santo do dia São Caio

São Caio

São Caio nasceu na Dalmácia, atual território da Bósnia. Era parente distante do Imperador Diocleciano.

Ouvia os aflitos, auxiliava os pobres e doentes. Foi eleito Papa em 17 de dezembro de 283 e governou a Igreja durante 13 anos, num período de trégua nas perseguições aos cristãos.

Martirizado durante as perseguições aos cristãos, morreu  em 22 de abril de 296. Suas relíquias foram para o cemitério de São Calixto. Depois foram trasladadas para a igreja que foi erguida no local da casa onde ele viveu, em Roma.

– No mesmo dia celebramos: Santa Maria Egipcíaca, Santo Felipe Benício, São Sotero e  São João Wall.

Oração

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Caio governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

São Caio, rogai por nós.