300 bispos do Brasil se reúnem, de forma virtual, para primeira etapa da 59ª Assembleia Geral da CNBB

A primeira etapa da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começou nesta segunda-feira, 25 de abril. Mais de 300 bispos se reuniram, na modalidade virtual, para refletir sobre o tema central da Assembleia “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. Na abertura da Assembleia, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, destacou os 70 anos de criação da Conferência Episcopal e dos 15 anos da Conferência de Aparecida, além do processo sinodal vivido pela Igreja. “Deus nos concede a graça de participar dessa relevante experiência sinodal que é a Assembleia Geral da CNBB”, afirmou dom Walmor.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

O presidente da CNBB refletiu sobre o tema central do encontro deste ano: “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, para “resgatar aquilo de mais genuíno e forte que é a identidade missionária da nossa Igreja”. Tal reflexão será feita, segundo dom Walmor, “retomando sempre o horizonte inspirador e interpelador do documento de Aparecida nesses 15 anos da celebração da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho”.

Dom Walmor ressaltou que os bispos se encontram diante do desafio de revitalizar o modo de ser católico.  “A nossa pauta da etapa virtual da 59ª Assembleia Geral Ordinária da CNBB, portanto, já emoldura bem o caminho evangelizador que estamos percorrendo como Igreja, esperançosamente pascal, com riquezas grandes e um corajoso enfrentamento dos desafios vividos neste tempo e da complexa realidade contemporânea”, disse.

Comunhão

O núncio apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro, enviou mensagem de saudação do Papa Francisco ao episcopado. O prelado destacou o compromisso do episcopado e de toda a Igreja no Brasil com a evangelização e com a renovação “seguindo o convite do Papa”.

Núncio apostólico no Brasil, dom Giambatistta Diquattro

“Desejo, antes de tudo, transmitir a saudação do Santo Padre Francisco, sua oração e seu desejo de que essa 59ª sessão da Assembleia Geral da CNBB, com a graça do Senhor, seja um momento de comunhão e de discernimento fecundo para a vida da Igreja no Brasil e para a sociedade brasileira em seu conjunto”, disse o núncio apostólico, que renovou a “expressão do amor e da proximidade do Papa Francisco”.

O representante do Papa no país também recordou os compromissos da sociedade brasileira neste ano como “motivos de atenção nacional e internacional”. Falou ainda da retomada das atividades eclesiais e comunitárias com a redução dos números da pandemia, destacando as visitas Ad Limina dos bispos à Santa Sé, o Congresso Eucarístico Nacional e o Ano Vocacional.

59ª Assembleia Geral da CNBB

Os bispos do Brasil se reúnem a partir desta segunda-feira, dia 25, para a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a primeira etapa do encontro no formato virtual. Serão cinco dias de trabalho no ambiente digital. Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro será realizada a segunda etapa, de forma presencial, em Aparecida (SP).

Foi definido como tema central da Assembleia “Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”, em sintonia com o processo do Sínodo 2021-2023, convocado pelo Papa Francisco. O encontro terá seis temas prioritários, entre eles o relatório anual do Presidente, o informe econômico e assuntos das Comissões Episcopais para a Liturgia, para a Tradução dos Textos Litúrgicos (CETEL) e para a Doutrina da Fé (CEPDF). Outros 30 temas estão na pauta desta etapa virtual da 59ª Assembleia Geral da CNBB, contemplando estudos, comunicações, análises de conjuntura e os temas que não exigem votações presenciais do episcopado brasileiro. Será também nesta primeira etapa que os bispos se ocuparão de preparar as mensagens ao Papa, ao prefeito da Congregação para os Bispos e ao povo brasileiro.