dia 08 de dezembro, constatamos juntos que a preparação ao nosso Jubileu nos insere na preparação mais ampla do Jubileu da Arquidiocese.

Até o momento temos privilegiado estas duas formas de preparação comunitária: o “fazer memória”, revisitando as nossas fontes e bebendo delas renovadas graças de fervor e fidelidade, e de pertença a uma riquíssima história que nos precede e nos cumula de gratidão, e nos impele a um renovado empenho de fidelidade à vocação, e a oração, para que hoje possamos continuar correspondendo aos desígnios de Deus como fieis carmelitas para o bem da Igreja – muito especialmente da nossa Arquidiocese – e para que, unidas a Cristo, assumamos muito concretamente na oração toda a sua realidade: as alegrias e sofrimentos, sonhos e desafios da nossa Igreja particular.

A cada dia 11, faremos momentos comunitários de um conhecimento mais profundo e orante da história de nossa Igreja particular no context0 do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, e de sua realidade atual.

Também faremos um momento de Adoração (igualmente no dia 11 de cada mês), em que nossas  orações, diante de Nosso Senhor, será por toda a nossa realidade arquidiocesana: a gratidão por tudo o que Ele já realizou, a oração pelo arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, seu ministério, suas intenções e projetos, e também pelos bispos auxiliares, pelo seminário, pelos sacerdotes, diáconos, as famílias, consagrados, leigos, paróquias, pastorais, todos os que sofrem no corpo e na alma, confiados por Deus ao cuidado caritativo de cada um de nós, membros desta Arquidiocese, a serviço dos irmãos, implorando a Deus renovadas e abundantes graças para que diante dos novos desafios de hoje possamos todos corresponder aos Seus desígnios de amor e que, “proclamando a Palavra”, possamos acolher o Dom de Deus em Cristo, e a Vida em abundância que Ele nos deseja transmitir. As Santas Missas também serão celebradas nestas intenções.

Distribuiremos entre as irmãs intenções muito concretas relativas a cada realidade da nossa Arquidiocese, para que cada uma interceda mais particularmente pelas pessoas e situações a ela confiadas.

 

Procuraremos acompanhar de perto também toda a programação publicada no decorrer do Ano Jubilar, e participar intensamente com a nossa comunhão orante das celebrações, memoriais, novenas, orações, etc.

 

Informações:

Endereço: Rua Desembargador Tinoco, 322 – Belo Horizonte – Cep: 30720-480

Tel.: 3411-1548

O corpo diaconal em conjunto com o CADIP (Conselho Arquidiocesano para o Diaconato Permanente), a Escola Diaconal São Lourenço, alunos e vocacionados, propõem suas atividades para vivência e comemoração do Jubileu do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte:

 

1) Início com a ordenação de novos diáconos permanentes na celebração de aniversário, no dia 11 de fevereiro de 2021, na Catedral Cristo Rei, perfazendo o número de 100 diáconos permanentes, em referência aos 100 anos de nossa amada Arquidiocese Belo Horizonte.

2) Retiro e visita de diáconos e esposas de todo o Brasil, da Comissão Nacional dos Diáconos, na Arquidiocese de Belo Horizonte, aos pés do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, nos dias 30 e 31 de julho e 01 de agosto de 2021, em comunhão com o centenário da Arquidiocese Belo Horizonte.

3) Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festa de São Lourenço e renovação das promessas diaconais de diáconos e esposas, no dia 10 de agosto de 2021, na Catedral Cristo Rei. Momento em que diáconos e esposas, durante os 100 anos da Arquidiocese, renovam suas promessas diaconais, amor à nossa arquidiocese e fidelidade ao nosso arcebispo.

4) eE comunhão com o Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, realização de retiro de todo o corpo diaconal do Leste 2 em conjunto com diáconos e esposas da Arquidiocese, nos dias 12, 13 e 14 de novembro de 2021, aos pés do Santuário Basílica de Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade.

5) Tradicional ordenação de novos diáconos permanentes por ocasião da Festa de Cristo Rei, no dia 20 de novembro de 2021, sábado, na Catedral Cristo Rei, em comemoração aos 100 anos de nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte.

6) Encerramento das atividades do Jubileu dos diáconos permanente, em comemoração ao Centenário da Arquidiocese de BH, com ordenação diaconal no dia 11 de fevereiro de 2022, no aniversário da Arquidiocese, na Catedral Cristo Rei.

 

Durante o ano de 2021, em comemoração ao Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, o corpo diaconal (diáconos e esposas), em conjunto com o CADIP e a Escola Diaconal (alunos e vocacionados) irão estudar os documentos de nossa amada arquidiocese, referente ao diaconato: “Diretrizes para o Diaconato Permanente”; e “Regimento para a Comissão Arquidiocesana do Diaconato Permanente”, publicados no documento 8 da Arquidiocese de Belo Horizonte – Diretório Pastoral para os Ministérios Ordenados – servidores do povo de Deus.

 

Durante o estudo dos documentos, o corpo diaconal em conjunto com o CADIP e a Escola Diaconal, analisará os documentos em sua integralidade, elaborando proposta e sugestões, que serão posteriormente recolhidas, analisadas e formarão o novo documento (Diretrizes e Regimento) entregues ao final do ano de 2021, para análise, alteração e posterior homologação do Exmo. Revmo. Arcebispo Metropolitano, dentro do centenário da arquidiocese de BH e comemoração dos 10 anos de implantação do diaconato permanente.

 

Para estudo, análise e sugestão do documento, o corpo diaconal dividirá o documento em 9 (nove) partes, que serão trabalhados em 35 (trinta e cinco) grupos foraneos, cada qual em sua respectiva forania, enviando o relatório de cada encontro para a coordenação do diaconato. Os encontros acontecerão nos dias:

 

Programação:

 

27/03/2021 (sábado) – Período da tarde – Foranias e cidades – Fraternidade Diaconal/estudo dos documentos.

 

24/04/2021 (sábado) – Período da tarde – Foranias e cidades – Fraternidade Diaconal/estudo dos documentos.

 

29/05/2021 (sábado) – Período da tarde – Foranias e cidades – Fraternidade Diaconal/estudo dos documentos.

 

26/06/2021 (sábado) – Período da tarde – Foranias e cidades – Fraternidade Diaconal/estudo dos documentos.

 

28/08/2021 (sábado) – Período da tarde – Foranias e cidades – Fraternidade Diaconal/estudo dos documentos.

 

25/09/2021 (sábado) – Período da tarde – Foranias e cidades – Fraternidade Diaconal/estudo dos documentos.

 

30/10/2021 (sábado) – Período da tarde – Foranias e cidades – Fraternidade Diaconal/estudo dos documentos.

 

27/11/2021 (sábado) – Período da tarde – Foranias e cidades – Fraternidade Diaconal/estudo dos documentos.

 

Os estudos e sugestão se encerrarão em novembro, sendo de responsabilidade da coordenação e equipe de elaboração da redação final entregar o novo documento concatenado e revisado, no mês de dezembro de 2021, dentro do centenário e jubileu da Arquidiocese de Belo Horizonte, ao Exmo. Sr. Arcebispo para analise, modificações, homologação e placet.

 

Informações:

https://arquidiocesebh.org.br/diaconatopermanente

Alunos, familiares, professores e educadores de instituições de ensino católicas celebram o Jubileu Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte com peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, no sábado, dia 15 de maio. A Peregrinação, com o tema “Caminhar com Maria nas Trilhas da Esperança” é organizada todos os anos pela Comissão Arquidiocesana de Escolas Católicas (Caec) e será realizada na modalidade virtual, neste ano.

A Celebração Eucarística será presidida por dom Walmor, às 9 h, com transmissão pela TV Horizonte, canal aberto HDTV 30.1, e pelo Canal Mãe Piedade, noYoutube (Clique aqui).

 Claretiano Colégio Belo Horizonte e o Ano do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

Ações Pastorais em Comemoração

Os Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, Congregação que nasceu com um forte espírito missionário expresso no seu objetivo vital de anunciar a Palavra de Deus pelo mundo usando, para este fim, de todos os meios possíveis como o próprio Claret profetizou há 125 anos – “começava uma grande obra”, (no Brasil) – e em parte significativa dessa obra é o Claretiano Colégio Belo Horizonte, que há 56 anos tem a graça de se fazer presente junto a Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Sob os auspícios de nossa Mãe Maria e através do governo do então arcebispo Dom João Resende Costa, e estampando o nome “Colégio Dom Cabral”, primeiro arcebispo da Arquidiocese, já acenava para o honroso sentimento de pertença e fraternidade para com a Igreja particular de Belo Horizonte.

