Você está em:

Aglomerado Santa Lúcia recebe o Fórum de Vilas e Favelas – 13 a 19 de maio

O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Muquifu), que fica no Aglomerado Santa Lúcia, organiza o Fórum de Vilas e Favelas, de 13 a 19 de maio, para promover reflexões a partir do tema “Museu (Memória + Criatividade) = Mudança Social”. Diversas atividades serão realizadas, como Mostra de Cinema, Fotografia, Exposições, entre outras.

Entre os objetivos do Fórum de Vilas e Favelas, evento que integra a 11ª Semana Nacional de Museus, está a promoção do reconhecimento e salvaguarda das expressões culturais de matriz africana e indígena no país. Também visa despertar a atenção da sociedade para a importância da participação dos negros, moradores de favela, mulheres e indígenas na construção das nossas cidades.

 

Concurso de fotografia

Durante o Fórum de Vilas e Favelas será realizado o concurso de fotografia Nossa História e nossa memória: não tire nada além de fotos. A iniciativa está sendo promovida pelo Muquifu e Programa Polos de Cidadania da UFMG e tem como objetivo retratar, por meio de imagens, a relação das pessoas com os aglomerados, vilas e favelas de Belo Horizonte e região metropolitana.

 

Todos podem participar. Informações e regulamento no site http://www.polosdecidadania.com.br/

 

O Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos
 

Iniciativa que está sendo desenvolvida pelos moradores e lideranças do Aglomerado Santa Lúcia, na região Centro-Sul, com o apoio da Paróquia Nossa Senhora do Morro, o Muquifu objetiva resgatar a história da região e preservar as atividades culturais ali existentes.
 

Conforme explica o padre Mauro Luiz Silva, a ideia é reunir no museu registros que contam a história de formação do Aglomerado, que coincide com a criação da capital mineira. O Muquifu fica em uma casa de dois andares, no Beco Santa Inês, Aglomerado Santa Lúcia.
 

O Fórum de Vilas e Favelas é um evento aberto ao público. Quem quiser participar, deve se inscrever até o dia 10 de maio no site http://quilombodepaz.com.br/