Você está em:

Arcebispo celebra no Aglomerado Santa Lúcia

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, celebra a Eucaristia pelos 25 anos da Paróquia Nossa Senhora do Morro no Aglomerado Santa Lúcia / Morro do Papagaio, no próximo domingo, dia 25, às 10 horas. A Missa será na capela Santa Cruz, que fica na Rua São Tomás de Aquino, 405, Morro do Papagaio.

A comunidade comemora 25 anos da criação da paróquia (25 de março de 1987) com eventos religiosos e sociais. Entre os eventos celebrativos do Jubileu estão a criação de uma logomarca comemorativa e o lançamento do site paroquial. No dia 25 está previsto também uma homenagem a Nossa Senhora do Morro. O objetivo é implementar por meio das novas missões populares a evangelização nas cinco vilas que formam o Aglomerado.

Para marcar a data a cruz da Capela Santa Rita de Cássia, localizada no alto do Aglomerado, será iluminada e permanecerá acesa como sinal da vitória da vida sobre a morte: Jesus é a luz do mundo e irá iluminar a Caminhada pela Paz.

Outro momento especial será o depoimento da jovem Poliana, a primeira pessoa que foi batizada na paróquia. Ela participará da missa na Capela Santa Lúcia, às 19 horas.

 

Iniciativas da Paróquia são reconhecidas nacionalmente

 

A Paróquia Nossa Senhora do Morro desenvolve vários projetos sociais, nas áreas da educação, saúde e enfrentamento da violência. Esses projetos, articulados, formam o Quilombo do Papagaio, iniciativa que tem mudado a realidade de muitas famílias da região. Outro projeto de destaque é a Caminhada pela Paz. Realizada anualmente, a Caminhada reúne moradores do Aglomerado que, em passeata, reivindicam uma sociedade mais fraterna.

 

O Governo Federal, em 2007, homenageou a Paróquia Nossa Senhora do Morro com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos, em reconhecimento à importância dos trabalhos sociais desenvolvidos no Aglomerado Santa Lúcia.

 

Dois anos depois, em 2009, a Paróquia recebeu o Prêmio de Direitos Humanos da Universidade do Estado de São Paulo (USP), um reconhecimento ao projeto Caminhada pela Paz.

Confira a programação completa do Jubileu:

PROGRAMA DO JUBILEU PAROQUIAL
24 e 25 de março de 2012

25 horas de Adoração na Capela Santa Cruz – Rua São Tomas de Aquino, 545 (Igreja Velha)

24 de março – Sábado
18h -Capela São Bento Missa das Bodas de Prata – Comunidade São Bento
19h – Capela São Bento Procissão do Santíssimo – Todas as Comunidades
20h – Capela Santa Cruz Início da Adoração – Grupos e Pastorais da Paróquia

25 de março – Domingo
8h – Capela Santa Cruz Missa das Bodas de Prata – Comunidade Santa Rita
10h – Capela Santa Cruz Missa das Bodas de Prata – Comunidade Nossa Senhora da Esperança
17h – Capela Santa Cruz Missa das Bodas de Prata – Comunidade Maria Estrela da Manha
18h – Capela Santa Cruz Procissão do Santíssimo – Todas as Comunidades
19h – Capela Santa Lúcia Missa das Bodas de Prata – Todas as Comunidades
20h30 – Salão Padre João – Todas as Comunidades

Símbolo do Jubileu Paroquial – 1987 a 2012

O cata-vento de cinco pontas coloridas (azul, vermelha, verde, amarela e laranja), representando as Cinco Comunidades de Fé e Vida da Paróquia Nossa Senhora do Morro, foi o símbolo escolhido para as comemorações dos 25 anos de Caminhada pela Paz. O cata-vento significa movimento, sinergia, atividade na luta contra a violência com uma atitude positiva de ação, de proposta, de solução em favor da paz. O cata-vento reflete também o movimento provocado pela Caminhada pela Paz realizado há 12 anos, na tentativa de transformar o Aglomerado no Quilombo do Papagaio. Esse símbolo – como uma espécie de tocha olímpica – deverá passar pelas cinco comunidades da Paróquia, até o dia 25 de março deste ano. Acesse o Flickr do Quilombo da Paz clicando aqui.

Mais informações na secretaria pelos telefones: (31) 3296-6583 e 3293-3998, de segunda a sexta-feira, no período da tarde.