 

E assim se vão 56 anos.

 

Agora, contemplados pelo Ano do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Claretiano Colégio de Belo Horizonte reafirma o seu laço de amor, parceria e compromisso com o governo da Igreja e suas ações de evangelização.

 

Assim, como afirma nosso pai fundador – “Pus-me a trabalhar, e trabalhava quanto podia, sem ter jamais um dia de preguiça ou má vontade” -, continuaremos nossa ação de evangelizar através da educação clamando pela intercessão e proteção de nossa mãe Maria, para que possamos, irmanados ao projeto e ações pastorais da arquidiocese amar e servir sem medida.

 

Programação:

 

06/02/2021

– Encontro de formação dos educadores Claretianos de Belo Horizonte

– Apresentação e discussão sobre o planejamento pastoral para o “Ano do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte”.

 

11/02/2021

Abertura do Ano do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte na Comunidade Educativa Claretiana.

  1. Celebração Eucarística na Basílica de Lourdes
  2. Inauguração da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes na Unidade

da Educação Infantil ( Rua da Bahia, 1762)

  1. Benção das dependências da Unidade da Educação Infantil (Rua da Bahia, 1762)
  2. Expedição de mensagem por meio das mídias sociais destinadas à Comunidade Educativa Claretiana divulgando o Ano do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte
  3. Ordenação Episcopal de Dom Nivaldo Santos Ferreira

 

15/02/2021

– Início das ações do “Voluntariado Claretiano”

– Abertura da Campanha da Fraternidade 2021

 

13/03/2021

Aniversário de 56 anos do Claretiano Colégio de Belo Horizonte

Tema: De Dom Cabral a Claretiano Colégio de Belo Horizonte: conquistas que permanecem.

 

03/05/2021

Abertura do Mês Mariano – Live com padre Ronaldo Mazula (prefeito do apostolado dos missionários Claretianos do Brasil).

Tema: Maria, amor que nos impõe a ir ao encontro do outro. A presença Claretiana na Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

15/05/2021

Peregrinação das escolas católicas ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.

 

29/05/2021

Coroação de Nossa Senhora, padroeira da Arquidiocese de Belo Horizonte e da Congregação dos Missionários Claretianos

 

03,04 e 05/06/2021

– Assembleia Anual JPIC/SOMI – Claretianos (Justiça, Paz, Integridade e Criação)

– Evangelização e Missão

– Em 2021 a assembleia, que a cada ano ocorre em uma estado, será em Belo Horizonte e constará de sua programação a visita de no mínimo duas localidades da Arquidiocese de Belo Horizonte (comunidade do bairro Serra e a região de Brumadinho que foi devastada pelo desastre ambiental)

 

Agosto

– Mês das vocações: (atividades de cunho vocacional abrangendo o corpo docente) – Encontro vocacional; Ações concretas tais como visitas e campanhas que possam sensibilizar para a questão vocacional, palestras sobre profissões).

 

Setembro – – Mês da Bíblia

– Criação de espaços ornamentados no interior da escola que chamem a atenção para a palavra de Deus; afixação de cartazes dinâmicos nas salas de aulas com chamamentos acerca da palavra de Deus;

– Live (ou vídeo gravado) com padre Almir, responsável pela animação bíblica na província destacando que a Arquidiocese de Belo Horizonte foi precursora do Mês da Bíblia – fazer memória do padre Antônio Gonçalves que foi um dos mentores e realizadores das ações que deram origem ao hoje chamado “Mês da Bíblia”.

– Encontro de iniciação à formação bíblica destinado ao público juvenil.

 

25/09/2021

Projeto Moçambique – (“Ide por todo o mundo e evangelizai” Mc 16,15) – Campanha missionária de conscientização sobre questão missionária “Ad gentes”

 

Outubro (Mês do padroeiro Sto. Antônio Maria Claret – Dia 24)

– Mês das Missões e Mês Claretiano:

Nesse mês, o Claretiano Colégio Belo Horizonte, que tem em seu corpo docente alunos vindos de diversas regiões da arquidiocese, fará divulgação das ações missionárias desenvolvidas pela arquidiocese. O objetivo é fomentar a adesão a essas ações que têm como objetivo principal a ação missionária, um dos carismas da Congregação dos Missionários Claretianos.

– Lançamento e selo comemorativo aludindo ao Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

22/10/2021 – Momento Cívico

“Santo Antônio Maria Claret no Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte – Missão de amor”.

– Inauguração do memorial “Padre Teófilo”.

 

Março/2022

Encerramento do Ano Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

 12/03/2022 – Celebração Eucarística na Basílica de Lourdes

 

Obs: Este planejamento está sujeito a alterações.

Informações:

Rua Aimorés, 1583 Bairro Lourdes CEP: 30.140-071 Fone: (31) 3555-7700

 

 

100 ANOS – AQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

“DEMOS GRAÇAS AO SENHOR”

 

PROGRAMAÇÃO

Teremos um projeto contemplando em cada data o tema do centenário

03 de março de 2021

Marco Inicial – Celebração – Ano Jubilar – 54 Anos do Colégio

 

07 de abril de 2021

Com todas as turmas – vídeo sobre a importância da construção do complexo da Catedral. O que e? Para que?  – conhecimento e conscientização.

12 de maio de 2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto do Dia trabalhador e Missão da Mãe na Igreja – Igreja

 

03 de junho de 2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto do evento dedicado a Fundação da Congregação – Presença das Irmãs na Arquidiocese.

 

11 de agosto de 2021

Celebração do Ano Jubilar no contexto das comemorações do Dia da Família, Dia Solidário e Dia do Estudante.

 

15 de setembro de 2021

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto do evento “Missão Arquidiocesana – Somos Evangelizadores”.

 

10 de outubro de 2021

Celebração do Ano Jubilar no contexto do dia de São Francisco de Assis e Dia da Paz

 

11 de novembro de 2021

Evento: Arquidiocese unidade entre os cristãos – celebração solidaria com os que perderam seus entes queridos.

 

Informações:

Irmãs Franciscanas do Sagrado Coração De Jesus

Residência das Irmãs – Rua Desembargador Onofre Mendes Jr., 63

Tel.: 3452-3477 31535-510 – BELO HORIZONTE (Candelária) – MG

Educandário Santo Antônio – R. Desembargador Onofre Mendes Jr., 63 – Tel.: 3452-3282 31535-510 – BELO HORIZONTE (Candelária) – MG

Colégio Franciscano Coração de Maria junto com as

Unidade Candelária – Rua Des. Onofre Mendes Júnior, 63 – Candelária – BH – MG – Cep: 31.535-510 – Tel.: 31 3452-3477

Unidade São João Batista – Rua Pastor Rui Franco, 87 – São João Batista – BH – MG – Cep: 31.520-230 – Tel.:  31 3451-2588

 

 

11/02/2021

Público: Toda Comunidade Educativa

Atividade: Apresentação do Ano Jubilar

Ação: Apresentar à Comunidade Educativa o Ano Jubilar da Arquidiocese, por meio de mídias do Loyola, e mediante material elaborado pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

Responsável Interno: Coord. de Formação Cristã e Assessoria de Comunicação

 

20/01/2021 a 31/01/2021

Público: 9º Ano

Atividade: Bolsa de Estudo para o 9º Ano

Oferecer 10 bolsas de estudos para o 9º ano EF 2 a estudantes de escolas estaduais da região da Paróquia São Francisco Xavier, bairro Tupi, Jardim Guanabara, Conjunto Felicidade e Bairro Floramar.

Responsável Interno: Equipe Diretiva + Assistência Social

 

Obs: Trata-se da concessão de bolsas considerando o território da Paróquia São Francisco Xavier- Bairro Tupi e a condição de vulnerabilidade social dessa região.

 

Fevereiro a dezembro de 2021

Público: Pré-Escola a 3a Série EM

Atividade: Rodas de Conversa – Vida e Missão da Arquidiocese de BH

Ação: Promover para todas as séries e anos momentos ao modo de roda de conversa sobre a história, vida e missão da Arquidiocese de BH.

