Alerta sobre pessoas que pedem dinheiro em nome de um “santuário” dedicado a São Miguel

Não existe na Capital Mineira e em outras cidades com a ação evangelizadora da Arquidiocese de Belo Horizonte um “santuário” dedicado a São Miguel Arcanjo. Assim, é preciso ter cuidado: não faz parte da Igreja Católica, sob o magistério do Papa Francisco, quem pede dinheiro em nome de um “santuário” que seria dedicado a São Miguel Arcanjo.

Muitos fiéis têm consultado a Cúria Metropolitana sobre tal santuário. Enviado também perguntas a respeito de um senhor chamado Wesley, que se apresenta como “dom Wesley, bispo eremita”. Informamos que não é bispo da Igreja Católica Apostólica Romana. Da mesma forma, o local onde o Sr. Wesley conduz seus ritos, na rua dos Guaranis, Centro de Belo Horizonte, não é comunidade de fé da Igreja Católica Apostólica Romana.

A Cúria Metropolitana de Belo Horizonte alerta que algumas pessoas sem vínculo com a Igreja Católica Apostólica Romana e com o pontificado do Papa Francisco tem se apresentado como “sacerdotes da Igreja Católica”, convidando fiéis para celebrações e solicitando doações. É importante esclarecer: essas pessoas podem até se apresentar com paramentos, símbolos e imagens, mas não fazem parte da Igreja Católica Apostólica Romana, que está em comunhão e sob o magistério do Papa Francisco. E a celebração de sacramentos e outros atos religiosos praticados por pessoas que não estejam em comunhão com a Igreja Católica não têm efeito sacramental ou canônico. Desta forma, não são, sob nenhuma condição, reconhecidos pela Arquidiocese de Belo Horizonte.

A Arquidiocese de Belo Horizonte respeita todas as confissões religiosas, a liberdade de cada pessoa na vivência da fé, mas tem o dever de partilhar esses esclarecimentos, para que todos possam tomar decisões de modo mais consciente.