PUC Mais Idade: o projeto, com atividades online, visa ao cuidado com a saúde física e mental dos idosos

As atividades do Projeto de Extensão PUC Mais idade, em Betim, receberam uma adaptação nesta quarentena: os encontros estão acontecendo por meio de um grupo na plataforma Whatsapp, todas as terças e quintas-feiras. As atividades propostas vão desde bate-papos a brincadeiras que auxiliam no cuidado com a saúde física e mental na terceira idade.

O projeto, coordenado pela professora Sabrina Balbi, do Curso de Fisioterapia, ressalta a importância da manutenção das atividades neste período. “Trabalhamos com idosos e este é um grupo muito vulnerável em termos de saúde física, e, durante a quarentena, de saúde mental também. Além de serem do grupo de risco, muitos vivem sozinhos em suas casas”, aponta a professora. Optamos pelo Whatsapp porque é uma rede que a maioria deles já conhece e utiliza. Desta forma, propusemos a todos o PUC Mais Idade em Casa. Os idosos se interessaram, ingressaram neste grupo on-line, e o resultado está sendo muito satisfatório”, conta Sabrina.

Uma das participantes do projeto, Luci de Oliveira, conta que os dias passam mais rápido quando há o encontro virtual. “As aulas estão trazendo muito ânimo pra gente. Ficamos ansiosos para chegar o dia em que iremos nos encontrar. Estamos longe dos olhos, mas perto do coração”, diz. Hoje, o grupo conta com a participação de 33 idosos, além de 11 alunos extensionistas, que se dividem em diferentes funções: suporte para estímulo de participação, auxílio tecnológico, e os alunos que conduzem as oficinas. Os horários das oficinas virtuais acompanham os horários já adotados pelo programa, quando acontecia na forma presencial. “Além de ajudar na manutenção da saúde física, o projeto está sendo muito importante por nos permitir encontrar nossos amigos, e, assim, distrairmos, darmos boas risadas. Todos os participantes são como uma família e, assim como uma família, estão nos ajudando nesses dias tão dolorosos da quarentena”, aponta José dos Santos Sabino, de 69 anos, que está participando do projeto online.

VEJA TAMBÉM