Você está em:

18ª Assembleia Nacional do Diálogo Católico-Judaico será realizada em Belo Horizonte

A Comissão Nacional do Diálogo Católico Judaico realiza em Belo Horizonte sua 18ª Assembleia Nacional, nos dias 21 e 22 de outubro. O encontro terá como tema “Dominai a Terra: ética e ecologia em defesa da vida”.

A Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico Judaico foi criada pela Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no dia 27 de fevereiro de 1981 para articular, no país, o diálogo religioso entre católicos e judeus. É uma entidade de composição mista.

A programação do dia 21 é gratuita e aberta ao público. Para participar das atividades do dia 22, é preciso se cadastrar e pagar a taxa de inscrição. O telefone para mais informações é (11) 3884.1544.
 

Programação

 

21 de outubro
 

Local: Associação Israelita Brasileira – Rua Rio Grande do Norte, nº 477 – Bairro Funcionários
 

18h30 – Abertura da 18ª Assembleia da Comissão do Diálogo Católico-Judaico
Prece de Abertura
Padre José Bizon – Mestre em Ecumenismo pela Pontifícia Universidade Santo Tomás, de Roma; coordenador da parte Católica na Comissão Nacional de Diálogo Católico Judaico da CNBB.
Rabino Michel Schlesinger – Coordenador da parte Judaica na Comissão Nacional de Diálogo Católico Judaico da CNBB, Rabino da Congregação Israelita Paulista.
Palavras de Boas-vindas
Dom Francisco Biasin – Presidente da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.
Dom Luiz Gonzaga Fechio – Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Presidente da Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB – Regional Leste II.
Rabino Leonardo Alanati – Mestre em Língua Hebraica pelo Hebrew Union College-Jewish Institute of Religion (HUC-JIR) – Cincinnati – Ohio – USA, Titulado Rabino pelo HUC-JIR.
19h – Conferência: “Dominai a Terra” (Gen. 2,15; 9,7) – Reflexão Ética e Ecologia em defesa da Vida.
Conferencista: Padre John Konings – Mestre em Filosofia Bíblica, doutor em Teologia pela Universidade de Louven – Bélgica, professor de Teologia na Faculdade de Filosofia e Teologia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Belo Horizonte.
Convidado: Rabino Michel Schlesinger.
20h30 – Momento Cultural
Coral de Flautas “Tocando pela Vida” – Regente: Professor Luis da Silva Gelson – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB.
Conjunto Coral – Congregação Israelita Mineira.
21h30 – Encerramento.
 

22 de outubro (participantes inscritos)
 

Local: Auditório da Paulinas Editora – Avenida Afonso Pena, 2.142 – Bairro Funcionários.

9h – Conferência: “A Utilização da Mídia Digital, para o aprofundamento e promoção do Diálogo Católico Judaico”
Conferencista: Rabino Leonardo Alanati – Congregação Israelita Mineira.
Convidada: Sandra Mara Albuquerque Bossio – Diretora do Centro pela Mobilização Nacional e Integrante da Equipe de Comunicação do CONIC-MG – Igreja Católica Apostólica Romana.
10h – Intervalo.
10h15 – Intercâmbio de experiências Regionais, sobre a prática do Diálogo Católico Judaico. Pensar no agir concreto, a partir da Assembleia.
12h – Avaliação da Assembleia, elaboração da agenda 2013 e encerramento.