santo do dia São Crispim

São Crispim

São Crispim nasceu em Viterbo, na Itália, em 13 de Novembro de 1668.  Recebeu no batismo o nome de Pedro Fioretti. Contemplativo, gentil e caridoso, entrou para a vida religiosa na família Franciscana, onde testemunhava em tudo o amor de Deus. São muitos os seus ditos, poemas e orações perpetuadas entre os devotos, como este que ensinava aos jovens: “Filhinhos, trabalhai quando ainda são jovens, e sofrei com boa vontade, porque, quando alguém é velho, não lhe resta senão a boa vontade”. E ainda o que exortava a todos : “Amai a Deus e não fracassareis, fazei por bem e deixai que falem”.

Falava e vivia a seguinte frase: “Quem ama a Deus com pureza de coração, vive feliz e morre contente”.

Morreu aos 82 ano, em 19 de Maio de 1750. Foi beatificado pelo Papa Pio VII em 7 de Setembro de 1806. O Papa João Paulo II o canonizou em 20 de Junho de 1982, durante o Capítulo Geral da Ordem Franciscana, em Roma.
– No mesmo dia celebramos: São Francisco Caracciolo

Oração

Senhor, que adornastes São Crispim com o dom da alegria no caminho do Vosso seguimento que o conduziu à mais elevada perfeição evangélica, concedei-nos que, por sua intercessão e a seu exemplo, pratiquemos constantemente a verdadeira virtude, à qual está prometida a paz da bem-aventurança celeste.
Por nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

São Crispim, rogai por nós!