Responsável Interno: Dir. Acadêmico + Coord. de área + Professores + Equipe Formação Cristã

 

Ao longo de 2021 e 2022

Público: 1a Série EM

Atividade: Voluntariado Educativo – parceria com a Pastoral de Rua

Ação: Oferecer aos estudantes da 1a Série do EM a participação e a cooperação com a Pastoral de Rua em momentos formativos, visita e ajuda aos centros de população de rua, abrigos e participação nas ações na rua com a pastoral de rua.

Responsável Interno: Equipe de Formação Cristã +Orientadores de Aprendizagem

 

Ao longo de 2021 e 2022

Público: 2a Série EM

Atividade: Voluntariado Educativo – Ronda Noturna e Pastoral das Pessoas em situação de rua.

Ação: Atuar nas quintas-feiras nas ruas do centro com a oferta de presença, escuta e entrega de lanche pelos estudantes da 2ª série para as pessoas em situação de rua

Responsável Interno: Equipe de Formação Cristã + Orientadores de Aprendizagem

 

Ao longo de 2021 e 2022

Público: Toda Comunidade Educativa

Atividade: Missas Comunitárias – 1º domingo de cada mês

Ação: No contexto do Centenário da Arquidiocese, celebração da Eucaristia em Comunidade, promovendo a participação e a vivência espiritual do sentido de ser parte da Arquidiocese. Terá a participação de estudantes que estão no Voluntariado Educativo, de modo a gerar participação e associar as ações.

Responsável Interno: Assessor Espiritual + Equipe de Formação Cristã

 

Março de 2022

Público: Toda Comunidade Educativa

Atividade: Publicação – O Loyola na Arquidiocese de Belo Horizonte

Ação: Elaborar um opúsculo que apresente com imagens e narrativas a relação do Colégio Loyola com a Arquidiocese de Belo Horizonte, destacando os 75 anos de presença do Loyola como resposta ao convite da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Responsável Interno: Equipe Diretiva + Assessoria de Comunicação

 

2021 e 2022

Público: Toda Comunidade Educativa

Atividade: Colóquio Sentir em Igreja

Ação: Oferecer a toda Comunidade Educativa um Colóquio com o Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, sendo um momento de diálogo e oração com o pastor da Arquidiocese.

Responsável Interno: Dir. Geral + Equipe de Formação Cristã + Comunicação e Eventos.

 

2021 e 2022

Público: Catequese – 4º e 5º ano – estudantes e famílias

Atividade: Visita à Catedral – Boa Viagem

Ação: Visitar à Catedral Nossa Senhora da Boa Viagem com as turmas da Catequese, oferecendo aproximação, conhecimento e vivência no sentido da relação da iniciação cristã com espaços sagrados de nossa fé católica a partir da nossa catedral.

Responsável Interno: Equipe de Formação Cristã + Comunicação e Eventos.

 

2021 e 2022

Público: Crisma – 2ª série – estudantes e famílias

Atividade: Visita à Catedral Cristo Rei

Ação: Visitar à Catedral Cristo Rei com as turmas da Crisma, de modo a que se integrem na vida da Arquidiocese neste momento de confirmação do compromisso com a fé cristã católica.

Responsável Interno: Equipe de Formação Cristã + Comunicação e Eventos.

 

Abril de 2022

Público: Toda Comunidade Educativa

Atividade: Peregrinação ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade

Ação: Peregrinar ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade para celebrar o encerramento do Ano Jubilar.

Responsável Interno: Equipe das Unidades + Equipe de Formação Cristã + Comunicação e Eventos.

 

Informações:

Av. do Contorno, 7919 | Cidade Jardim | BH/MG | CEP 30110-051 | +55 31 2102 7000

 

Com alegria e satisfação, O Colégio Marista Dom Silvério recebeu o convite para participar das comemorações do ANO JUBILAR da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Segue nossa programação que irá compor o conjunto da PROGRAMAÇÃO ARQUIDIOCESANA:

 

– Produção de banners do ANO JUBILAR  para serem expostos em espaços do Colégio;

– Divulgação da Programação da Arquidiocese nas redes sociais do Colégio;

– Celebrar o Jubileu da Arquidiocese e os 70 anos do Colégio Marista Dom Silvério;

– Explorar a temática da “História da Arquidiocese” em algumas Áreas do conhecimento, tais como: História, Geografia, Arte e Ensino Religioso;

– Organizar uma exposição no Colégio sobre os 100 anos da Arquidiocese de BH com a participação ativa dos estudantes.

 

Informações:

Rua Lavras, 225 – São Pedro
CEP: 30330-010 – Belo Horizonte – MG

Tel: (31) 2125-0300

Ações Pastorais 2021

Janeiro

  • Preparação de material para o ano;
  • Planejamento pastoral;

Obs: Estudaremos os documentos:

1) Fratelli tutti;

2) Estréia 2021 (= Carta Pastoral anual, do Reitor Mor Salesiano, que norteia a ação e reflexão da congregação);

3) CF-2021;

4) Agenda 2030;

5) Proposta da Celebração do Ano Jubilar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Fevereiro

  • Formação/encontro de Professores e demais educadores;
  • Reunião da equipe de Ex-alunos para planejar as atividades do ano;
  • Celebração dos Aniversariantes do mês;
  • Formação de educadores novatos;
  • Planejamento da Primeira Eucaristia e Crisma;
  • Planejamento das manhãs e tardes de formação;
  • Retorno do Grupo Missionário – planejamento;
  • Retorno do grupo de música – nova formação.

 

Obs.: Na formação com os professores, trabalharemos a proposta do “Ano Jubilar” da Arquidiocese de BH.

  1. Colheremos sugestões de trabalhos interdisciplinares;
  2. Importância da Arquidiocese para a capital e para o estado.
  3. Seu papel humanitário, educativo e missionário na promoção de uma sociedade mais justa, equilibrada e harmônica.
  4. Surgimento do Colégio Salesiano no contexto da Arquidiocese.

 

Março

  • Abertura da CF-21;
  • Celebração dos Aniversariantes do mês;
  • Foco nas Manhãs de Formações do EM;
  • Celebração de São José – 62 anos do colégio.

Obs.: A Campanha da Fraternidade orienta todos os projetos interdisciplinares desenvolvidos no colégio durante o ano.

 

Abril

  • Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Páscoa;
  • Celebração dos Aniversariantes do mês;
  • Manhãs e tarde de Formações do EF-II;
  • Celebração de Crisma, junto com os jovens da Paróquia Cristo Luz dos Povos.

 

Maio

  • Celebração dos Aniversariantes do mês;
  • Continuação das manhãs de formações;
  • Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora;
  • Oficialização dos novos membros do Grupo Missionário;
  • Lançamento do projeto FestBosco.

 

Junho

  • Festa junina;
  • Manhãs e tardes de Formação do EF-II;
  • Celebração dos Aniversariantes do mês.

 

 

Julho

  • Jornada Missionária Salesiana;
  • Celebração dos Aniversariantes do mês.

 

Agosto

  • Formação/encontro de Professores e demais educadores;
  • Trabalho com escolas parceiras (visitas e formações conjunta);
  • Tardes de Formação Pastoral do EF-I;
  • Celebração dos Aniversariantes do mês;
  • Dia 16 – Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto do dia de Dom Bosco;
  • Dia do Ex-aluno salesiano – encontrão.

 

Setembro

  • Trabalho com escolas parceiras (visitas e formações conjunta);
  • Retiro de das crianças da 1ª eucaristia;
  • Tardes de Formação Pastoral do EF-I;
  • Celebração dos aniversariantes do mês;
  • Culminância do projeto FestBosco

 

Outubro

  • Projeto ação pastoral: Cartas de Natal;
  • Celebração dos Aniversariantes do mês;
  • Manhãs e tardes de Formação Pastoral;
  • Formação Imediata – ENEM – 3ª série.

 

Novembro

  • Celebração dos Aniversariantes do mês;
  • Celebração de 1ª Eucaristia;
  • Projeto Natal Solidário, no Vale Jequitinhonha – Cartas de Natal;
  • Projeto Ação Pastoral – arrecadações.

