Você está em:

Novo prazo definido pelo CELAM para período de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina termina no dia 30 de agosto

A pedido de várias conferências episcopais, durante a 38ª Assembleia Geral do Conselho Episcopal Latino-americano – CELAM, realizada de 18 a 21 de maio, a presidência do  Conselho estendeu o período para a participação no processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe.  O fim do prazo dessa importante etapa será o dia 30 de agosto de 2021 –  quase dois meses além da data inicial, a fim de promover uma participação mais ampla que permita reunir as vozes do Povo de Deus. A Assembleia será realizada de 21 a 28 de novembro, na Cidade do México.

A decisão de prorrogar o prazo dessa primeira etapa está também em sintonia com as recomendações do Papa Francisco, que pediu aos bispos da América Latina e do Caribe, reunidos no Celam, que mantenham a escuta como o elemento principal em seu processo de renovação.

De acordo com comunicado da presidência do Celam, uma vez concluído o processo de escuta, durante o mês de setembro, será elaborado o Documento para o Discernimento. O comunicado destaca o trabalho que está sendo realizado pelas Equipes de Animação Pastoral da Assembleia nas Conferências Episcopais que se mostram envolvidas, organizadas, entusiasmadas e empenhadas.

O Celam informa estar à disposição para colaborar, em caso de dúvidas ou dificuldades, confiando “que a Assembleia Eclesial será sinal e expressão de proximidade e esperança no meio da pandemia que o continente está vivendo”.

Todo  material para essa fase preparatória da Assembleia Eclesial está no website:  https://asambleaeclesial.lat.