Você está em:

Educação ecológica pela sustentabilidade mobiliza alunos do Colégio Santa Maria Minas

As turmas do 1.º Período da Educação Infantil do Colégio Santa Maria Minas – Unidade Nova Suíça desenvolveram o projeto “Cada gota conta”, como forma de celebrar a Semana do Meio Ambiente, comemorada no mês de junho. A atividade consistiu na arrecadação de óleo de cozinha utilizado, junto à comunidade educativa, para a fabricação de sabão ecológico.

Foram coletados 38 litros de óleo e as professoras regentes ficaram responsáveis pela produção do produto. O sabão ecológico foi distribuído para todos os alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, juntamente com um bilhetinho carinhoso e a receita do item artesanal, que não agride a natureza, pois é 100% biodegradável.

Impacto ambiental

O óleo de cozinha está entre os principais itens poluidores do mundo. Um litro, por exemplo, é capaz de contaminar cerca de 20 mil litros de água, fazendo encarecer o tratamento do recurso natural em até 45%. A mistura também agrava o efeito estufa, já que o contato da água salgada poluída pelo óleo gera uma reação química que libera gás metano, um componente muito mais agressivo que o gás carbônico.