 

Dezembro

  • Avaliações do ano;
  • Celebração dos Aniversariantes do mês
  • Celebrações de conclusão do EF e do EM;
  • Celebrações de fim de ano (Formaturas).
  • Planejamento de 2022

 

Algumas atividades da coordenação pastoral que duram o ano todo:

  • Acompanhamento vocacional:
  • Formação de educadores novatos;
  • Disponibilidade para atender aos educandos;
  • Atenção especial às demandas da Orientação Educacional;
  • Disponibilidade para acompanhamento e auxilio a todas as demandas;
  • Olhar atento a todos os setores – salesianidade do espaço físico ao convívio;
  • Formação de Crisma e de 1ª Eucaristia;
  • Acompanhamento da Juventude Missionária Salesiana (JMS;)
  • Ações do Movimento de Ex-alunos;

 

“O coordenador pastoral, não é responsável por fazer. É responsável em ajudar a todos os educadores a fazerem uma escola em pastoral. Não deve ser “o puxador das orações”, nem um mero promotor de eventos – vocês são os guardiões do carisma”.

 

Informações:

Av. Amazonas, 6825 – Gameleira

Belo Horizonte – MG – CEP: 30510000

Telefone: (31)33725888 | Fax: (31)33725959

 

Colégio Santa Maria Minas

 

O Ano Jubilar tem como tema o título do Projeto de Evangelização da Arquidiocese de Belo Horizonte: “Proclamar a Palavra”. O lema é “Proclamar a Palavra de Deus oportuna e inoportunamente”.

 

– RUAH – Convivência e Espiritualidade

Encontros semanais de escuta da Palavra e oração realizados por meio da ferramenta Microsoft Teams.

 

– Postagens temáticas nas Redes Sociais do CSM Minas sobre a história da Arquidiocese.

 

– Atividades da Comissão de Sustentabilidade e Ecologia Integral e formação para a comunidade escolar sobre a Ecologia Integral.

 

Semana da Paz na Escola (17 a 21 de maio): Uma escola em saída (Eventos: Show cultural pelo Youtube, Live sobre “Escrevendo a nossa história” – abordando aspectos históricos e a atuação da Arquidiocese de BH na educação mineira, Celebração da Paz).

 

03 de julho, 10h, Catedral Cristo Rei.

– Solene Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte e os 118 anos dos Colégios Santa Maria Minas

Presidente da Celebração: Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Informações:

Diretoria Geral – Tel: 3319-3410 | contatocsm@pucminas.br

11 de Fevereiro de 2021

Celebração do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto do aniversário do Colégio São Paulo – 82 anos de Fundação.

 

25 e 26 de Junho de 2021

40 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento no contexto do Ano Jubilar da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

Informações:

Colégio São Paulo Irmãs Angélicas

Eduardo Pôrto, 488 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30380-060

Telefone: (31)3253-8400 | 98619-8519

Programação para celebrar em comunhão com Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

 

17\07\2021

No contexto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, evento com a juventude em Brumadinho, Paróquia São José.

Haverá transmissão via online com outras Paróquias da região.

 

26\11\2021

Celebração do Ano Jubilar no contexto da Memória Litúrgica de Madre Gaetana Sterni (Fundadora das Irmãs da Divina Vontade), situando nossa chegada em Belo Horizonte no arco da história da Arquidiocese.

 

Informações:

Congregação das Irmãs da Divina Vontade

Residência das Irmãs Rua Desembargador Custódio Lustosa, 383 – Tel.: 3495-2546 31710-630 – BELO HORIZONTE (Itapoã) – MG.

Em comunhão com nossa Arquidiocese e acolhendo o convite para celebrar o Ano Jubilar desta Igreja Particular, nossa Comunidade Religiosa, além de participar das iniciativas da própria Arquidiocese, programou o seguinte:

 

06/02/2021: Encontro orante e formativo com os jovens da Comunidade São Francisco – Paróquia Santa Mônica -, promovido pelas Irmãs, Catequistas e noviças.

11/02/2021: Hora de oração mariana com a “Associação Nossa Senhora das Dores” – leigos e leigas que vivem nossa espiritualidade -, para o bom êxito do ANO JUBILAR.

29/05/2021: Convivência, formação missionária e oração com os jovens.

30-31/10/2021: Experiência de missão com os jovens (se a situação da pandemia permitir), nas famílias dos jovens que desistiram de participar dos encontros na igreja.

Em comunhão na celebração deste Centenário, queremos intensificar, com Maria, discípula missionária, nossa experiência no seguimento de Jesus Cristo, o filho Amado de Deus Pai.

 

Informações,

Rua Mato Grosso, 936 – 1º andar – BELO HORIZONTE (Santo Agostinho) – MG, 30190-081 – Tel.: 2125-6824 / 2125-6880

 

 

Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte

Participações

  1. Convivium Emaus – Residência Cura D’Ars e Programa Saúde Sempre Mais
  • Oferta de Retiros espirituais e formações para evangelizadores da Arquidiocese de Belo Horizonte no espaço do Convivium Emaus, Catedral Cristo Rei e Santuário da Piedade.
  • Acolhida de grupos pastorais e paroquiais no Convivium Emaus para o cultivo de uma espiritualidade encarnada à luz do Projeto evangelizador da Arquidiocese de Belo Horizonte.
  • Registros escritos e eletrônicos como produção de vídeos com a história da vocação e missão dos presbíteros residentes no Convivium Emaus.
  • Publicação das Diretrizes da convivência da Residência Cura D’Ars.
  • Cuidado da Saúde integral dos seminaristas, diáconos, presbíteros, bispos e ministros leigos da Arquidiocese de Belo Horizonte em vista de uma missão mais qualificada.

 

  1. Convivium Emaus – Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus
  • Atualização do Documento 8 da Arquidiocese de Belo Horizonte – Guia para a Educação da Formação inicial com o objetivo de qualificar o processo formativo dos futuros presbíteros da Arquidiocese de Belo Horizonte.
  • Maior engajamento dos seminaristas nas ações missionárias e atividades evangelizadoras arquidiocesanas.
  • Participação e presença dos bispos e presbíteros da Arquidiocese nas celebrações e outros momentos no Seminário rememorando a história evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte visando criar mais senso de pertença e comunhão nos vocacionados e seminaristas.
  • Comissão preparatória para o centenário do Seminário Arquidiocesano Coração Eucarístico de Jesus à luz do centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte.
  • Realização de Círculos Bíblicos e Leitura Orante da Palavra nas comunidades do Seminário toda 3ª feira transmitidos virtualmente para familiares dos seminaristas e evangelizadores.

 

  1. Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa da PUC Minas

Simpósios e debates da Economia de Francisco e Clara, Pacto Global pela Educação e a Ecologia integral do Papa Francisco.

 

Teologia

  • Oferta do Curso de Graduação em Teologia à noite para uma ação evangelizadora mais qualificada do laicato na Arquidiocese de Belo Horizonte.
  • Oferta de Pós-Graduação Lato Sensu em Teologia Pastoral.
  • Oferta do Congresso brasileiro de Teologia Pastoral em parceria com várias instituições do Brasil.
  • Simpósios, debates, pesquisas e articulação transdisciplinar da Encíclica Fratelli Tutti do Papa Francisco.

 

Filosofia

  • Mesa de debate do Departamento de Filosofia sobre A PUC MINAS e o novo Humanismo do Papa Francisco

 

Ciências da Religião

  •  
    • Publicação da obra sobre a recepção do Concílio Vaticano II.
    • Pesquisas e publicações da presença pública da fé na sociedade brasileira e mineira.
    • Realização de mesas de debate:

    Mesa 1: Fé e engajamento político: um panorama da caminhada dos leigos na história da arquidiocese e Belo Horizonte

    Robson Sávio reis Souza, Edward Neves M. B. Guimarães e Stephen Silva Simim.

     

    Mesa 2: Secularização, Concílio Vaticano II e Comunidades Religiosas na Arquidiocese de BH.

    Carlos Frederico Barbosa, Rodrigo Coppe e Roberlei Panasiewicz.

