59ª Assembleia Geral da CNBB: dom Mol conduz encontro com bispos referenciais da comunicação na Igreja do Brasil

O bispo auxiliar de Belo Horizonte e presidente da  Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Joaquim Mol, conduziu encontro com bispos referenciais da comunicação na noite de terça-feira, dia 26 de abril, durante a 59ª da Assembleia Geral da CNBB. A reunião contou também com a participação dos assessores da comissão e coordenadores dos setores do campo da comunicação.

Na motivação inicial, dom Mol recordou que esta reunião se tornou uma tradição para os bispos vinculados à comunicação. “É um momento para alinhamento dos temas da comunicação e expressa o nosso mútuo apoio na tarefa, que é cada dia mais exigente, comprometedora e delicada”, afirmou.

O bispo de Oeiras, no Piauí, e membro da Comissão, dom Edilson Nobre, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido com os padres influenciadores, que anteriormente eram chamados de padres cantores. A mudança do nome, conforme expressou o bispo, representa também uma atenção ao momento presente, em que muitos têm um grande número de seguidores nas redes sociais.

O assessor da Comissão, padre Tiago Sibula, comunicou aos bispos sobre o andamento da atualização do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, que vem sendo conduzido pelo Grupo de Reflexão sobre Comunicação (Grecom).

Comunicação e sinodalidade

O coordenador-geral da Pascom Brasil, Marcus Tullius, partilhou o andamento do 7º Encontro Nacional da Pascom, que acontece de 22 a 24 de julho, em Itaici, com o tema “Comunicação e sinodalidade: comunhão, participação e missão”. Segundo ele, o encontro acontecerá de forma híbrida e a maior parte das inscrições são para a modalidade presencial. Ainda foi comunicada a terceira edição da Semana da Comunicação, que acontece de 23 a 29 de maio, no contexto da celebração do 56º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Outro grupo presente na reunião, a Signis Brasil, teve os seus trabalhos apresentados pelo presidente Alessandro Gomes.