Você está em:

Catequese: encontros no Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus

O Santuário Arquidiocesano Senhor Bom Jesus oferece uma programação especial de encontros que se propõem a ajudar os fieis em um conhecimento mais aprofundado da liturgia.

 

Os encontros se baseiam na evangelização mistagógica. A Mistagogia, palavra que significa “conduzir ao mistério”, é a ação da Igreja que conduz os recém-iniciados ao interior do acontecimento salvífico, celebrando nos sacramentos do Batismo, da Confirmação e da Eucaristia. É uma forma antiga de catequese que surgiu no século IV e se tornou modelo para a Igreja.

O Pe. Danilo César dos Santos Lima, Vigário Paroquial do Santuário e coordenador dos encontros, é professor da PUC Minas, Mestre em Liturgia e membro da Comissão Arquidiocesana de Liturgia.

Mais informações sobre o Santuário, clique aqui.

 

Informações:

Confirmação de Presença: (31) 3442-2375 –santuariosenhorbomjesus@yahoo.com.br

Endereço:
Praça Bom Jesus, 15 – Bairro Bom Jesus – Belo Horizonte
Horários:
19h (Missa) –  19h30 (Catequese)

Para chegar ao Santuário, tomar o ônibus 4113, na rua São Paulo (Centro). Descer no ponto final.

 

Programação dos Encontros:

 

2 Outubro: Mistério da Fé: As aclamações memoriais: “Anunciamos, Senhor a vossa morte” e “Toda vez que se come deste pão”. Levar um quilo de alimento não perecível para doações.

9 Outubro: A graça e a paz: As saudações iniciais como rito constitutivo da Assembleia celebrante. Levar roupas em bom estado de uso para doações.

16 Outubro: Confesso a Deus: O Ato penitencial nas suas três modalidades: “Confesso a Deus”, “Tende compaixão de nós, Senhor” e a terceira forma. Levar medicamentos não vencidos para doações.

23 Outubro: Nós faremos tudo: O rito da Palavra como diálogo da Aliança entre Deus e o seu povo. Levar sabonete ou pasta dental para doação.

30 Outubro: Escuta-nos, Senhor: A Oração universal como exercício sacerdotal do povo de Deus.  Levar cadernos e material escolar para doação.

6 Novembro: Levar a vida ao altar: A procissão dos dons, pão e vinho ao altar, acompanhado pelo canto de apresentação das Oferendas. Levar brinquedos para doação.

13 Novembro: Bendizer a Deus: A Oração eucarística como grande benção da Igreja e reconhecimento dos benefícios que Deus realiza por nós. Levar um litro de leite integral para doação.

20 Novembro: Nutridos por Ele: A comunhão como acolhida do grande Dom de Deus: a vida de Cristo em nós.  Levar livros para a biblioteca comunitária.

27 Novembro: Repartir o Pão: A fração do pão como rito que remete à entrega de Cristo e nos impulsiona para a missão, para nossa autodoação. Levar lanche para a confraternização final.