     

    Mesa 3: Arquidiocese de BH golpe de Estado e ditadura civil-militar

    Evaldo Apolinário e Wellington Teodoro da Silva

     

    Mesa 4: Ensino religioso e a arquidiocese de Belo Horizonte

    Giseli do Prado Siqueira e Paulo Agostinho Nogueira Batista

     

    Mesa 5: O que dizem que sou? Senso religioso contemporâneo e suas concretizações na Arquidiocese de Belo Horizonte

    Pedro Ribeiro de Oliveira e Flávio Senra

     

    Mesa 6: Pesquis(ação): “Necessidades Encarceradas”

    Professor Amarildo é responsável pela mesa e por convidar os demais integrantes.

     

 

ANIMA PUC Minas,

  • Produção de pequenos vídeos com testemunho de professores e alunos sobre a importância da educação promovida pela Arquidiocese através da PUC Minas e do Colégio Santa Maria.
  • Articulações durante a Semana do Anima PUC Minas da difusão e aplicabilidade do Decálogo sobre a formação humanística e cristã.

CEFAP:

  • Realização de uma peregrinação ao Santuário da Piedade em setembro ou outubro junto com o Projeto Teologia Viva e Teologia Viva em Missão.

CEGIPAR:

  • Segundo solicitação do Conselho Episcopal, o Cegipar, em parceria com o VEAP, estabelecerá novas diretrizes para a criação de paróquias na Arquidiocese de Belo Horizonte, levando em consideração critérios pastorais, geográficos e econômicos.

NESP:

  • Promoverá o Encontro Arquidiocesano de Fe e Política, em 27 de novembro.
  • Publicará um livro com o Título provisório: “o novo humanismo inspirado pelo Papa Francisco”.

NEPAC:

  • NPEPAC vai organizar uma mostra de Curta Metragem / documentários com o tema Religião e Justiça Social – início de julho.

OBSERVATORIO DA EVANGELIZAÇÃO:

  • Observatório fará o acompanhamento e registro dos acontecimentos no Ano Jubilar do Centenário da Arquidiocese e impulsionará o projeto de revitalização das pastorais sociais.
  • PASTORAL UNIVERSITÁRIA da PUC Minas

– Celebração eucarística, com um grupo pequeno participando presencialmente (seguindo as normas de distanciamento) com transmissão (online) para “abrir” o Centenário e acolher os calouros em março.

– Celebrar no Santuário N Sra da Piedade com todas as unidades da PUC Minas (no segundo semestre, caso já tenhamos abertura sanitária para isso).

– Celebrar no Aniversário da PU (4/10);

– Estabelecer conexão com as turmas do CEFAP (Coreu, São Gabriel, Contagem);

– Mostrar o trabalho missionário da Arquidiocese. No informativo que eles enviam todas as semanas, tem muito material do que a arquidiocese faz. Convidar algum membro da Teologia Viva. Mobilizar uma campanha missionária, própria de uma Igreja em saída. Identificarmos algo na nossa comunidade do entorno para que possamos trabalhar nisso.

– Realizar uma apresentação ou uma Mesa, com alunos, professores e funcionários para a ação missionária da Arquidiocese de Belo Horizonte. Esta mesa poderia ser com depoimentos de participantes ativos nas comunidades próximas à PUC São Gabriel.

– O dia 28 de março é o dia da Coleta solidária para o Fundo Ecumênico de Solidariedade (CF 2021). Podemos mobilizar a comunidade acadêmica entre 15 e 26/3

Informações:

Telefone: (31) 3375-2233 | (31) 3412-1814
Rua Ibirapitanga, 235 | Bairro Dom Cabral | CEP 30535-390 | Belo Horizonte – MG

Programação:

  1. Nas celebrações dominicais, acrescentaremos às preces comunitárias, uma ou mais em favor da Arquidiocese, durante todo o tempo da celebração do centenário.
  2. Trimestralmente, a contar do início do centenário, organizaremos uma celebração especial em prol da Arquidiocese, em horário e data a ser estabelecidos, na qual se fará uma coleta especial em prol da catedral Cristo Rei e na qual se fará a apresentação de algum trabalho realizado pela Arquidiocese.
  3. Organizaremos 3 grandes baners: no primeiro, contendo o mapa da Arquidiocese, com seus municípios e regiões episcopais; no segundo, ofereceremos alguns dados como os nome dos Arcebispos passados e atual, dos bispos atuais, extensão da Arquidiocese, população, quantidade de paróquias, o número de sacerdotes, diáconos permanentes, etc.; no terceiro, informaremos o que a Arquidiocese oferece à população em termos de educação, assistência social, promoção humana, etc…
  4. Montaremos uma sala especial para ser usada para a catequese e outras atividades pastorais para a projeção de filmes, palestras, documentários, etc…
  5. Empenharemos junto à PUC, à Prefeitura de Contagem e à Província Brasileira da Congregação da Missão o estabelecimento de convênios para uso de certas dependências do Curato para ginástica, fisioterapia, curso de informática, corte de costura, atendimento psicológico, etc.
  6. Organizaremos uma Romaria ao Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, com data e hora a serem posteriormente estabelecidos.
  7. Organizaremos uma ou mais visita à Catedral Cristo Rei, com data e hora a serem posteriormente estabelecidos.
  8. Através da Pascom, faremos com o Bispo referencial da nossa região episcopal (RENSA) uma entrevista, abordando temas alusivos ao centenário, aos trabalhos pastorais e seus desafios, etc. e posteriormente apresentaremos nas Missas.

 

Informações:

Endereço: Rua Alfa, 93 – Jardim Industrial

Cidade: Contagem

Estado: Minas Gerais

CEP: 32230-240

Telefone: (31)2567-0047 / 3332-5704

 

08 de agosto de 2021

Local: Paróquia São José Operário

Horário: 19h30

Celebração do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte no contexto da solenidade de S. Domingos.

 

Neste ano, além de celebrarmos o centenário da Arquidiocese e os 60 anos da paróquia, celebramos também os 800 anos da morte de S. Domingos e os 75 anos de nosso convento em BH.

 

Por causa da pandemia, esta é a única manifestação externa que no momento podemos programar em Belo Horizonte.

 

Informações:

Convento Nossa Senhora Aparecida – Casa de Formação Rua Pedro Batista Martins, 173 – Tel.: 3445-2700 31814-340 – BELO HORIZONTE (Aarão Reis) – MG

Em nossa Comunidade “São José” Betim, a programação para o Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte estará marcada por duas Celebrações Eucarísticas nos dias 19 de março e 07 de novembro de 2021, datas muito especiais em nossa Comunidade: Festa do nosso querido Padroeiro São José e nosso Fundador Francisco Palau y Quer, unindo-nos assim, a ação de graças e louvor neste Ano Jubilar.

Informações:

Rua Lincoln,33 – Betim (Bandeirinhas) – MG

Tel.: 3531-2751 32657-438

 

Nós, Irmãs Clarissas do Mosteiro Santa Clara, nos dispomos, antes de tudo, fraterna e filialmente, em assegurar-lhe as nossas orações e ofertas diárias, tendo sempre presente em nossos corações as palavras de nossa Mãe e Fundadora Santa Clara de Assis que nos considera “auxiliar do próprio Deus e reanimadora dos membros caídos de seu corpo inefável”.

Como momento celebrativo de nosso Mosteiro, nos propomos a cada dia 11, em união com toda Arquidiocese, celebrarmos a Santa Missa em ação de graças por singular dádiva.

Também, vamos disponibilizar em nossa Capela, em quadro mural, algumas fotos e o histórico deste centenário da Arquidiocese.

Por tudo e em tudo louvamos e bendizemos ao Pai das misericórdias por Seus inúmeros benefícios no transcurso destes cem anos de história sagrada, sim, sagrada, construída pelo sopro do Espírito que nos faz contemplar um “belo horizonte” de esperança porque o Senhor caminha conosco, Ele é o Emanuel.

No empenho e desejo de colaborar através de nossa vida escondida n’Ele, ofertamos nosso ramalhete espiritual de orações e sacrifícios para que seu ministério e de toda Arquidiocese seja fecundo e leve a todos os irmãos e irmãs o rosto misericordioso do Pai a todos os que O buscam de coração sincero.

