Capela São Francisco, na Pampulha, é tema de apresentação do Memorial da Arquidiocese de BH na 14ª Primavera dos Museus

O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte apresenta o Educativo da Capela Curial São Francisco de Assis na 14ª Primavera dos Museus. O educador Matheus Gonçalves conduz um descontraído bate-papo com a professora da PUC Minas Júlia Calvo – graduada em História, mestra em Educação e doutora em Ciências Sociais.

Essa ação foi planejada com o propósito de estabelecer o diálogo sobre a importância do patrimônio religioso e as vertentes relacionadas aos conceitos e práticas da preservação dos bens da Igreja, principalmente, no que se refere à formação da identidade do povo mineiro, sobretudo, do belo-horizontino. A centralidade da discussão diz respeito às práticas educacionais propostas e realizadas pela equipe de educadores da Capela Curial São Francisco de Assis. Ressalta a importância do reconhecimento e apropriação cultural pelas pessoas, para a efetiva preservação das heranças materiais e imateriais que se traduzem no patrimônio cultural da cidade.

Assista ao vídeo:

O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte iniciou a participação na 14ª Primavera dos Museus, na terça-feira, dia 22,  com apresentação do Projeto Museus em Rede,  conduzida por dom Vicente Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese de BH, junto com padre Wellington Santos, vigário episcopal do Veam – Arte, Cultura e Bens Culturais, Rayane Rosário, museóloga, e Luciana Araújo, historiadora. A atividade foi transmitida, ao vivo, pela TV Horizonte e pelas redes sociais. O Projeto Museus em Rede consiste no mapeamento dos museus, de espaços museais – relacionados aos locais onde o acervo é exposto ao público – e atividades museológicas da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A 14ª Primavera dos Museus prosegue até o dia 27 de setembro. Trata-se de uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram, que une instituições museológicas em torno de atividades para todos os públicos.  Neste ano, o tema “Mundo Digital: Museus em Transformação” inspira as participações dos diferentes museus.

O Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte preparou atividades especialmente criadas para o momento atual que, além da valorização da cultura museológica, têm o propósito de  fortalecer os vínculos sociais entre o público e o patrimônio cultural religioso.