Os bispos do Brasil aprovaram, na manhã desta quinta-feira, 23 abril, as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. O documento, que orientará as ações da Igreja nos próximos seis anos, foi aprovado por 294 bispos, reunidos durante a 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que trouxe como tema central a discussão e aprovação do documento.
O arcebispo dom Walmor sublinhou a importância das novas Diretrizes aprovadas nesta quinta-feira:
“Cabe, agora, conhecer e aplicar as Diretrizes aprovadas pelos bispos do Brasil, compromisso de renovar as relações e os processos internos na Igreja, segundo a tônica da comunhão e da participação, contribuindo com um mundo mais justo e solidário, meta da cidadania civil e do Reino de Deus. Discípulos e discípulas de Jesus, “mãos à obra”! O desafio é grande, mas a esperança é ainda maior. A fé é o grande tesouro, a graça de Deus é inesgotável, assim ensina a Igreja – a Tenda do Encontro”
Divididos em grupos por regionais, o episcopado apresentou um total de 656 emendas ao texto original, que foram acatadas pela comissão e está presente, em quase sua totalidade, no texto final apresentado nesta manhã aos bispos.
Centro unificado de dados
Durante a 62ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi aprovado também a criação do Centro de Dados da Igreja Católica no Brasil, que irá reunir um portal e um sistema de dados para as chancelarias das dioceses e arquidioceses.
A plataforma reunirá dados coletados e validados juntos às dioceses referentes à Igreja, como informações sobre bispos, dioceses, padres, diáconos, regionais e históricos. Junto com a plataforma de dados, estará disponível um portal para consulta dos dados públicos por toda sociedade.
O projeto já foi apresentado e validados pelo Conselho Permanente da CNBB e aplicado em 20 dioceses piloto do Brasil, com realidades e níveis de organização diferentes. A gestão dos dados será feita integralmente pela CNBB em uma base única e segura.