 

Informações:

Mosteiro Santa Clara

Rua Santa Rita Durão, 888 –30140-111 – BELO HORIZONTE (Funcionários) – MG

Tel.: 3261-1538

 

 

 Programação de Atividades 2021

 

FEVEREIRO

03, 10, 17 e 24 de fevereiro de 2021

Grupo 01 – 15h às 16h30

Grupo 02 – 20h às 21h30

 

Leitura Orante: Evangelho da Liturgia do Domingo

Plataforma: Google meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

18/02/2021 – 20hs

Curso: Querigma

Plataforma: Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Ir. Eliene Oliveira

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

23/02/2021 – 20h

Live: Conversando Sobre Doutrina Social da Igreja

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Pe. Élio Gasda

Mediador: Liliane Zschaber Corrêa (Psicóloga)

 

25/02/2021 -20h

Curso: Discipulado

Plataforma: Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Ir. Eliene Oliveira

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

26/02/2021 – 14h

Curso: No contexto do Centenário de Belo Horizonte, curso preparando a Páscoa do Senhor

Plataforma: Google Meet

Convidado: Pe. Danilo César dos Santos Lima

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

MARÇO

 02/03/2021 – 20h

Live: Transtornos alimentares e compulsões

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Bernadete Campolina

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

Inicio 03/03 – Duração 22 meses

Curso: Visão Global da Bíblia

Plataforma: EAD

Convidado: SAB

Mediador: Tutor/a

 

03, 10, 17 e 24 de março de 2021

Grupo 01 –15h às 16h30

Grupo 02 – 20h às 21h30

Leitura Orante: Evangelho da Liturgia do Domingo

Plataforma: Google meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

04/03/2021 – 20h

Curso: Mistagogia

Plataforma: Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Ir. Eliene Oliveira

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

05/03/2021 – 14h

Curso: No contexto do Centenário de Belo Horizonte, curso preparando a Páscoa do Senhor

Plataforma: Google Meet

Convidado: Pe. Danilo César dos Santos Lima

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

05/03/2021 até 09/05/2021

Curso: Introdução às parábolas de Jesus nos Evangelhos Sinóticos

Plataforma: EAD

Convidado: SAB

Mediador: Tutor/a

 

12/03/2021 – 14h

Curso: No contexto do Centenário de Belo Horizonte, curso preparando a Páscoa do Senhor

Plataforma: Google Meet

Convidado: Pe. Danilo César dos Santos Lima

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

19/03/2021 – 14h

Curso: No contexto do Centenário de Belo Horizonte, curso preparando a Páscoa do Senhor

Plataforma: Google Meet

Convidado: Pe. Danilo César dos Santos Lima

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

Inicio: 19/03/2021  – 15h – sextas-feiras

Devocionais: No contexto do Centenário de Belo Horizonte, rezando com São José

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte/Instagram

Convidado: Ir. Adilse Xavier

Mediador: Colaboradores Irmãs

 

24/03/2021 – 20h

Live: Formação continuada para pais e educadores – Como criar adolescente emocionalmente saudáveis

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Mariângela Mantovani

Mediador: Aline Oliveira

 

ABRIL

 Abril de 2021 até abril de 2022

Curso: Leitura Orante da Bíblia – Motivado com os 100 anos da Arquidiocese – Gratuito

Plataforma: EAD

Convidado: SAB

Mediador: SAB

 

Abril de 2021 – abril de 2022

Marca página: Com os passos da Leitura Será oferecido nas Paróquias da Arquidiocese

Formato: Impresso

 

06/04/2021  – 20h

Live: Sindrome de Burnoud

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Dr. Antonio Faria e Dr. William Castilho

Mediador: a definir

 

07, 14, e 28 de abril de 2021

Grupo 01 –15h às 16h30

Grupo 02 -20h às 21h30

Leitura Orante: Evangelho da Liturgia do Domingo

Plataforma: Google meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

08/04/2021  – 20h

Curso: Catequese e Mistagogia

Plataforma: Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Ir. Eliene Oliveira

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

13/04/2021  – 20h

Live: Sindrome de Burnoud

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Dr. Antonio Faria e Dr. William Castilho

Mediador: A definir

 

15/04/2021  – 20h

Iniciação à comunidade Cristã

Plataforma: Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Ir. Eliene Oliveira

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

22/04/2021 – 20h

Curso: Formação para educadores

Plataforma: Webinarjam

Convidado: Dra. Jacqueline Crespaldi Souza

Mediador: a definir

 

28/04/2021 – 20h

Live: Formação continuada para pais e educadores – Como Criar e manter a conexão com adolescentes

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: a definir

Mediador: Aline Oliveira

 

29/04/2021 – 20h

Curso: Formação para educadores

Plataforma: Webinarjam

Convidado: Dra. Jacqueline Crespaldi Souza

Mediador: a definir

 

MAIO

04/05/2021 – 20h

Minicurso: Evangelho de Marcos e Catequese Narrativa

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Pe Dr. Junior Vasconcelos

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

05, 12, 19 e 26 de maio de 2021

Grupo 01 –15h às 16h30

Grupo 02 – 20h às 21h30

Leitura Orante: Evangelho da Liturgia do Domingo

Plataforma: Google meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

06/05/2021 – 20h

Curso: Formação para educadores

Plataforma: Webinarjam

Convidado: Dra. Jacqueline Crespaldi Souza

Mediador: a definir

 

12, 19 e 26 de abril /03, 10, 17, 24 e 31 de maio

Turma 01: 15 às 17h

Turma 02: 19 às 21h

Minicurso: Bíblia – Fé e vida se entrelaçam – Texto base: Beabá da Bíblia

Plataforma: Google Meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

11/05/2021 – 20h

Minicurso: Evangelho de Marcos e Catequese Narrativa

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Pe Dr. Junior Vasconcelos

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

13/05/2021 – 20h

Curso: Formação para educadores

Plataforma: Webinarjam

Convidado: Dra. Jacqueline Crespaldi Souza

Mediador: a definir

 

18/05/2021 -20h

Minicurso: Evangelho de Marcos e Catequese Narrativa

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Pe Dr. Junior Vasconcelos

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

19/05/2021 – 20h

Formação Continuada para Pais e Educadores – Como estabelecer limites e comunicar amor para os adolescentes

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Mariângela Mantovani

Mediador: Aline Oliveira

 

20/05/2021 – 20h

Psicopedagogia das idades

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Ir. Eliene Oliveira

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

25/05/2021 – 20h

Minicurso: Evangelho de Marcos e Catequese Narrativa

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Pe Dr. Junior Vasconcelos

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

27/05/2021 -20h

Metodologia da Iniciação à vida Cristã

Plataforma: Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Ir. Eliene Oliveira

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

JUNHO

02, 09, 16, 23 e 30 de junho de 2021

Grupo 01 – 15h às 16h30

Grupo 02 – 20h às 21h30

Leitura Orante: Evangelho da Liturgia do Domingo

Plataforma: Google meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

10/06/2021 – 20h

Curso: Catequese com Leitura Orante

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Ir. Eliene Oliveira

Mediador: Ir. Adilse Xavier

 

22/06/2021 – 20h

Lançamento: Livro Mês da Bíblia 2021 / Carta aos Gálatas

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Ir. Zuleica Silvano

Mediador: a definir

 

23/06/2021 – 20h

Live: Formação continuada para pais e educadores: Como lidara com emoções negativas do adolescente

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Bernadete Campolina

Mediador: Aline Oliveira

 

JULHO

21 ou 28/07 – 20h

Live: Formação continuada para pais e educadores: Como explorar todo potencial das mudanças na adolescência

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: a definir

Mediador: Aline Oliveira

 

AGOSTO

2º semestre 2021

Curso: Maria nos Evangelhos

Plataforma: EAD

Convidado: a definir

Mediador: SAB

 

03/08/2021  – 20h

Roda de conversa: Juventudes

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Dra. Jacqueline Crespaldi Souza e convidados

Mediador: Ir. Adilse Xavier / Adriana Gomes

 

Inicio 03/08 – Duração: 22 meses

Curso: Visão Global da Bíblia

Plataforma: EAD

Convidado: SAB

Mediador: Tutor/a

 

04, 11, 18, e 25 de agosto de 2021

Grupo 01 –15h às 16h30

Grupo 02 – 20h às 21h30

Leitura Orante: Evangelho da Liturgia do Domingo

Plataforma: Google meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

09/08/2021  até 09/10/2021

Curso: Introdução às parábolas de Jesus nos Evangelhos Sinóticos

Plataforma: EAD

Convidado: SAB

Mediador: Tutor/a

 

