Assembleias paroquiais serão realizadas neste sábado

Todas as paróquias, dos 28 municípios que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte, realizam neste sábado, dia 18, as Assembleias Paroquiais. Conforme explica o Vigário Episcopal para a Ação Pastoral da Arquidiocese, padre Aureo Nogueira de Freitas, é um “momento de grande importância eclesial, onde todos os fiéis são convocados, no espírito do Concílio Vaticano II, como Povo de Deus, a se sentirem responsáveis pelo processo pastoral, evangelizador e missionário de toda Igreja Arquidiocesana, exercitando a colegialidade e a comunhão”.

Padre Aureo disse que as Assembleias Paroquiais desencadearão, desde as bases, “todo esse processo, pensado de modo participativo e comunitário, com possibilidades de ampla discussão das questões, levantamentos, discernimentos, sugestões e indicações por parte de todos os membros das comunidades”.

No cronograma das Assembleias são previstos três momentos, que serão tomados como ponto de partida para a reflexão e debate dos grupos. No primeiro será apresentado um resumo do “Caminho Evangelizador”. Trata-se de um breve olhar sobre as conquistas das três Assembleias do Povo de Deus realizadas na Arquidiocese e, ao mesmo tempo, de uma perspectiva do momento atual.

No segundo, a reflexão será sobre a leitura da realidade, tendo como referência o resultado da Pesquisa “Valores e Religião nos municípios da Arquidiocese de Belo Horizonte”. Segundo padre Aureo, são dados para avaliação da prática pastoral e evangelizadora, interpelam por novas posturas e respostas, em meio aos desafios da missão na atualidade.

No terceiro momento, será apontado, sinteticamente, o resultado das avaliações do Projeto de Evangelização da Arquidiocese: “Igreja viva, sempre em Missão” (2008-2012). Padre Aureo afirma que “essa síntese apresenta, ainda que nos limites de uma amostragem, as práticas da ação evangelizadora nas instâncias eclesiais da Arquidiocese de Belo Horizonte”. Em seguida, são apresentadas perguntas, a serem trabalhadas e respondidas pelos grupos na Assembleia. As reflexões e respostas, as sugestões e encaminhamentos que surgirem daí irão compor o conteúdo das “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Arquidiocese” (DGAEA) e dos “Planos de Pastoral Regionais” para os próximos cinco anos. “É grande, portanto, a responsabilidade de toda Igreja Arquidiocesana nesse importante processo”, avalia padre Aureo.

Saiba mais:

Roteiros de reflexão para a IV Assembleia do Povo de Deus