Você está em:

Celebração Eucarística marca implantação do Naasp na Forania São José do Calafate

Com Celebração Eucarística presidida pelo Vigário da Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança ( Rense), padre Júnior Vasconcelos do Amaral, foi implantado, oficialmente, o Núcleo de Acolhida e Articulação da Solidariedade (Naasp) da Forania São José do Calafate. A Missa,  na Paróquia São José, foi concelebrada pelo vigário para a Ação Social, padre Júlio César Gonçalves Amaral; o Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, padre Joel Maria dos Santos; o Vigário Forâneao, padre Glaydson dos Santos, e pelos presbíteros: padre Maurício de Resende Paulinelli, padre Luiz (Paróquia São José), padre Valdioney Pereira (Paróquia São Vicente de Paulo), e o seminarista Ariovaldo (representante do padre Otácio Juliano, pároco da Paróquia Santo Cura Dar’s).

O Naasp tem por objetivo promover o estreitamento das relações entre as pastorais sociais e serviços prestados pela Igreja às comunidades de todas as paróquias da forania. A sede do Núcleo, na Forania São José do Calafate será na Paróquia São José, mas todas as paróquias da forania realizarão atividades de acolhida e cuidado com as pessoas, especialmente as mais pobres. Um “Guia de Pastoral e Serviços Paroquiais” para dar visibilidade às atividades oferecidas e favorecer a articulação das paróquias-irmãs.

Durante a celebração, foi apresentada a equipe de articulação do Naasp, integrada por representantes de todas as paróquias da Forania e coordenada pela senhora Vera Lemounge, fiel da Paróquia Nossa Senhora do Pilar. Além de dezenas de leigos, leigas, religiosos e religiosas que atuam nas diversas pastorais e serviços sociais, também, estavam presentes a pastoralista para o Setor Social e Político da Rense, Renata Senhorinha Santiago, e os membros da Rede de Articulação da Solidariedade da Rense: Arlete (Forania São João Bosco) e Leonardo (Paróquia Nossa Senhora da Boa Nova) e o sr. Marcelo Henrique – Supervisor da Reartisol no Vicariato para a Alção Social, Política e meio Ambiente (Veaspam).

Em sua homilia, padre Júlio relacionou o tema da Campanha da Fraternidade 2020, Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso, com o nascimento desse novo núcleo de solidariedade. O sacerdote enfatizou a importância do Naasp para a igreja, integrando fé e vida.

No final da celebração foram entregues cópias dos guias de pastorais e serviços para a comunidade presente e todos se confraternizaram em clima de alegria e esperança.