Você está em:

Caminho Religioso da Estrada Real: evento marca o início das peregrinações


No Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, uma Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na manhã de domingo, 3 de setembro, marcou o início da solenidade de oficialização do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) – maior roteiro de peregrinação do Brasil, que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida -, e o encerramento do II Salão Nacional do Turismo Religioso. A celebração, que foi transmitida pela Rede Minas, TV Horizonte e Rádio América, para todo o Brasil, contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel, dos prefeitos dos municípios de Caeté, Sabará e Santa Bárbara, entre de outras autoridades.

Durante a homilia, dom Walmor disse que a Serra da Piedade abriga singularidades, como o Santuário da Padroeira de Minas e um complexo paisagístico e ambiental que agrega biomas importantes- a Mata Atlântica, Cerrado e os Campos Rupestres. Guarda também o tesouro: “Há 250 anos este lugar começou a receber os primeiros peregrinos, gente simples e de muita fé. Celebrar o Caminho Religioso e iniciar a Romaria 550 aqui no Santuário da Padroeira de Minas Gerais é resgatar 250 anos de história”.

Após a celebração, a solenidade de lançamento oficial do Crer, seguida da bênção e distribuição dos cajados que serão utilizados pelos caminhantes. Grupos culturais acompanharam os peregrinos em um cortejo, descendo a Serra da Piedade, começando, oficialmente, o trajeto de 37 dias chamado de Romaria
550. A Romaria 550 integra a programação especial que celebra os 250 anos de peregrinações ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Dom Walmor ressaltou que o Crer é um importante passo no contexto das celebrações de 250 anos peregrinando ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, pois relembra os primeiros peregrinos que começaram a escrever com riqueza a história de fé desse Santuário. O começo desses caminhantes que hoje enviamos, celebra também um trabalho bonito e importante em parceria com o Governo do Estado, a Igreja, as dioceses e outros segmentos para este caminho religioso entre o Santuário da Padroeira de Minas e o da Padroeira do Brasil, destacando Minas Gerais em sua grande importância religiosa e cultural à semelhança do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Portanto, estamos muito felizes.

Para o ciclista Jean Felipe Lamas, do Centro de Apoio ao Ciclista do Brasil, é grande a expectativa de em breve fazer o caminho entre o Santuário da Padroeira de Minas e a Padroeira do Brasil. “Estamos focados nessa experiência única e muito especial de participar desta que é a maior rota religiosa do Brasil”.

O caminhante Claudio Leão destacou que esta é uma grande rota turística que traz a oportunidade de caminhar e viver uma experiência de fé, além de mobilizar as comunidades em tornos desse caminho. “O Crer é uma oportunidade para as pessoas fazerem a viverem esta espiritualidade, mas também uma oportunidade de gerar o desenvolvimento social e econômico paras pessoas que moram ao longo do percurso.

 

Romaria 550

Os fiéis irão percorrer mais de 800 km, passando por 38 municípios do Crer, chegando ao Santuário Nacional de Aparecida no dia 9 de outubro. Além do grupo de caminhantes que partiram do Santuário Nossa Senhora da Piedade no domingo, 3 de setembro, nos finais de semana seguintes também partirão grupos de cavaleiros, ciclistas e de pessoas que irão viajar em jipes 4×4. Todos estes grupos chegarão ao Santuário de Aparecida (SP), no mesmo dia. O coordenador das pastorais da Cultura e do Turismo da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Josimar Azevedo, explicou que essa será a primeira grande peregrinação pelo Caminho Religioso da Estrada Real (Crer) – maior roteiro de peregrinação do Brasil, que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade ao Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida.


Imprensa:

TV Globo (portal G1
TV Band
Rede Minas
TV Horizonte
Jornal Estado de Minas
Jornal O Tempo
 O Tempo (On line)
Rádio CBN
Rádio América