11/08/2021  – 20h

Live: Conversando com Dra. Filó

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Dra. Filó

Mediador: a definir

 

17/08/2021  – 20h

Lançamento: Livro Visão de um povo sobre as origens da vida

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidados: Ir. Romi Auth, Maria Aparecida Duque, Natália Duque Caldeira, Maryanni França Rodrigues

Mediador: Edinaldo Medina

 

Turma 01 – 21/08 – 9 às 11h

Turma 02 – 23/08 – 19 às 21h

Turma 03 – 28/08 – 9 às 11h

Turma 04 – 30/08 – 19 às 21

Minicurso: Mês da Bíblia 2021 – Carta aos Gálatas

Plataforma: Google Meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

25/08/2021  – 20h

Live: Formação continuada para pais e educadores: Como gerar no adolescente o interesse pelo aprendizado escolar

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Dra. Jacqueline Crepaldi Souza

Mediador: Aline Oliveira

 

SETEMBRO

Data: A definir

Lançamento: Livro comemorativo dos 50 anos do Mês da Bíblia

Plataforma: A definir

Convidado: Ir. Zuleica Silvano

Mediador: SAB

 

01, 08, 15, e 29 de setembro de 2021

Grupo 01 – 15h às 16h30

Grupo 02 – 20h às 21h30

Leitura Orante: Evangelho da Liturgia do Domingo

Plataforma: Google meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

01/09/2021 – 20h

Live: Espiritualidade e Palavra de Deus

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: A definir

Mediador: a confirmar

 

15/09/2021 – 20h

Live: Formação continuada para pais e educadores: Como despertar a espiritualidade no adolescente

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Pe. Cleiton Viana da Silva

Mediador: Aline Oliveira

 

OUTUBRO

05/10/2021 – 20h

Live: Maria modelo de escuta e oração

Plataforma: Facebook Paulinas Brasil e Facebook Paulinas Belo Horizonte

Convidado: Frei Jonas Nogueira da Costa, ofm

Mediador: a confirmar

 

06, 13, 20 e 27 de outubro de 2021

Grupo 01 – 15h às 16h30

Grupo 02 – 20h às 21h30

Leitura Orante: Evangelho da Liturgia do Domingo

Plataforma: Google meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

08, 15, 22 e 29 de outubro / 05, 12, 19 e 26 de novembro

Turma 01: 15 às 17h

Turma 02: 19 às 21h

Minicurso: Bíblia – Fé e vida se entrelaçam – Texto base: Beabá da Bíblia

Plataforma: Google Meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

NOVEMBRO

03, 10, 17 e 24 de novembro de 2021

Grupo 01 – 15h às 16h30

Grupo 02 – 20h às 21h30

Leitura Orante: Evangelho da Liturgia do Domingo

Plataforma: Google meet

Convidado: Ir. Sebastiana Schissel

Mediador: SAB

 

08/11/2021 até 10/01/2022

Curso: Introdução às parábolas de Jesus nos Evangelhos Sinóticos

Convidado: EAD

Plataforma: SAB

Mediador: Tutor/a

 

Material pelas redes e plataformas

App: Comece o dia feliz – https://comeceodiafeliz.com.br/

Texto do Evangelho da Liturgia / Leitura Orante / Santos do Dia / Mensagem mariana / Vida saudável / datas comemorativas

 

Blog: https://leituraorantedapalavra.blogspot.com/

Leitura Orante do Evangelho do dia com método Caminho Verdade e Vida / Explicação do método de Leitura Orante / Palavras do Papa Francisco

 

Dicas Bíblicas: https://paulinascursos.com/category/sab/dicas-biblicas/

Post mensal / agora também em pod cast

 

Curso: Visão Global da bíblia

Duração de 2 anos / encontros semanais / com os 15 livros do primeiro nível do Projeto Bíblia em Comunidade / podem ser turmas fechadas com Paróquias regionais ou outro.

 

Informações:

Av. Afonso Pena 2142 – Funcionários

Telefone: 3269-3700 /3269-3737

PROGRAMAÇÃO PARA CELEBRAÇÃO DO JUBILEU ARQUIDIOCESANO

– Acolhimento com empenho as propostas/realizações que a Arquidiocese propuser;

 

– 27 de fevereiro de 2021 – Encontro com as pessoas da Vila da Amizade, divulgando e sensibilizando para o acontecimento; momento de oração;

 

– 23 de maio 2021 – Encontro formativo

 

– 16 de abril 2022 – Encontro motivador para participação na celebração de encerramento do Jubileu;

 

– O mesmo programa com residentes da nossa vizinhança

 

– Oração comunitária com Adoração ao Santíssimo Sacramento pelas intenções do Jubileu (4º Domingo de cada mês)

 

Obs: Os eventos serão realizados via online ou da melhor forma que a pandemia permitir.

 

SUGESTÃO: Organizar uma exposição sobre a vida da arquidiocese ao longo deste tempo.

 

Informações:

Rua Carioca, 53 – BELO HORIZONTE (Padre Eustáquio) – MG – Cep: 30730-420

Tel.: 3267-0314

 

Hospital Madre Teresa

 

Para a celebração dos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Hospital Madre Teresa fará a divulgação em todos os canais de comunicação da instituição a fim de disseminar a história de fé e missão.

Para isso, serão 12 missas que terão em sua essência uma linha do tempo abordando tanto a história da Arquidiocese quanto do Hospital Madre Teresa que, em um momento se fundiram em uma só trajetória.

 

Programação:

No contexto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, celebração da Santa Missa cada dia 11 ou a data mais próxima (sempre em dias úteis), na capela Santa Teresinha, às 13h,  presidida por pe. Paulo César e presença do diácono Silvanir.

 

11/02/2021 – Quinta-feira

No contexto do Ano Jubilar, celebração de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira mundial dos enfermos – abertura do Ano Centenário da Arquidiocese de BH.

Tema: “Rendemos Graças com Maria – somos igreja em nossa missão de cuidar!”

 

11/03/2021 – Quinta-feira

Tema: “Uma década de esperança: a criação da diocese de BH e inauguração do Sanatório Marques Lisboa”

 

12/04/2021 – Segunda-feira

Tema: “Uma década de coragem: uma luta alicerçada no amor cristão – lutas e dificuldades da Arquidiocese e do Sanatório Marques Lisboa”

 

11/05/2021 – Terça-feira

Tema: “Uma nova história se inicia através de D. Cabral e Madre Teresa: a transição do Sanatório Marques Lisboa”

 

11/06/2021 – Sexta-feira

Tema: “A consolidação de um ideal em benefício do povo de BH”

 

12/07/2021 – Segunda-feira

Tema: “Crescimento do Sanatório e despedida do querido Arcebispo D. Cabral – acolhida de D. João Resende Costa”

 

11/08/2021 – Quarta-feira

Tema: “Madre Teresa parte para a casa do Pai – novos rumos do Sanatório”

 

10/09/2021 – Sexta-feira

Tema: “Inauguração do Hospital Madre Teresa – D. Serafim Fernandes de Araújo assume a Arquidiocese de BH”

 

11/10/2021 – Segunda-feira

Tema: “Hospital Madre Teresa: passos firmes na missão de cuidar em comunhão com a Arquidiocese”

 

11/11/2021 – Quinta-feira

Tema: “Uma nova história: chegada de D. Walmor Oliveira de Azevedo; nova etapa na missão do Hospital Madre Teresa: a pastoral da Saúde”

 

10/12/2021 – Sexta-feira

Tema: “Com determinação firmando os passos na missão evangelizadora”

 

11/02/2022 – Sexta-feira (fechamento)

Celebração dos 100 anos da Arquidiocese de BH – A combinar

 

Informações: 

Av. Raja Gabáglia, 1002 – Gutierrez, Belo Horizonte – MG, 30380-090

Tel: (31) 3339-8122

 

Inicialmente, apresentam-se duas ações como forma de integrar a programação arquidiocesana de importante celebração:

 

29 de novembro a 08 de dezembro de 2021

Novena e Solenidade da Imaculada Conceição – “Mosteiro da Nossa Senhora da Conceição de Macaúbas, um presente de Deus nos 100 anos de Graças da Arquidiocese de Belo Horizonte”.

