Providens: Jovens recebem certificado da Oficina Percurso da Empregabilidade

80 jovens amparados pela Providens – Ação Social Arquidiocesana receberam certificados e celebraram a conclusão da formação Oficina Percurso da Empregabilidade, em cerimônia realizada em dezembro.

Os adolescentes de idade entre 14 e 15 anos fazem parte das unidades do Projeto Providência no Aglomerado da Serra (Fazendinha), Taquaril e Jardim Vitória (Vila Maria)

Oficina Percurso da Empregabilidade

A Oficina Percurso da Empregabilidade faz parte do Plano de Trabalho do Projeto Elos Fortalecendo Vínculos Familiares e Comunitários, mantido pela Providens, em parceria com o município por meio da destinação de recurso via Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FMDCA/CMDCA – BH.

Com duração de três meses e encontros semanais, a oficina tem o objetivo de orientar e preparar adolescentes, com idade a partir dos 14 anos, para atuarem no mercado de trabalho na condição de Jovem Aprendiz.

A formação é conduzida por equipe psicossocial, sendo três assistentes sociais e três psicólogos, que atuam em dupla, responsáveis por realizar o curso e atender os adolescentes e suas famílias.

O processo de aprendizagem é dividido em três módulos com conteúdo de temas variados, pertinentes ao mundo do trabalho, como formas adequadas de vestimenta, montagem de currículo, empreendedorismo juvenil, dentre outros.

Ao final do terceiro mês, os adolescentes realizam uma aula prática, sendo submetidos a “Entrevista Simulada”, realizada e avaliada pela equipe psicossocial. Ao concluírem o curso, os jovens são encaminhados para empresas que realizam a inserção de adolescentes ao mercado de trabalho.