Você está em:

Ampliada conhece assessores e candidatos à Secretaria Nacional

Júlio César Costa e Aline Ogliari

Os delegados dos regionais da CNBB que  participam da Ampliada Nacional, no Recanto Marista, em Ribeirão das Neves, conheceram os jovens candidatos ao ser¬viço da Secretaria Nacional da PJ.

Um deles é o jovem Júlio César Costa, 26 anos, do regional Sul 1 e integrante da coordenação nacional da Pastoral. Na¬tural da cidade de Jarinu, começou sua caminhada  nos grupos de base na Diocese de Bragança Paulis¬ta. Conheceu a PJ na terceira missão jovem da diocese, no ano de 2002. Participou de coordenações forânea, diocesana e regional. Segundo ele, a caminhada pasto¬ral não é fácil, há muita resistência e luta. No entanto, proporciona um crescimento muito grande. “Não de¬sistirei dessa Igreja que acredito e dessa juventude que precisa tanto da Pastoral da Juventude”, afirmou. Após reflexão sobre seu projeto de vida, Júlio Costa se colo¬cou à disposição para esse serviço. “Aqui estou”, concluiu.

A também  candidata, Aline Ogliari, 22 anos, é natural da cidade de Modelo/SC. Filha de militantes da Pastoral da Juventude, conhe¬ceu, de fato, a PJ em 2006. Iniciou sua caminhada nos grupos de base, e depois participou da coordenação paroquial. Foi, durante os últimos três anos, a jovem li¬berada pela diocese para trabalhar com as PJs e repre¬sentou a diocese de Chapecó na coordenação regional. Para Aline, o serviço com a juventude provoca a sair do lugar comum. “A piazada (garotada) está sempre nos surpreenden¬do com seus jeitos, sorrisos, encantos, questionamen¬tos, angustias e certezas”, afirmou. Depois de relutar em aceitar a indicação, a jovem catarinense apresenta seu nome para o serviço com um compromisso: “seguir na fidelidade evangélica que a PJ tem”, afirmou Aline.

A Secretaria Nacional da PJ deve ser referência, na liberação de uma pessoa para facilitar o serviço de co¬municação com as coordenações, assessores, dioceses, regionais e parcerias. É um espaço de articulação e ani¬mação da caminhada da PJ no Brasil. É importante que o jovem que assume a Secretaria conheça a realidade juvenil, tenha noções de planejamento, estrutura organizativa, identidade, missão, princípios e história da PJ. Além de ter capacidade de diálogo, conheça, estude e se atualize no que diz respeito aos documentos da Igreja.
 

Jovens indicam assessores da Pastoral da Juventude Nacional

 

 Fotos: Pastoral da Juventude

Jovens fazem resgate histórico da caminhada e escolhem assessores e representantes

 

Durante celebração iluminada por luz de velas, foram  apresentados os nomes dos adultos indi¬cados para a composição da Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude. Num clima orante e celebrativo, os jovens dos regio¬nais de origem dos assessores leram as cartas de apresentação dos escolhidos, por eles,  para o serviço. A comissão procura, sempre que possível, res¬peitar e garantir a presença de uma pessoa de cinco grandes regiões do Brasil e também a especificidade vocacional (leigos, religiosos e padres) e de gênero.

Os membros da Comissão são responsáveis pelo acompanhamento dos demais assessores regionais, ofe¬recendo espaços de formação para eles e as co¬ordenações jovens. Cabe a ela, ainda,  proporcio¬nar a troca de experiências e promover a articulação dos regionais. Além disso, é atribuição da CNA a reflexão, a pro¬dução de subsídios, o acompanhamento da formação de assessores e sua articulação, bem como o estabelecimento de relações com grupos eclesiais e organizações sociais.
Foram indicados pelos jovens:

– Alberto Chamorro. Leigo, da Arquidiocese de San¬ta Maria. Professor de Filosofia, Sociologia e Ensi¬no Religioso e doutorando em Bioética, acompanha grupos de jovens na Arquidiocese e faz parte da Co¬missão Regional de Assessores no regional Sul 3.

– Ir. Paulo Henrique Martins de Jesus. Religioso do Instituto dos Irmãos Maristas, residente na Arquidiocese de Brasília/DF. Formado em Teologia e estudante de comunicação. Acompanha a PJ em Brasília.

– Ir. Tomelina Maria. Religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, reside na diocese de Picos/PI. As¬sessora a PJ na Paróquia São Francisco de Assis e na diocese. Na Conferencia dos Religiosos do Brasil/CRB regional Piauí, acompanha o GT Juventude.

– Loide de Souza e Silva. Leiga, da Diocese de Ma¬rabá/PA. Educadora e especialista em juventu¬de no mundo contemporâneo, faz parte da Comis¬são Regional de Assessores do regional Norte 2.

– Padre Joel Nalepa. Diocese de Ponta Grossa/PR. Atualmen¬te é presidente da Casa da Juventude do Paraná e assessor da Pastoral da Juventude no Paraná, regional Sul 2 da CNBB.

– Padre Sebastião Corrêa Neto. Diocese de Oli¬veira/MG. É reitor do seminário diocesano, vigá¬rio paroquial da Paróquia São Sebastião, em Oli¬veira, e assessor referencial do Serviço Regional de Evangelização da Juventude no regional Leste 2.

 

FONTE: Secretaria Nacional da PJ

A cobertura da Ampliada Nacional da Juventude e dos 40 anos da Pastoral da juventude você pode acompanhar na seção Imagens da Semana do Jornal Opinião e Notícias digital.