Local: Mosteiro de Macaúbas – Santa Luzia/MG – Rodovia MG-20, km 37,5 – Estrada de Santa Luzia para Jaboticatubas.

 

17 de abril de 2022

Missa Solene de Ação de Graças pelos 89 anos de fundação do Mosteiro de Macaúbas na Arquidiocese de Belo Horizonte. Ações religiosas e culturais para celebrar a trajetória do Monsenhor da Ordem Imaculada Conceição, criado pelo arcebispo Dom Antônio dos Santos Cabral, nos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Local: Mosteiro de Macaúbas – Santa Luzia/MG

Rodovia MG-20, km 37,5 – Estrada de Santa Luzia para Jaboticatubas.

 

Informações,

Mosteiro Nossa Senhora da Conceição Caixa Postal 3433 Km 26 – Tel.: 3684-2096 Fax: 3684-2097 33010-970 – MACAÚBAS (Santa Luzia) – MG

Realização de preces pelo centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte em nossas celebrações, ao longo desse período – 11/02/2021 a 30/04/2022.

 

12/11/2021

Intenção especial pelo Ano Jubilar da Arquidiocese de Belo Horizonte, fazendo memória ao dia em que celebramos o aniversário de fundação do Mosteiro de Nossa Senhora das Graças, momento em que o Mosteiro começou a fazer parte da história da Arquidiocese.

 

Mais Informações:

Mosteiro Nossa Senhora das Graças

Rua do Mosteiro, 138 – BELO HORIZONTE (Vila Paris) – MG – Cep: 30380-780

Tel.: 3344-4344

Rua Serranos, 58 – BELO HORIZONTE (Serra) – MG – Cep: 30220-250

Tel.: 3221-6743

02 a 04 de setembro de 2021

14h às 18h – No contexto do Centenário da Arquidiocese de Belo Horizonte, Adoração Eucarística.

 

05 de setembro de 2021

10h – Celebração Eucarística em ação de graças ao Ano Jubilar na Capela da Adoração da sede da Província.

Almoço festivo com presença de todas as comunidades de Minas Gerais.

 

Informações:

Tel.: 3442-6571

Programação da coordenação arquidiocesana de Belo Horizonte do Terço dos Homens para a Festa Jubilar dos 100 anos (cem) da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Coordenador Geral da Coordenação Arquidiocesana de Belo Horizonte do Terço dos Homens, o Diácono Permanente Humberto Mattarelli Carli, após a reza do Terço Perpétuo, convocou uma ampla reunião realizado no espaço reservado para as Celebrações da Construção da Catedral Cristo Rei, Bairro Juliana, em Belo Horizonte, Minas Gerais, na tarde do sábado, 12/12/2020, para fazer a programação, envolvendo todos os Grupos do Terço dos Homens da Arquidiocese de Belo Horizonte.

O Coordenador Geral, Diácono Permanente Humberto Mattarelli Carli, destacou a valiosa importância da presença marcante de todos os grupos do Terço dos Homens e solicitou o empenho e o compromisso de todos.

Ao fazer a Programação do ANO JUBILAR da Arquidiocese de Belo Horizonte, em comum acordo entre os presentes na reunião, foi feito de forma democrática um sorteio para escolher uma (Arqui) Diocese para participarem com alegria e ação de graças, do “Centenário” da criação e instalação de nossa amada Arquidiocese de Belo Horizonte.

Também, por sorteio, foi escolhida as respectivas Regiões Episcopais e o primeiro encontro que será no Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté. O próximo será no espaço reservado para as Celebrações da Construção da Catedral Cristo Rei e sempre alternando somente os locais dos encontros com a presença das (Arqui) Dioceses sorteadas.

Ficou definido que os eventos iniciarão sempre às nove horas da manhã     (09h) e o pilar espiritual dos encontros serão através de uma catequese transmitida pelos Padres Geraldo Guilherme da Silva e Arnaldo Cézar de Carvalho do Setor de Formação da Coordenação Arquidiocesana de Belo Horizonte do Terço dos Homens, Reza do Terço e terminando com uma Celebração Eucarística.

 

Também ficou definido que será oferecido como almoço um delicioso Tropeiro e que a arrecadação obtida será revertida para a Construção da Catedral Cristo Rei. Além disso, foi estudada a possibilidade de se criar um diploma a ser oferecido as (Arqui) Dioceses que compareceram e a confecção de uma camisa comemorativa dos 100 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte.

 

PROGRAMAÇÃO:

Início: 09 horas

Atividades de fecunda espiritualidade assim organizada:

1ª atividade: CATEQUESE – Pelos Padres do Setor de Formação

2ª atividade: REZA DO TERÇO

3ª atividade: CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA

Celebração Eucarística (Término do Encontro )

Concelebrantes também serão os padres do Setor de Formação e os Diáconos Permanentes da Coordenação do Terço dos Homens.

Relação dos quinze (15) encontros

1º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (RENSP)

20/02/2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté

CONVIDADO: Diocese de Governador Valadares

 

2º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE)

20/03/2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: espaço reservado para as Celebrações da Construção da Catedral Cristo Rei, Bairro Juliana, em Belo Horizonte

CONVIDADO: Arquidiocese de Juiz de Fora

 

3º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC)

17/04/2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté

CONVIDADO: Diocese de Araçuaí

 

4º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA)

15/05/2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: espaço reservado para as Celebrações da Construção da Catedral Cristo Rei, Bairro Juliana, em Belo Horizonte

CONVIDADO: Arquidiocese de Uberaba

 

5º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER)

19/06/2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté

CONVIDADO: Arquidiocese de Mariana

 

6º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (RENSP)

17/07/2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: no espaço reservado para as Celebrações da Construção da Catedral Cristo Rei, Bairro Juliana, em Belo Horizonte

CONVIDADO: Arquidiocese de Pouso Alegre

 

7º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE)

21/08/ 2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté

CONVIDADO: Diocese de Luz

 

8º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC)

18/09/2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: no espaço reservado para as Celebrações da Construção da Catedral Cristo Rei, Bairro Juliana, em Belo Horizonte

CONVIDADO: Diocese de Oliveira

 

9º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA)

16/10/2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté

CONVIDADO: Diocese de Guanhães

 

10º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER)

20/11/2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: no espaço reservado para as Celebrações da Construção da Catedral Cristo Rei, Bairro Juliana, em Belo Horizonte

CONVIDADO: Diocese de Patos De Minas

 

11º encontro

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Piedade (RENSP)

18/12/ 2021

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté

CONVIDADO:  Diocese de Itabira-Fabriciano

 

12º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança (RENSE)

15/ 01 /2022

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: espaço reservado para as Celebrações da Construção da Catedral Cristo Rei, Bairro Juliana, em Belo Horizonte

CONVIDADO: Diocese de Januária

 

13º encontro

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora da Conceição (RENSC)

19/02/22

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté

CONVIDADO: Diocese de Sete Lagoas

 

14º encontro:

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (RENSA)

19/03/ 2022

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: espaço reservado para as Celebrações da Construção da Catedral Cristo Rei, Bairro Juliana, em Belo Horizonte

CONVIDADO: Diocese de Divinópolis

 

15º encontro

Coordenado pela Região Episcopal Nossa Senhora do Rosário (RENSER)

09/04/2022

HORÁRIO: 09 horas

LOCAL: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade em Caeté CONVIDADO: Diocese de São João Del Rei

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

  • O momento da catequese será de responsabilidade dos sacerdotes do setor de formação da coordenação arquidiocesana de Belo Horizonte que são os seguintes sacerdotes: Padre Geraldo Guilherme da Silva e Padre Arnaldo Cézar de Carvalho.
  • Nas celebrações eucarísticas, serão também concelebrantes os padres do Setor de Formação (Padre Geraldo Guilherme da Silva e Arnaldo Cézar de Carvalho e os Diáconos Permanentes) todos estes que compõem a Coordenação Arquidiocesana de Belo Horizonte do Terço dos Homens.
  •  Para a preparação do tropeiro, os produtos necessários serão doados pelos grupos do terço dos homens de cada região episcopal da Arquidiocese de Belo Horizonte e a arrecadação obtida será para a Construção da Catedral Cristo Rei.