Você está em:

Arquidiocese de Belo Horizonte saúda novo bispo de Divinópolis

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, os bispos auxiliares e todo o clero da Arquidiocese de Belo Horizonte cumprimentam o monsenhor José Carlos de Souza Campos, novo bispo da diocese de Divinópolis (MG), pedindo que Nossa Senhora da Piedade, Mãe Padroeira de Minas Gerais, abençoe o seu ministério episcopal.

A nomeação, feita pelo Papa Francisco, foi anunciada nesta quarta-feira, dia 26 de fevereiro. Mineiro de Itaúna, monsenhor José Carlos era administrador da diocese de Divinópolis desde 2012.

Formação
Nascido em 3 de janeiro de 1968, monsenhor José Carlos estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte e Teologia no Instituto Dom João Rezende Costa, também na Arquidiocese de Belo Horizonte. Recebeu ordenação presbiteral em 30 de maio de 1993. Fez mestrado no curso de Teologia Fundamental na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Atuação
Ao regressar à diocese, foi professor de Filosofia no Seminário Diocesano e de Ciências da Religião no curso de pós-graduação em Divinópolis, pároco da paróquias Sant’Ana de Itaúna e da Catedral de Divinópolis, administrador da paróquia São Judas Tadeu, também em Divinópolis, chanceler e vigário geral da mesma diocese. Foi representante diocesano dos sacerdotes, membro do Conselho de Formadores, do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores da diocese. Atuou na área de formação dos leigos nas escolas de Teologia da diocese e no Centro Franciscano de Formação e Cultura, em Divinópolis.