Você está em:

59ª Assembleia Geral da CNBB: Bispos enviam Carta ao Papa Francisco

Um dos importantes momentos, dentre muitas relevantes deliberações, da 59ª Assembleia Geral da Conferência Geral dos Bispos do Brasil (AG CNBB), refere-se ao gesto de reverência ao Papa Francisco manifestado por meio da carta redigida pelos bispos e encaminhada ao Vaticano. No documento, os bispos afirmam que: “ A comunhão, a participação e a missão”, o mesmo tema do Sínodo dos Bispos de 2023 convocado pelo Santo Padre, constituem a inspiração e o critério das duas etapas da 59ª Assembleia Geral.”

“Esta inspiração foi enriquecida pela conclusão da fase diocesana do Sínodo em todas as Igrejas Particulares do Brasil, o que nos proporcionou a oportunidade de conhecer um retrato da escuta sinodal realizada nas comunidades eclesiais de todo o nosso País”, destaca a carta.

Os bispos lembram que neste ano comemora-se os 200 anos da Independência do Brasil (1822 – 2022). “Neste contexto, a sociedade brasileira caminha para a eleição dos seus representantes legislativos e executivos, em âmbito nacional e estadual. Contudo, observamos que os contextos da comemoração histórica e do exercício democrático de direito desenvolvem-se sob clima de tensão entre os Poderes da República”.

Compartilhamos com você a íntegra da carta encaminhada ao Papa Francisco.