Você está em:

A riqueza da liturgia ao alcance de todos

Com a finalidade de promover o bom exercício da espiritualidade cristã dos agentes de pastorais e presbíteros, a Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do Vicariato Episcopal para a Ação Pastoral, oferece aos fiéis o subsídio com sugestões para a liturgia dominical do Ciclo Pascal – ano C. Já está disponível o volume que compreende o período de 3 de fevereiro a 31 de março, com aceitação de equipes de liturgia de todo o país e do exterior, que buscam um diferencial na preparação das celebrações.

A publicação tem despertado grande interesse no meio litúrgico, segundo o membro da Comissão de Publicações do Vicariato, Felipe Magalhães Francisco,  por ir além da explicação dos textos bíblicos. Ele observa que a grande redescoberta da riqueza da liturgia leva à reflexão sobre  o valor e o lugar da Palavra de Deus, por vezes deixada à margem da celebração pela exclusiva valorização da Liturgia Eucarística. “Nesse processo, percebeu-se a íntima ligação entre mesa da Palavra e mesa da Eucaristia. Assim, o ‘tom’ da Liturgia da Palavra não é dado somente pelos textos bíblicos, mas, também, por todos os oracionais e antífonas. O contexto existencial dos textos bíblicos é ‘deslocado’ do contexto da exegese bíblica e passa a ser iluminado pelo contexto litúrgico”, explica.

Felipe Magalhães esclarece que é por esse itinerário que as sugestões homiléticas são conduzidas. “Tudo isso garante uma valorização melhor da liturgia e proporciona, aos presbíteros e leigos que preparam as homilias, um caminho que ajuda muito as pessoas a mergulharem no Mistério Pascal de Cristo”, afirma.

A publicação dos roteiros homiléticos, de acordo com o membro da Comissão de Publicações, é um passo no sentido de levar a liturgia para mais perto do povo. Ele relembra que os roteiros de homilias tiveram  início com o trabalho pastoral do padre Alberto Antoniazzi, há mais de vinte anos, e passaram por muitas transformações até os dias atuais. “É um passo muito importante na pastoral da Igreja e faz eco às propostas do Concílio Vaticano II, de valorização do leigo na Igreja”, conclui.

 

SERVIÇO

Subsídio: Sugestões para a Liturgia Dominical
Publicação:Comissão de Publicações do Vicariato
Episcopal para a Ação Pastoral
Tel: 31 3269 3195
E-mail: subsídiosarquidiocesebh@gmail.com