Você está em:

2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas está sendo realizado em Belo Horizonte

A Arquidiocese de Belo Horizonte recebe o 2º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que está sendo realizado, até o dia 12 de julho, na PUC Minas, Unidade Coração Eucarístico.
 
O evento é promovido pela Pontifícia Obras Missionárias (POM) e tem como tema O Missionário Presbítero para uma Igreja em Saída e o lema Ide sem Medo para Servir. O congresso reúne mais de 300 participantes, entre seminaristas, reitores de seminários, formadores e convidados de todo o país e tem por objetivo animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros em vista de um autêntico espírito missionário.
 
No dia 9 de julho, durante a abertura do evento, dom Leonardo Steiner, secretário geral da CNBB e dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte receberam os seminaristas, que irão refletir, durante este dias, sobre a formação missionária e também partilhar experiências, celebrar as graças recebidas e buscar novas perspectivas e práticas para aprimorar o serviço.

A programação contempla ainda conferência com o bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, dom Esmeraldo Barreto de Farias, no dia 10; conferência com o cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, no dia 11 e peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, casa da Padroeira de Minas Gerais, em Caeté, no dia 12 de julho, domingo.

Durante esta semana, reitores de seminários, padres formadores, psicólogos e pedagogos de todo o Brasil participaram do Encontro Nacional de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib), que também foi realizado na Arquidiocese de Belo Horizonte. Clique aqui para saber mais.

 
 
 
 

 
Veja abaixo a programação completa do Congresso Missionário de Seminaristas:

9 de julho (quinta-feira) – Dia do Caminho
10h às 17h30 – Acolhida e credenciamento na PUC Minas
18h – Cerimônia de Abertura
Composição de mesa: Dom Leonardo Steiner, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Dom José Lanza, padre Nivaldo dos Santos, padre Camilo Pauletti, ir. Elsie Auzier Vinhote, seminarista João Luiz
 
10 de julho (sexta-feira) – Dia do Encontro
8h – Animação
8h35 – Oração da Manhã
8h45 – 1ª Conferência: Os desafios da Missão para a formação do missionário presbítero. Conferencista: Dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão para a Ação Missionária da CNBB.
10h30 – 2ª Conferência: Visão dos leigos e leigas sobre a formação do presbítero.
Conferencista: Marilza Lopes Schuina, presidente do Conselho Nacional e Leigos e Leigas do Brasil (CNLB)
14h15 – Mutirões coordenados
16h – Animação
16h – Plenária com partilha
17h – Síntese 18h – Missa
 
11 de julho (Sábado) – Dia da Conversão
8h – Animação
8h15 – Oração da manhã
8h45 – 3ª Conferência: As interpelações do Papa Francisco sobre a formação do missionário presbítero.
Conferencista: Cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB Palavra do Conselho Indigenista Missionário (Cimi)
10h – Intervalo
10h30 – 4ª Conferência: Missão ad gentes no ministério do missionário presbítero.
Conferencista: Padre Estêvão Raschietti, SX, secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM)
12h – Síntese e encaminhamentos
12h30 – Intervalo
14h – Saudação do Conselho Nacional
14h50 – Apresentação do Conselho Missionário de Seminaristas (Comise)

12 de julho (domingo) – Dia do Envio – Igreja “em saída”
6h30 – Concentração na PUC Minas
7h – Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade
8h – Caminhada com orações, momentos de reflexão e testemunhos.
11h – Missa de encerramento presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo